Cruze Sport6 2020

Cruze Sport6, o último hatch médio do mercado

Aceleramos o remanescente Chevrolet Cruze Sport6, único hatch médio ainda à venda do Brasil e mais divertido que o sedã

    • Desempenho
    • Desempenho
    • 24,5/2000 kgfm/rpm
    • Consumo Gasolina
    • Consumo Gasolina
    • Cidade: 7,6 km/litro
      Estrada: 9,4 km/litro
    • Consumo Álcool
    • Consumo Álcool
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • 290 litros
    • Câmbio
    • Câmbio
    • N/A
9.3

Overview

Último hatch médio à venda no mercado brasileiro, custa quase R$ 130 mil, tem motor turbo, câmbio automático e também é bem equipado e conectado.


  • + Único do segmento no mercado
  • + Conectividade
  • + Acabamento
  • - Preço
  • - Porta-malas
 
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No teste de hoje vamos falar sobre o Chevrolet Cruze Sport6 em sua configuração topo de linha, a Premier 2. O preço desta versão (em maio de 2020 após reajuste da GM por conta da alta do dólar) é de R$ 126.590, valor R$ 1.000 mais caro que do Cruze sedan, devido ao ajuste de suspensão mais esportivo.

O que ele tem de novo? No fim do ano passado, toda a linha Cruze passou por uma leve reformulação antes da chegada do Toyota Corolla - seu principal rival quando falamos especificamente sobre o sedã. Entre as principais novidades, além do novo desenho, estava a adoção de um sistema de internet wifi para até sete passageiros, algo então inédito na categoria. Vamos falar sobre isso já já.

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Esteticamente algumas coisas mudaram na família Cruze. Na frente, a remodelação trouxe grade mais arrojada e outro formato de para-choques, enquanto que sedã e hatch passaram a oferecer novas rodas. Na traseira, a lanterna recebeu novo desenho - e de LED.

No Cruze Sport6 a mudança não caiu tão bem: para muitos fãs do carro, o desenho da traseira perdeu um pouco do chame do modelo anterior, ainda que a frente tenha ficado melhor. "Acabou o encanto que esse carro tinha de traseira, que era uma das mais bonitas entre todos do segmento. Pelo menos a frente ficou bem legal", comentou Rafael dos Santos, um amigo dono de um Sport6 2017.

O que Rafael não destacou foi justamente o fato de que o Cruze passou a ser o carro mais bonito do segmento justamente por ser o único - afinal ele é o último entre todos os hatches médios que já foram vendidos no Brasil.

Muitos de vocês podem lembrar do Golf GTE, que é uma versão híbrida do Golf, o hatch médio da Volks, mas o preço de R$ 200 mil e a quantidade limitadíssima de unidades importadas praticamente o tiram dessa disputa. Sendo assim, falemos agora sobre o Cruze Sport6, único hatch médio do Brasil.

Cruze Sport6 Premier
Cruze Sport6 ganhou novo desenho frontal, mas esportivo e harmônico após o facelift
Crédito: Divulgação
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Motor turbo

Um dos grandes destaques do Cruze não mudou. O motor é o mesmo (e bom) 1.4 turboflex de 153 cv e 24,5 kgf.m, sempre acoplado a um câmbio automático de seis marchas. Ele roda suave, mas se você atolar o pé no acelerador a pegada fica mais agressiva. Com gasolina, conseguimos atingir a média de 12 km/l rodando sempre com o ar-condicionado ligado.

Segundo o Inmetro, o Cruze Sport6 pode chegar a 13,9 km/l na estrada e fazer 11,1 km/l na cidade com o combustível derivado do petróleo. Já com etanol, os números são 9,4 km/l e 7,6 km/l, respectivamente.

E essa sensação de suavidade e progressividade existe graças ao sistema de suspensão calibrada para um rodar mais calmo e ao mesmo tempo firme. Mesmo seguindo uma receita tradicional: suspensões do tipo McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira. As rodas diamantadas de 17 polegadas, que são novas, não interferem nessa proposta de conforto.

Ainda assim, o Cruze Sport6 é mais divertido que o sedã, que é calibrado para ser ainda mais "calmo" que o hatch - justamente devido à proposta mais jovial e agressiva do Cruze de dois-volumes.

 Cruze Sport6 "perdeu o encanto" quando visto de traseira, segundo alguns fãs do carro
Cruze Sport6 Premier de traseira
Legenda: Cruze Sport6 "perdeu o encanto" quando visto de traseira, segundo alguns fãs do carro
Crédito: Divulgação
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Segurança de primeira e muitos mimos

No quesito segurança, quatro airbags, freios a disco nas quatro rodas - com ABS e EBD -, alerta de colisão frontal com sistema de frenagem de emergência e assistente de faixa (apenas alerta sonoro, sem correção automática) são itens de série.

Já a maior novidade da linha 2020 é o sistema de wi-fi a bordo, feito em parceria com a Claro, com opções de planos de 3GB a 20GB. Na prática, serve bem, é rápido e muito fácil de conectar. Funciona como se fosse o roteador de internet da sua casa: você acha a rede, coloca a senha e pronto, internet de primeira para até sete pessoas.

Segundo a GM, o sistema de internet do Cruze (que é o mesmo de Onix, Onix Plus e Tracker) é 12 vezes mais rápido que um serviço de internet móvel comum de um celular. Ele liga e desliga de acordo com o contato elétrico do carro e funciona até uns 10 metros de distância do veículo.

Conectividade, de fato, é um ponto forte do modelo: ele ainda tem tela colorida tátil com o excelente sistema multimídia MyLink (de terceira geração), que traz navegador próprio - sem a necessidade de conexão com o celular -, mas também oferece os quase que obrigatórios CarPlay e Android Auto. Para completar, o sistema de concierge OnStar no retrovisor é outro diferencial.

Acha que acabou? Tem mais: o Cruze também oferece carregamento de celular por indução, como já fazia o Camaro e como também fazem Onix, Onix Plus, Tracker e Equinox. O único "pênalti" da cabine é o freio de estacionamento por alavanca, mas nem tudo é perfeito.

Cruze Sport6 Painel
Na versão mais cara Premier o carro é bem equipado: vem com carregador de celular, internet wi-fi e OnStar
Crédito: Divulgação
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Detalhes de acabamento

Bancos de couro e revestimento em dois tons dão charme ao interior, bastante confortável e luxuoso. Mas confesso que senti falta de um leve toque de esportividade nos apoios laterais dos assentos, até porque a proposta do Cruze Sport6 é mais... Digamos, "invocada" que a do sedã.

Outra coisa que mudou foi a caixa de comandos posicionada em frente à manopla de câmbio. Agora dá para desligar o sistema stop-start, algo que sempre faço e acho extremamente necessário, porque acho inconveniente - e antes o Cruze me incomodava por não oferecer isso. Pela mudança, podemos concluir que esta deve ter sido uma das reclamações dos compradores de Cruze...

Outra mudança foi a do botão do sistema de assistente de faixa, que ficava no volante e foi para essa parte de comandos - no seu lugar entrou um botão para comandos de voz. O volante, que recebe esse novo botão, tem revestimento emborrachado combinado com couro de muita qualidade: ele é bonito, intuitivo e reforça a sensação de luxo que o carro quer passar.

Já em termos de espaço, o Cruze hatch se mostra uma opção viável apenas para solteiros ou casais sem filhos, já que tem boa área para quatro passageiros - por ser um carro médio -, mas porta-malas apertado para maiores necessidades, com apenas 290 litros - exatamente o mesmo tamanho que o bagageiro de um Renault Kwid, por exemplo.

Inteiramente descrito acima como um carro excelente (porém caro), a pergunta que fica é: o Cruze hatch ainda dá jogo? A resposta é "sim" se você for um fã incondicional de hatches médios e quiser garantir um dos últimos que ainda restam no mercado brasileiro. Agora, se você precisa de espaço e não gosta do Cruze Sedan, talvez seja uma boa dar uma olhada no Tracker.

Ancora: Conclusão Score

Ficha Técnica

CHEVROLET - CRUZE - 2020
1.4 TURBO FLEX SPORT6 PREMIER AUTOMÁTICO
R$ 129990

Motor / Desempenho / Consumo +

  • Cilindrada (litros)
  • 1.4
  • Cilindrada cm³
  • 1399
  • Disposição dos cilindros
  • Linha
  • Número de cilindros
  • 4
  • Taxa de compressão
  • 10,01:1
  • Número de válvulas por cilindro
  • 4
  • Comando de Válvulas
  • DOHC
  • Comando de válvulas variável
  • Sim
  • Combustível secundário
  • Gasolina
  • Alimentação
  • Turbo
  • Start-Stop
  • Sim
  • Nomenclatura do motor (comercial)
  • Ecotec
  • Potência (cv/rpm)
  • 153/5200
  • Torque (kgfm/rpm)
  • 24,5/2000
  • Potência secundária (cv/rpm)
  • 150/5600
  • Torque secundário (kgfm/rpm)
  • 24/2100
  • Aceleração 0-100 km/h (segundos)
  • 9,0
  • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 1
  • 7,6
  • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 1
  • 9,4
  • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 2
  • 11,1
  • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 2
  • 13,9
  • Fonte consumo
  • INMETRO

Transmissão +

  • Transmissão
  • Automática
  • Número de marchas
  • 6
  • Nomenclatura da transmissão (comercial)
  • AT6
  • Localização do câmbio
  • Assoalho
  • Modo manual (p/ AT)
  • Sim
  • Tração
  • Dianteira

Freios / Suspensão / Direção +

  • Freios dianteiros
  • Disco ventilado
  • Freios traseiros
  • Disco sólido
  • Freio de estacionamento
  • Eletrônico
  • Suspensão - Dianteira
  • McPherson
  • Suspensão - Molas dianteiras
  • Helicoidal
  • Suspensão - Traseira
  • Eixo de torção
  • Suspensão - Molas traseiras
  • Helicoidal
  • Direção - Assistência
  • Elétrica
  • Direção - Ajustes
  • Altura e profundidade

Dimensões e Capacidades +

  • Comprimento (mm)
  • 4448
  • Largura (mm)
  • 1807
  • Altura (mm)
  • 1484
  • Entre-eixos (mm)
  • 2700
  • Capacidade tanque de combustível (litros)
  • 52
  • Capacidade do porta-malas (litros)
  • 290
  • Peso líquido em ordem de marcha (kg)
  • 1336

Tecnologia / Conectividade +

  • Sistema de áudio - Tipo
  • Multifunções
  • Sistema de áudio - Nomenclatura (comercial)
  • MyLink
  • USB
  • Sim
  • AUX-in
  • Sim
  • Bluetooth
  • Função Streaming
  • Tela de entretenimento - Tamanho da tela (pol.)
  • 8
  • Tela de entretenimento - Espelhamento com smartphone
  • Apple CarPlay + Google Android Auto
  • Tela de entretenimento - Navegação (GPS)
  • Via espelhamento (smartphone)
  • Controle de áudio
  • No volante
  • Alto-falantes - Quantidade
  • 4
  • Alto-falantes - Tweeters
  • 2
  • Concierge - Nomenclatura (comercial)
  • OnStar
  • Concierge - Segurança
  • Sim
  • Concierge - Navegação
  • Sim
  • Concierge - Diagnóstico técnico
  • Sim

Rodas e Pneus +

  • Tipo de roda - Tipo de roda
  • Liga leve
  • Tipo de roda - Design/cor
  • Dois tons
  • Dianteira - Aro (pol.)
  • 17
  • Dianteira - Pneus (largura/perfil/aro)
  • 215/50
  • Traseira - Aro (pol.)
  • 17
  • Traseira - Pneus (largura/perfil)
  • 215/50
  • Estepe
  • Convencional

Garantia +

  • Garantia total do veículo - Duração (meses)
  • 36
  • Garantia de motor e transmissão - Duração (meses)
  • 36
  • No Bolso8.9
  • Tecnologia9.9
  • Vida a bordo8.9
  • Desempenho9.4
  • Opinião do repórter9.6
  • + Único do segmento no mercado
  • + Conectividade
  • + Acabamento
  • - Preço
  • - Porta-malas
 
9.3

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