<b>Teste WM: Clio Sedan 1.6 16V Privilége</b>

<b><i>Desempenho e conforto na medida certa</b></i>


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Jovialmente familiar, o Clio Sedan com motor 1.6 de 16 válvulas e acabamento ‘top’ na versão Privilége, tem desempenho arisco, bom nível de conforto e acabamento interno e o maior porta-malas da categoria.

Por Ricardo Panessa
Fotos Divulgação


A linha Clio ganhou ‘cara’ nova no começo deste ano, algumas alterações internas e motor um pouco mais potente. Agora com 110 cavalos (contra 107 cv do modelo anterior), esta versão do sedan compacto da Renault melhorou o desempenho e manteve suas qualidades de espaço e conforto, com especial destaque para o enorme porta-malas, com capacidade para 510 litros, o maior da categoria.

Custando R$ 34,3 mil (14/05/2003) o Clio Sedan 1.6 16V Privilége disputa um dos segmentos mais concorridos do mercado. Com o face-lift recebido no começo do ano, melhorias de acabamento interno e bom desempenho, a versão Privilége vai disputar a preferência do consumidor com o Chevrolet Corsa Sedan 1.8, Volkswagen Polo 1.6, Ford Fiesta Street 1.6 e Fiat Siena 1.8. Mas o teste mostrou que o Clio tem qualidades suficientes para manter uma disputa em pé de igualdade.

Desempenho jovem
Silencioso e elástico, motor 1.6 16V valoriza dirigibilidade
Tudo bem, o Clio Sedan não é um esportivo, com certeza. Mas os 110 cavalos que seu motor de 1.6 litro e 16 válvulas disponibiliza, com potência máxima na faixa das 5.750 rpm, e torque de 15,2 mkgf a 4.250 rpm, são mais do que suficientes para proporcionar condução bastante, digamos, jovial.

O câmbio, mecânico de cinco velocidades, ajuda muito. Tem marchas bem escalonadas, mais para “curtas” do que para “longas”, mas com uma quinta na medida certa para rodar em velocidades entre 140 e 150 km/h, mantendo bom torque de reserva. Segundo a fábrica, esse conjunto é capaz de levar o Clio 1.6 16V da imobilidade aos 100 km/h em 9,8 segundos e atingir velocidade máxima de 180 km/h. Mais do que suficiente para quem está passeando com a família.

Segundo a fábrica, conduzido moderadamente, esse modelo é capaz de percorrer 11 km na cidade e até 16 km na estrada, consumindo apenas um litro de gasolina. Na prática, utilizando o acelerador divertidamente, sem restrições, o ele consumiu 8,5 km/l e 10,8 km/l na cidade e estrada, respectivamente.

Arisco, disponibiliza acelerações vigorosas, retomadas de velocidade rápidas e precisas, excelente manobrabilidade, além de ser muito agradável de dirigir e relativamente econômico. De maneira geral, gostoso de manejar e com desempenho eficiente, apresenta conjunto equilibrado e jovialmente familiar.

Visual discreto
Nova versão recebeu maiores alterações na dianteira
Reestilizada no começo deste ano, a nova versão do Clio Sedan recebeu as maiores modificações na parte dianteira.

Com o mesmo design do modelo europeu, o Clio brasileiro também tem capô redesenhado, que destaca o vinco central e acentuada curvatura, grade dividida pelo logotipo Renault, novo conjunto ótico, com faróis de traços curvos e cantos angulados, e pára-choque integrado, com largo friso de borracha, realçando um desenho mais moderno.

O perfil lateral do Clio Sedan destaca-se pelo contorno circular das extremidades dos pára-lamas, pela tampa do porta malas elevada e as novas lanternas, realçando a luz de ré dentro de um círculo branco.

Interior confortável
Posição de dirigir e bom espaço interno valorizam interior
Embora não disponibilize regulagem de altura para o banco do motorista e volante da direção, o Clio Sedan oferece boa posição de dirigir, colocando o condutor mais alto do que em outros veículos dessa classe. Os botões de acionamento elétrico dos vidros dianteiros (os traseiros são acionados com manivelas), porém, continuam mal posicionados, no console central, embaixo do painel, longe do alcance das mãos. Em compensação, o espaço no banco traseiro é bom, mesmo para passageiros altos.

O volante da direção oferece boa empunhadura e respostas precisas. A direção hidráulica facilita manobras, ficando “leve” na cidade, porém um pouco mais “pesada” na estrada, em velocidades mais altas.

Topo de linha, a versão Privilège 1.6 16V avaliada oferece de série ar-condicionado, bolsas canguru atrás dos encostos dos bancos dianteiros, painel de instrumentos com mostradores com fundo cinza-claro, pneus 185/60, aro 14, rádio CD Player, retrovisores externos com regulagem elétrica, rodas de liga leve 14 Equation e volante e manopla do câmbio com acabamento em couro e air-bag duplo.

Já os equipamentos opcionais podem ser escolhidos livremente pelo comprador, podendo mesmo ser combinados entre si, e não em pacotes fechados como na maioria dos modelos de outras marcas. O cliente pode, portanto, escolher os itens de acordo com as suas necessidades.

Modelo de sucesso
Sedan agrada consumidor, mas versão hatch é mais comercializada
Considerando todas as versões, só no ano passado, a Renault comercializou 27.988 unidades do Clio Hatch e 16.108 unidades do Clio Sedan. Com as novas versões, a montadora está projetando para este ano crescimento de 25% nas vendas de todas as versões desse modelo. De modo geral, a linha Clio e, em especial o Clio Sedan, parece satisfazer a uma ampla gama de gostos e preferências dos consumidores, com um invejável equilíbrio entre desempenho, conforto, segurança e habitabilidade.

Por isso, além dos 6% de participação no segmento dos “populares”, a Renault está projetando atingir um patamar de vendas de cerca de 88 mil unidades do Clio até o final deste ano. Se atingido, esse volume de vendas representará para a Renault uma participação superior a 5% no mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves.

O Renault Clio chegou ao mercado brasileiro importado da Argentina, em julho de 1996. Em novembro de 1999, foi substituído pelo novo Clio, já fabricado no Brasil e lançado com o conceito “o pequeno grande carro brasileiro”. O modelo inovou o segmento de carros pequenos, principalmente o dos “populares”. Pela primeira vez neste segmento, um modelo saiu de fábrica equipado com duplo air-bag original em todas as versões.

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