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Teste: Haval H9 LUX 4WD Modelo 2018

Conhece a Haval? Pois é, esta marca chinesa está na Austrália e já arranca elogios. Confira avaliação do H9


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Competindo com o onipresente Toyota Land Cruiser Prado, com o Hyundai Santa Fé e com o Kia Sorento, o SUV chinês Haval H9 2018 aparece renovado, com direção e suspensão adaptadas para a Austrália, onde está nosso parceiro editorial Motoring.  A atualização também agrega maior tecnologia em segurança. Vendido a partir de US$ 40,990 (aproximadamente R$ 105 mil), o H9 é mais barato do que seu antecessor e também melhor equipado. Seria, no entanto, isto suficiente para dar a este SUV de sete lugares, versão somente a gasolina, vantagem sobre os favoritos da Austrália?

Quando dirigimos o Haval H9 pela primeira vez em solo australiano em 2016, pareceu óbvio que precisava acrescentar um pouco mais de elegância ao próximo modelo. No papel, ele atendeu a vários requisitos. Era muito bem equipado e certamente a custo equivalente, mas pedia uma pequena melhoria onde os controles de direção, suspensão e chassi eletrônico estavam relacionados, o que determinou que três mudanças importantes no Haval fossem necessárias para esta atualização do modelo 2018.

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Legenda: Haval H9
Crédito: Motoring

O SUV H9 tamanho família continua a oferecer assentos para sete pessoas e tração nas quatro rodas, e a este respeito, compete diretamente com os gostos dos Ford Everest e Toyota LandCruiser Prado. No entanto, com um motor turbo a gasolina, quatro cilindros de 245 cv e 36 kgf.m (aumento de 27 cv e 3 kgf.m em relação ao modelo 2018) sob o capô, a versão de passeio do H9 e o baixo grunhido continuam a ser visivelmente tímidos perante seus corajosos rivais turbo-diesel.

Como era de se esperar, nem todos os proprietários de H9 estão dispostos a enfrentar a Canning Stock Route, mas com uma melhoria de 10% no consumo de combustível, assistida pela inclusão da tecnologia de inatividade (start-stop) e nova transmissão automática de oito marchas, a ZF de 8HP70, o teórico intervalo de cruzeiro de apenas um pouco mais de 700 km, agora tem outra chance. Adicione a isso o sistema de tração, agora padrão, All-Terrain Control System (ATCS), em ambas as séries do modelo e o potencial off-road do H9 fica muito melhorado.

O sistema de condução “six-mode” - Auto, Sand, Snow, Mud, 4L e Sport - se adapta às condições do solo e combina com a distância do piso de 206 mm e uma profundidade de percurso de 700 mm para uma capacidade competitiva dentro da categoria. A capacidade de tração do reboque é avaliada em 2500 kg. Também mostrou algumas preocupações em torno da condução, dirigibilidade e direção. Em parceria com especialistas off-road australianos Ironmam 4x4, molas mais pesadas foram desenvolvidas, válvula de amortecedor aprimorada e pequenas alterações no sentido de convergência para tornar o SUV H9 mais adequado às condições australianas.

 Haval H9
Legenda: Haval H9
Crédito: Motoring

MAIS SEGURANÇA, MELHOR TECNOLOGIA

O H9 agora também tem como padrão monitoramento de ponto cego, alerta de saída de pista e de cruzamento traseiro de pedestres para reforçar a segurança. Embora ainda perca com a falta da frenagem de emergência autônoma e do controle ativo de cruzeiro, atualizações que são esperadas para este ano, ainda. O Haval ainda conta com seis airbags, controles de tração e estabilidade Bosch, monitoramento da fadiga do motorista, controle de descida e assistente de partida em rampa, e monitoramento de pressão dos pneus. Freios ABS (antitravamento) com assistente de travagem são outras melhorias do modelo nesta linha 2019.

O último H9 recebeu a classificação de segurança ANCAP de quatro estrelas quando testado em 2015. A Haval espera agora por melhor resultado  quando a mais recente versão for novamente testada ainda este ano.

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Legenda: Haval H9
Crédito: Motoring

Para os motoristas urbanos, que desejam os luxos concentrados na cidade, o H9 atende em abundância. Ele traz rodas de liga leve de 18 polegadas de cinco raios, sistema de tração nas quatro rodas com bloqueio eletrônico do diferencial traseiro, retrovisor eletrocromático e um ponto de saída elétrica localizado no apoio de braços central na versão intermediária LUX. A nova especificação do H9 Ultra ganha teto solar, volante aquecido, assentos com estofamento em couro ecológico Comfort-Tek e aquecimento na primeira e segunda fileira e sistema de áudio premium Infinity.

A Haval oferece ao H9 garantia de cinco anos ou 100.000 km, incluindo o programa de assistência de estrada. Os intervalos de serviço são fixados em seis meses ou 10.000 km, o que ocorrer primeiro, através dos pacotes fechados do Service Price Menu, embora estranhamente detalhado apenas nas concessionárias da Haval e não no site da empresa.

 Haval H9
Legenda: Haval H9
Crédito: Motoring

APARÊNCIA IMPETUOSA/CONDUÇÃO SUAVE

O novo design do SUV H9 traz mudanças sutis por dentro e por fora, incluindo nova grade frontal de cinco fendas. A entrada inferior de ar foi repaginada para melhorar o fluxo de ar para o compartimento do motor e deu aos faróis de neblina um "desenho mais circular". No interior da cabine, o moderno painel de instrumentos abriga ampla tela central EM TFT, velocímetro digital e informações detalhadas do computador de bordo e do status do veículo. O console central também está ligeiramente modificado.

Mas são as mudanças que você não vê as mais consideráveis...

A agilidade e o refinamento do SUV H9 dão um grande passo à frente em relação ao seu antecessor. O motor e a transmissão reagem à aceleração de forma mais intuitiva, o que é bem notável no modo Sport. O acerto para o novo câmbio automático de oito velocidades também permite que o grande SUV extraia mais da potência das suas características menos impressionantes, com aceleração suficiente, disponível para a maioria dos cenários.

 Haval H9
Legenda: Haval H9
Crédito: Motoring

A carroceria estruturada se desloca com segurança sobre estradas em ruínas, o software de controle de chassi eletrônico atualizado passou a permitir resposta balanceada nas manobras acentuadas, colocando o H9 em um campo nivelado com seus rivais aqui mencionados. A resposta da direção é melhor do que a esperada, e a assistência oferecida é bastante adequada para a diversidade de compradores que o H9 provavelmente atrairá, embora devamos salientar que o raio de giro não é tão capaz quanto seus rivais mais urbanizados.

A cabine também é surpreendentemente silenciosa e a Haval informa redução de ruído em relação à geração passada. Os assentos são bem esculpidos, se um pouco altos, a ergonomia e a visibilidade externa estão de acordo com a maioria nesta categoria.

No entanto, acima de tudo, é a habilidade off-road do H9 que impressiona. É um veículo talentoso com a geometria e espaço livre para enfrentar as demandas da maioria das especificações de tração total para um veículo familiar, a engrenagem de redução torna o trabalho mais leve mesmo nas escalas mais íngremes. Considerando que abordamos tudo o que o Werribee 4WD Park teve para oferecer em pneus de estrada e pressões, o H9 teve um desempenho excepcionalmente bom. As “blash plates” placas protetoras instaladas debaixo da carroceria foram mais uma bem-vinda inclusão na longa lista de recursos padrão - mesmo que tivéssemos de questionar a falta de proteção em torno da fiação de alguns dos seus sensores de chassi.

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Legenda: Haval H9
Crédito: Motoring

POR OUTRO LADO

A melhoria mostrada no mais recente H9 é de impressionar. A Haval pode não ser ainda, um nome conhecido, mas a disposição que esta recém-chegada chinesa demonstrou na adaptação do seu produto para se adequar ao mercado australiano é louvável, como também é o índice de melhoria realizada. Pode, ainda, não ter o requinte e a sofisticação dos seus rivais japoneses e coreanos, mas está tentadoramente perto. Pequenos pontos fracos e idiossincrasias já não são deficiências para a Haval. A marca mostra evidências de uma personalidade corporativa, em vez de simplesmente se adequar. Com pouco mais de um milhão de vendas globais no último ano, fica evidente que a Haval é uma gigante que acompanharemos com muito interesse. E se o progresso aparente no SUV H9 significa alguma coisa, o futuro da Haval na Austrália parece brilhante.

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