Citroen C3 Aircross 2436

Citroën C3 Aircross é escolha moderna e espaçosa

Aceleramos a versão Shine de cinco lugares, que custa R$ 129.990 e tem ótimo espaço interno, tecnologia e conectividade

    • Desempenho
    • Desempenho
    • 20,4/1750 kgfm/rpm
    • Consumo Gasolina
    • Consumo Gasolina
    • Cidade: 7,4 km/litro
      Estrada: 8,6 km/litro
    • Consumo Álcool
    • Consumo Álcool
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • 493 litros
    • Câmbio
    • Câmbio
    • N/A

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Pelos valores atuais onde hoje começam as ofertas de SUVs compactos - lista composta por Jeep Renegade, Hyundai Creta, Volkswagen T-Cross e Chevrolet Tracker, entre outros -, algo perto dos R$ 130 mil, uma opção interessante para quem precisa de espaço é o novo Citroën C3 Aircross.

A versão Shine, sobre a qual vamos falar agora, é a mais cara do modelo com cinco lugares, antes de entrarmos na área das variantes com sete assentos. E tem ótimo custo-benefício pelo que oferece.

O novo Aircross tem três versões em cada uma das duas propostas (cinco ou sete bancos): Feel, Feel Pack e Shine - nessa reportagem, meu parceiro Evandro Enoshita explicou tudo detalhadamente.

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Passamos alguns dias com o C3 Aircross Shine. Gostei do que provei, me colocando no papel de um pai de família com mais de dois filhos: há espaço de sobra, tecnologias condizentes com o preço e com o que o mercado oferece hoje em dia, e acabamento digno.

Hoje, vale lembrar, o segmento de carros "populares" com sete lugares é comandado pela Chevrolet Spin, que vive sozinha na categoria e vai mudar em breve justamente para responder à investida da Citroën com o Aircross, feita no final do ano passado pelo Grupo Stellantis.

Como é o Citroën C3 Aircross

Feito sobre a plataforma CMP - a mesma do C3 hatch e do Peugeot 208 -, em Porto Real (RJ), o novo C3 Aircross pode ser considerado um crossover por misturar elementos de SUV com minivan. É o segundo de três modelos que terão visual inspirados na família "C-Cubed".

Esteticamente, tem na parte dianteira desenho que segue a atual filosofia de design da empresa. Os faróis são interseccionados e dividem os elementos das luzes de rodagem diurnas (DRLs) em LED na peça, que faz uma espécie de "bumerangue". Os canhões principais são halógenos.

A linha de cintura é alta como nos SUVs e, quando visto de perfil, ao menos nesta versão Shine, as rodas diamantadas de 17 polegadas chamam a atenção por serem bem bonitas. O rack no teto, que também é pintado de preto, reforça a sensação de exclusividade.

O novo Aicross tem 4,32 metros de comprimento, 1,72 m de largura, 1,67 m de altura e 2,68 m de entre-eixos. Com essas medidas, ele é um dos maiores SUVs compactos disponíveis no mercado brasileiro.

Alto, tem vão livre de 23,3 cm e ângulos de entrada de 23,8° e de saída de 32°. Segundo a marca, as medidas permitem que ele ofereça o maior espaço para passageiros do banco traseiro entre os carros da categoria.

A mesma carroceria é usada nas configurações para cinco e sete passageiros, com as versões de maior capacidade se diferenciando pelos bancos individuais adicionais no porta-malas - que são dobráveis e removíveis, permitindo o uso do porta-malas de 493 litros quando estiverem fora de uso.

Ainda em estética, as lanternas traseiras também são inspiradas nas do C3 - e se "unem" por meio de um vinco cromado na tampa do porta-malas. De modo geral, um desenho agradável e robusto.

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O acabamento não é o melhor que existe na categoria, mas o foco do Aircross é ter bom custo-benefício
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Qual é o motor do Aircross?

Todas as versões desta nova geração do carro são comandadas pelo motor Turbo 200 da Stellantis, que é aquele 1.0 turboflex também aplicado nas versões mais caras da Fiat Strada, do Pulse e do Fastback, bem como nas novas versões do Peugeot 208.

No crossover da Citroën, o conjunto entrega 130 cv e 20,4 kgf.m de torque, combinado sempre a um câmbio automático CVT que simula sete marchas. Com esse conjunto, o novo Aircross vai de zero a 100 km/h em 9,7 segundos e pode chegar a 191 km/h de velocidade máxima.

Em registros oficiais de consumo, a Citroën e o PBEV garantem que o Aircross Shine de cinco lugares pode fazer 7,4 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada com etanol; e 10,6 km/l e 12 km/l com gasolina, respectivamente.

Como é o desempenho do Aircross?

Gostei do que testei. Apesar da posição elevada de guiar, o C3 é confortável, espaçoso e não deixa de ser prático, mesmo com seus 4,32 m de comprimento.

A posição de dirigir é bem pensada e encaixada, apesar de o quadro de instrumentos não ser tão grande quando poderia. Em contrapartida, a central multimídia fica à mão e todos os outros itens são posicionados de forma fácil e intuitiva.

Mesmo assim, achei o peso da direção muito leve, ainda que a assistência elétrica ajuste-o à medida que a velocidade aumenta. Não é ruim, mas há carros com ajuste melhor na categoria.

O motor turbo e a caixa de câmbio CVT formam um conjunto excelente, que vem sendo elogiado em vários outros modelos do Grupo Stellantis - e aqui não deixaria de ser diferente, principalmente por conta do baixo peso do carro, de apenas 1.216 quilos.

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Os faróis do Aircross seguem a mesma filosofia de desenho do C3, com formato de bumerangue
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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A suspensão é outro alento: voltada para o conforto, ela é macia e se mostrou muito bem calibrada para absorver as imperfeições do nosso asfalto, mesmo fazendo com que o carro incline excessivamente em curvas um pouco mais fortes.

A central multimídia pede alguns minutos de entrosamento, mas depois fica fácil de mexer, ajustar e configurar ao modo de quem a usa. Vale lembrar que o Aircross tem CarPlay e Android Auto sem fio.

Quanto ao acabamento, não espere por primor. A versão Shine ainda tem alguns detalhes mais esmerados, mas essa de fato não é a maior virtude do modelo.

Na prática, é um carro ágil, extremamente espaçoso e conectado com o que existe de melhor hoje em dia no universo automotivo em equipamentos e conforto. Um SUV de bom custo-benefício para quem tem família grande e precisa de porta-malas.

Ficha Técnica

CITROËN - C3 AIRCROSS - 2024
1.0 TURBO 200 FLEX SHINE CVT
R$ 129990

Motor / Desempenho / Consumo +

  • Cilindrada (litros)
  • 1.0
  • Cilindrada cm³
  • 999
  • Disposição dos cilindros
  • Linha
  • Número de cilindros
  • 3
  • Número de cilindros (comercial)
  • 3
  • Número de válvulas por cilindro
  • 4
  • Comando de Válvulas
  • DOHC
  • Comando de válvulas variável
  • Não
  • Combustível (comercial)
  • Flex
  • Combustível secundário
  • Gasolina
  • Alimentação
  • Turbo
  • Potência (cv/rpm)
  • 130/5750
  • Torque (kgfm/rpm)
  • 20,4/1750
  • Potência secundária (cv/rpm)
  • 125/5750
  • Torque secundário (kgfm/rpm)
  • 20,4/1750
  • Velocidade máxima (km/hora)
  • 191
  • Aceleração 0-100 km/h (segundos)
  • 9,7
  • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 1
  • 7,4
  • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 1
  • 8,6
  • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 2
  • 10,6
  • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 2
  • 12
  • Fonte consumo
  • Montadora

Transmissão +

  • Transmissão
  • CVT
  • Localização do câmbio
  • Assoalho
  • Tração
  • Dianteira

Freios / Suspensão / Direção +

  • Freios dianteiros
  • Disco ventilado
  • Freios traseiros
  • Tambor
  • Freio de estacionamento
  • Eletrônico
  • Suspensão - Dianteira
  • McPherson
  • Suspensão - Molas dianteiras
  • Helicoidal
  • Suspensão - Traseira
  • Eixo de torção
  • Suspensão - Molas traseiras
  • Helicoidal
  • Direção - Assistência
  • Elétrica
  • Direção - Ajustes
  • Altura e profundidade

Dimensões e Capacidades +

  • Comprimento (mm)
  • 4320
  • Largura (mm)
  • 1796
  • Altura (mm)
  • 1651
  • Entre-eixos (mm)
  • 2675
  • Altura em relação ao solo (mm)
  • 200
  • Diâmetro de giro (mm)
  • 10800
  • Ângulo de ataque (graus)
  • 23,8
  • Ângulo de saída (graus)
  • 32
  • Capacidade tanque de combustível (litros)
  • 47
  • Capacidade do porta-malas (litros)
  • 493
  • Peso líquido em ordem de marcha (kg)
  • 1216

Tecnologia / Conectividade +

  • Sistema de áudio - Tipo
  • Multifunções
  • Sistema de áudio - Nomenclatura (comercial)
  • Citroën Connect
  • Bluetooth
  • Função Streaming
  • Tela de entretenimento - Tamanho da tela (pol.)
  • 10''
  • Tela de entretenimento - Sensível ao toque
  • Sim
  • Tela de entretenimento - Espelhamento com smartphone
  • Apple CarPlay + Google Android Auto
  • Tela de entretenimento - Navegação (GPS)
  • Via espelhamento (smartphone)
  • Controle de áudio
  • No volante
  • Alto-falantes - Quantidade
  • 6

Rodas e Pneus +

  • Tipo de roda - Tipo de roda
  • Liga leve
  • Dianteira - Aro (pol.)
  • 17
  • Dianteira - Pneus (largura/perfil/aro)
  • 215/60
  • Traseira - Aro (pol.)
  • 17
  • Traseira - Pneus (largura/perfil)
  • 215/60
  • Estepe
  • Convencional

Garantia +

  • Garantia total do veículo - Duração (meses)
  • 36
  • Garantia de motor e transmissão - Duração (meses)
  • 36
  • No Bolso0.0
  • Tecnologia0.0
  • Vida a bordo0.0
  • Desempenho0.0
  • Opinião do repórter0.0
       

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