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Toro Ultra 2021: vale correr para concessionária?

Com a chegada da linha 2022, veja nosso teste e avalie se compensa ir atrás do modelo antigo, já oferecido com desconto


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Lukas Kenji
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Quem assiste reality show conhece muito bem a Fiat Toro Ultra. Para essa galera, a picape é mais do que um carro, é um prêmio. Pelo atual preço de tabela do modelo, realmente trata-se de um prêmio a ser muito valorizado. A versão tem tabela nacional de R$ 187.490, mas chega a R$ 193.717.

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Fiat Toro Ultra, com tração 4x4, é a configuração topo de linha da picape da marca italiana
Crédito: Ricardo Rollo?WM1

Posicionada como a configuração topo de linha, a Toro Ultra serviu de retribuição para Gil do Vigor na atual edição do Big Brother Brasil. Também premiou Babu Santana, que participou da edição 2020 do programa.

O fato já entrega que a versão não é uma novidade fresquinha. Aliás, a Toro acaba de ser  atualizada na linha 2022, com mudanças que vão além de um tapa no visual. O motor 1.3 GSR turboflex de 180 cv de potência é a maior atração da novidade.

Então, respondemos agora se vale a pena correr para a concessionária e aproveitar possíveis descontos da linha 2021 da picape ou se é melhor fazer a encomenda de uma 2022. Nos anúncios da Webmotors já é possível encontrar o modelo 2021 0 km da versão Ultra com mais de 10% de desconto em relação ao preço de tabela.

Tampão

De antemão, vale destacar que o diferencial da configuração Toro Ultra é a capota rígida, que presta um caráter mais urbano à picape, por proteger melhor a caçamba de chuva e poeira, além de transmitir mais segurança em relação à capota marítima.

O equipamento remete aos anos 1990, quando era comum ver picapes com o tampão, no intuito de transformar a caçamba em um porta-malas gigante. Esse mote segue presente na Ultra. O “bagageiro” tem capacidade para 820 litros ou 1.000 quilos. Ele vem ainda, de série, com uma bolsa para abrigar compras e malas de maneira mais organizada e protegida de sujeira.

O compartimento tem um sistema simples e prático de abertura e conta com amortecimento a gás. A tampa suporta até 100 quilos em cima. Se você precisar colocar itens maiores da caçamba, é possível retirar completamente o acessório.

Outros itens em evidência no exterior são engate reboque, retrovisores pretos, além do logo da versão espalhado pela carroceria. Chamam atenção ainda as rodas de liga leve de 18 polegadas com acabamento diamantado, conjunto derivado da versão Volcano.

Por dentro, a pegada escurecida da Toro Ultra permanece. O único diferencial é o bordado com o logo da versão nos bancos revestidos em material sintético que remete ao couro.

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A caçamba da Fiat Toro tem capacidade para 820 litros ou 1.000 quilos
Crédito: Ricardo Rollo?WM1

Embora haja muitos elementos de bom acabamento e que suscitam requinte, a picape ainda carrega muitos elementos em plástico rígido. Há pouca mescla com materiais mais aprumados.

Outro deslize muito comentado por donos da Toro nessa linha 2021 é a ausência de porta-copos volumosos. Não tem um espacinho nem para colocar o celular.

Bem equipada

Os principais equipamentos de série são ar-condicionado de duas zonas, piloto automático, chave presencial com partida por botão, banco do motorista com ajustes elétricos, além de volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade e revestido em couro.

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Volante multifuncional tem ajuste de altura e profundidade

Quanto ao painel de instrumentos e à central multimídia, não há muitas ressalvas. São telas customizáveis, de desenho moderno e que servem bem aos ocupantes. A central multimídia tem até pareamento sem fio com Android Auto e Apple CarPlay.

Mas esses dois itens foram atualizados na nova linha da Toro. Aliás, há até uma opção de central multimídia de 12 polegadas, vertical, parecida com a da RAM 1500. Já o cluster terá uma disposição completamente digital.

A novidade mais aguardada, porém, é o novo motor turboflex, como mencionamos anteriormente. Ele tende a sanar as questões de performance e consumo de combustível que não foram bem resolvidas na atual opção flex da Toro.

Conjunto competente

No entanto, o motor 2.0 turbodiesel de 170 cv a 3.750 rpm que equipa a Toro Ultra vai ser mantido na linha 2022. É uma ótima notícia, se considerarmos o bom desempenho do propulsor em conjunto com a competente transmissão de nove velocidades.

O motor 2.0 turbodiesel de 170 cv que equipa a Toro Ultra vai ser mantido na linha 2022

A dupla pode ter qualidade considerada sofisticada, que opera bem na cidade e na estrada. Aliás, ao trafegar por rodovias, dá até para esquecer que estamos à mercê de um motor a diesel dado o silêncio que impera no habitáculo.

Mas o hodômetro não deixa a memória falhar porque mostra sempre um bom consumo de combustível. Na cidade, a média é de 10,6 km/l, enquanto na estrada, os números sobem para 13,8 km/l.

É verdade que o desempenho da Toro não é tão empolgante, apesar dos chamativos 35,7 kgf.m a 1.750 rpm, até porque falamos de um modelo de quase duas toneladas, e que tem como proposta ser vigoroso para tracionar cargas pesadas ou levar a família para viajar com tranquilidade.

É preciso deixar claro, porém, que a pegada da Toro está longe de emular a dinâmica de um sedã. Isso pode parecer óbvio, mas o ponto é que muita gente vê a Toro como uma opção para substituir um sedã médio até pela entrega de conforto e requinte que o modelo proporciona. Tal visão é correta em termos de mercado, mas é bom deixar claro que a pegada desse Fiat está mais para um SUV.

Conforto e requinte entregues pela Fiat Toro são destaques do modelo
Crédito: Ricardo Rollo?WM1

De certo ponto, a tocada é até melhor do que muito SUV porque o acerto de suspensão foi muito bem ajustado. A traseira com sistema multilink abafa a sensação de que a parte de trás fica saltitante, algo que é comum nas picapes maiores.

Embora a Toro Ultra tenha uma pegada mais urbana, é possível levar a picape para passear em terrenos off-road. Há sistema 4x4 de fácil operação, por meio de um botão giratório no console.

A versão também presta bom serviço em termos de segurança. Há sete airbags, assistente de partida em aclives, controles de tração e estabilidade e sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis.

Vem, Toro 2022!

A Toro deve, no entanto, itens mais sofisticados de segurança ativa e que já estão presentes em picapes médias. Sistema de frenagem de emergência, alerta de transição de faixa e alerta de colisão frontal serão disponibilizados na nova linha, assim como faróis de LED.

Fiat Toro Ultra é versátil e uma ótima parceira para cidade - boa opção a um sedã médio
Crédito: Ricardo Rollo?WM1

Quem não faz questão das novidades previstas na Toro 2022 pode fazer bom negócio ao levar a atual Toro Ultra para casa. Versátil, a picape é uma ótima parceira para rodar na cidade, mas também topa ir para terrenos fora de estrada.

No entanto, o negócio vale a pena de verdade desde que você consiga um bom desconto. O preço de tabela na casa de R$ 190 mil prejudica o custo-benefício do modelo, mesmo que já entregue bom nível de equipamentos. A Ford Ranger Black, outra picape que também aposta na capota rígida como chamariz, está na mesma faixa de preço, mas é bem maior.

Agora, se você quer levar uma Toro novinha para casa sem pagar nada, pode candidatar-se a entrar no próximo BBB e tentar a sorte. Você toparia?

 

 

 

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