S10 2.8 4x4 Turbodiesel

Nova motorização melhorou


  1. Home
  2. Testes
  3. S10 2.8 4x4 Turbodiesel
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

















ITENS TESTADOS 






















































A General Motors do Brasil incorporou à linha
Chevrolet S10 uma nova geração de motores
diesel, o MWM Sprint 2.8 turbodiesel, de alta rotação,
que desenvolve potência 38,9% superior e nada
menos que 51,7% a mais de torque em relação
à versão anterior. Segundo a fábrica,
ainda que mais potente, o consumo de combustível
desse motor é sensivelmente inferior ao do seu
antecessor.


Mas esse detalhe torna-se secundário quando
se pisa fundo no acelerador da picape. A S10 turbodiesel
é um canhão na estrada, atingindo fácil
sua velocidade máxima de cerca de 170 km/h, oferecendo
retomadas vigorosas e divertidas, mesmo quando acelerando
em quinta marcha.


Com a potência de um automóvel, a força
de um utilitário e a versatilidade que só
um veículo 4x4 pode oferecer, a picape Chevrolet
S10 2.8 4x4 turbodiesel ficou mais gostosa de dirigir.
Acelera e retoma velocidade com mais desenvoltura do
que muitos automóveis de passeio de médio
porte.


Custando cerca de R$ 52,3 mil, a versão CS (cabine
simples) standard, esbanja desempenho mas fica a desejar
um pouco em acabamento interno. Não é
exatamente um trabalho de segunda classe, mas poderia
ser bem melhor. A moldura abaixo do quadro de instrumentos,
por exemplo, é mal arrematada e chega a ser cortante.
Além disso, o volante da direção,
embora de bom diâmetro é muito fino, prejudicando
a empunhadura. E, finalmente, o pecado capital: entre
os instrumentos, não aparece o conta-giros.


texto
e fotos: Ricardo Panessa

























MOTOR É PONTO ALTO




Potência
e torque proporcionam elasticidade e força em
qualquer condição


Graças à tecnologia de comando de válvulas
no cabeçote, três válvulas por cilindro
(duas de admissão e uma de escapamento, num total
de 12) e turbo com resfriador de ar (intercooler), o
novo motor, que desenvolve 132 cv de potência
e 34 mkgf de torque máximo, é o ponto
alto do modelo.


Para quem vem de um veículo a gasolina, o MWM
de alta rotação que equipa a S10 turbodiesel
pode parecer barulhento. E realmente é, principalmente
em marcha lenta. Em altos giros o propulsor fica com
sonoridade mais agradável.


Com essas características, a velocidade máxima
desse modelo passou de 155 km/h para 171 km/h, além
de ganhar mais força para retomadas, ultrapassagens
e subidas. As acelerações de 0 a 100 km/h
caíram de 15,7 segundos para apenas 11,5 segundos,
marca semelhante a de um bom automóvel médio
com motor de 1.8 a 2.0 litros. De fato, entre os apelos
mais fortes do motor Sprint 2.8 turbodiesel estão
o desempenho e a dirigibilidade.


Seu torque máximo se apresenta em uma faixa
de rotação mais ampla e baixa, cujo valor
máximo ocorre a 1.800 rotações
por minuto e prossegue elevado até 3.600 rpm,
o que facilita as retomadas de velocidade e exige menos
trocas de marchas. A apenas 1.350 rpm o motorista já
dispõe de 76% do maior torque.


Esse dado é por si só suficiente para
explicar o elevado desempenho da nova picape Chevrolet
S10 a diesel, como a retomada de 80 a 120 km/h em quinta
marcha realizada em 11,6 segundos, que bem poucos automóveis
nacionais e importados de caixa manual conseguem obter.


Com todas essas características otimizadas de
motorização, o desempenho da S10 utilizando
tração 4x4 também melhorou. O sistema
eletrônico para conectar a tração
nas quatro rodas, é feito através de um
simples toque num botão localizado no painel.
A troca de tração 4x2 para 4x4 pode ser
feita mesmo com o veículo em movimento, fácil
e silenciosamente.


Já a marcha reduzida, também acionada
através de um botão no painel, exige a
parada do veículo. Em 4x4 reduzida, a S10 vira
um trator, com força de sobra para transportar
até 1.060 kg de carga ou rebocar até nada
desprezíveis 3.720 kg.


voltar






















MELHOR PARA PASSEAR

Caçamba é ampla mas oferece
poucos pontos de ancoragem




Tem coisas que o consumidor não consegue entender.
Aliás, nem os jornalistas especializados. Embora
projetada para o trabalho, a S10 se presta mesmo é
para o lazer, mesmo em sua versão com motor turbodiesel.


A caçamba pode carregar até 1.060 quilos
de carga. O problema é amarrar essa carga. Em
detrimento de um visual mais "limpo" o modelo
não oferece pontos de fixação externos,
nas bordas da caçamba. Por dentro, apenas quatro
tímidas argolas, e assim mesmo apenas nos pontos
mais altos. Com o piso e laterais da caçamba
protegidos pela capa plástica, pior ainda. Os
vãos não coincidem com a posição
das argolas, dificultando ainda mais qualquer tipo de
amarração.


Logo se vê que, na prática, os engenheiros
da GM jamais utilizaram uma dessas picapes para, por
exemplo, fazer uma pequena mudança. Fazem falta,
muita falta, pontos de amarração na parte
central da caçamba e na base das laterais. Além
disso, é comum ser necessário apoiar alguma
carga sobre o teto da cabine, operação
que, na S10 também se torna inviável,
pois o modelo não oferece o arco de proteção.
E, para irritar ainda mais quem pretendia usar o veículo
para transporte de cargas, a janela traseira não
é protegida. Uma carga mal fixada pode, facilmente,
invadir a cabine numa freiada mais brusca.


E para complementar esse perfil nada utilitário,
a S10 não oferece gancho de reboque traseiro.
O modelo só tem uma argola, essa sim, muito robusta,
na parte dianteira. Ou seja, mesmo com tração
4x4, a S10 só pode ser rebocada ou rebocar outro
veículo de marcha-a-ré.


voltar






















VISUAL MODERNINHO

Picape tem visual moderno; porém,
nem tudo que é moderno é belo




O design da carroceria e do capô da S10 modernizou
sua aparência, segundo as tendências mundiais,
destando vincos bem definidos, grade e capô integrados,
este sustentado por molas a gás para reduzir
o esforço de abertura. Os faróis, inclusive
o de neblina, passaram a incorporar a tecnologia de
superfície complexa e lente transparente (see-through),
como nos Chevrolet Corsa, Astra e Vectra, com ganho
na luminosidade e visibilidade noturna. As rodas de
alumínio também ganharam novo design,
com pneus 225/R75 e 235/R75 completando o conjunto externo.


Embora gosto não se discuta, o tema beleza sempre
causa polêmica. E a beleza de design da S10 não
é, digamos, uma unanimidade. A grade dianteira
parece estreita demais e a curvatura do capô parece
tornar o veículo mais baixo. Com motor ligado,
aí sim, a picape impõe respeito a qualquer
Pit Bull; mas só no visual, não espanta
nem um Poodle.


voltar






















INTERIOR CORRETO

Banco com encosto central possibilita
o transporte de até três pessoas na cabine




O painel de instrumentos da S10 tem design arredondado
e o material que o compõe oferece, segundo a
fábrica, maior segurança no caso de impactos
frontais. Moderno, de linhas arredondadas, os instrumentos
são de fácil visualização,
incluindo relógio integrado digital com mostrador
de cristal líquido e exibição alternada
com o hodômetro parcial.


Um botão giratório substitui a tecla
do interruptor de luzes. O sinal auditivo de aviso para
luzes ligadas, cinto de segurança não
atado e chave no interruptor de ignição
e partida possui sons diferenciados e pode ser desligado.
O comando é feito pelo botão do reostato
da iluminação dos instrumentos. A luz
interna é associada à ativação
do alarme e incorpora temporizador, que a desliga progressivamente.
Com o farol alto acionado, o baixo permanece ligado,
para melhor segurança e melhor iluminação.
Conta-giros? A GM não acha necessário
ou o gato comeu.


Os bancos, revestidos em tecido, são firmes
e podem ser regulados em distância. O problema
é rebatê-los, para poder aproveitar o pouco
espaço que sobra entre o encosto e a parte traseira
da cabine. A operação é feita através
de duas alavancas. Uma, ao lado do assento, de fácil
localização e manuseio, afasta apenas
parcialmente o encosto do banco. Para rebatê-lo
completamente, é necessário levantar uma
segunda alavanca, pequena, quase minúscula, fixada
atrás do encosto, e mais próxima da lateral
externa. Além de ser muito difícil de
acionar estando em pé, do lado de fora do veículo,
movimentar essa pequena alavanca torna-se uma operação
quase impossível, quando é necessário
rebater um dos bancos, sentado no banco ao lado.


Em contra-partida, um novo e eficiente pacote acústico,
que acrescenta isolantes e materiais diferenciados,
foi incorporado a toda linha S10, aumentando o conforto
no interior dos veículos. Com os vidros fechados,
a cabine torna-se realmente muito silenciosa. Além
disso, o assoalho dianteiro, totalmente plano, também
beneficia o conforto interno, principalmente o do passageiro.


voltar






















BEM
EQUIPADA


Modelo oferece o melhor pacote de opcionais
desse segmento




A S10 standard disponibiliza a maior oferta de opcionais
do segmento, podendo ser equipada com duplo airbag,
ABS nas quatro rodas com distribuição
eletrônica da força de frenagem (EBD),
trio elétrico, alarme ultra-som com controle
remoto, rodas de alumínio e ar-condicionado entre
outros. Além disso, estão disponíveis
como itens de série direção hidráulica,
ABS nas rodas traseiras, desembaçador com ar
quente, banco dianteiro bipartido com descansa-braço
central e porta-objetos.


A pickup S10 cabine simples traz ainda um interruptor
para desativar o airbag do acompanhante para o caso
de transportar criança com banco próprio
voltada para trás. Complementando os itens de
segurança, o modelo incorpora um elemento de
proteção para os joelhos do motorista
e do passageiro.


voltar







Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors