Triumph Tiger 1200 (6)

Triumph Tiger 1200 2024: as melhorias e impressões

Confira as diferenças entre as cinco versões, que têm propostas e preços diferentes - vão de R$ 88.990 a R$ 122.490


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A temporada de lançamentos de motos no Brasil está em alta, e a Triumph trouxe a linha 2024 da maxitrail Tiger 1200 em cinco versões. Tive a oportunidade de testar essas novidades em um evento de apresentação, no interior de São Paulo.

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Com atualização da Tiger 1200 a Triumph deseja aumentar suas chances contra BMW R 1300 GS e Honda Africa Twin 1100
Crédito: Chris Castanho/Triumph
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Quais são as diferenças entre as versões da Tiger 1200?

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A linha Tiger 1200 2024 se divide em cinco versões, atendendo diferentes necessidades. As GT Pro e GT Explorer são voltadas para alto desempenho em estradas asfaltadas, enquanto as opções Rally Pro, Rally Black Edition e Rally Explorer têm mais aptidão para terrenos variados, especialmente fora do asfalto.

As versões Explorer são pensadas para viagens longas e têm como diferenciais tanque de 30 litros, radar de ponto cego, monitoramento de pressão dos pneus, bancos aquecidos e um protetor adicional (de motor na GT e de tanque, na Rally).

Nas GT são cinco modos de pilotagem: rain, road, off-road e rider (ajustável). Nas Rally, há um modo a mais, o off-road Pro.

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Para quem quer ainda mais, as versões Explorer têm tanque maior e mais recursos
Crédito: Chris Castanho/Triumph
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Quais são as novidades na Triumph Tiger 1200 2024?

Além das duas novas versões na linha 2024 (Rally Black Edition e GT Pro), o modelo 2024 da Tiger 1200 ganhou atualizações no motor de três cilindros com 150 cv de potência. Com novo virabrequim, novo rotor do alternador e novo eixo balanceador, a moto exibe menos vibrações e respostas mais lineares, tornando-se mais confortável de conduzir, principalmente para quem não está acostumado com motos nessa faixa de peso e potência.

Durante o test ride, ficou nítido como está mais fácil de controlar a moto em baixa velocidade, mesmo com a alta potência e o robusto torque de 13,2 kgf.m.

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Com rodas de liga leve aro 19 e menor curso na suspensão dianteira, as versões GT entregam melhor desempenho no asfalto
Crédito: Chris Castanho/Triumph
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Nas versões GT, as pedaleiras do piloto estão mais altas, permitindo inclinações maiores nas curvas sem interferência. Outra novidade está no ajuste eletrônico da pré-carga da suspensão traseira, que permite reduzir a altura do assento em 2 cm. Basta ligar a moto e acionar o botão "home" no punho direito.

Segure-o e no canto inferior direito do painel começará a piscar um ícone branco com um pequeno amortecedor, indicando a mudança na altura. É um recurso muito útil para quem não tem estatura elevada.

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No asfalto, as Tiger 1200 GT surpreendem pela esportividade sem abrir mão do conforto
Crédito: Chris Castanho/Triumph
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Como é pilotar a Triumph Tiger 1200?

Tive a chance de pilotar três das cinco versões disponíveis. Comecei com a GT Pro e tive uma experiência excelente no autódromo. Essencialmente, essa versão lembra uma moto esportiva, só que com conforto excepcional. Sua potência, capacidade de frenagem e estabilidade são notáveis, exigindo habilidade na pilotagem, pois a resposta ao acelerador é intensa e pode assustar os desavisados.

A segunda moto que experimentei foi a Rally Pro. No asfalto, a roda maior e o maior curso das suspensões me fizeram ter saudade da GT Pro que eu tinha acabado de pilotar, porque esta não vai tão bem em um autódromo como a GT, que parece grudada no chão e faz curvas em sequência facilmente - como se estivesse grudada num trilho.

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A Triumph quer crescer na categoria maxitrail no Brasil e para isso melhorou a moto novamente
Crédito: Chris Castanho/Triumph
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Destaco aqui a qualidade e a ótima calibragem do quickshifter, que atua subindo ou descendo marchas: é muito preciso e suave. Novamente, lembrando uma moto esportiva. Só que, ao sair do asfalto, tudo muda, pois você tem mais conforto, mais confiança para andar e, com isso, mais prazer na pilotagem. Aqui se inverte o jogo com a GT, que fica menos à vontade na buraqueira.

Por fim, experimentei a versão Rally Explorer. Com tanque de 30 litros e um peso adicional de 12 quilos em relação à Rally Pro, não me senti tão à vontade para pilotar em alta velocidade quanto na Rally Pro e na GT Pro, nitidamente mais ágeis por serem mais leves e menores.

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O que move as Tiger 1200 2024 é um motor três cilindros com 150 cv de potência
Crédito: Chris Castanho/Triumph
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No entanto, pude testar na prática o radar de ponto cego, um recurso útil que estreou nos carros e que agora está presente na Tiger 1200. Acende uma luz no retrovisor, no lado em que temos algo no ponto cego, para chamar atenção. Esse alerta é valioso quando a fadiga pode diminuir a atenção do piloto.

Em relação ao conforto, todas as versões impressionam, proporcionando uma experiência agradável. Mesmo para pilotos de estatura mais elevada, como eu, que tenho 1,83 m de altura. O assento largo e com boa camada de espuma contribui significativamente para o conforto geral da Tiger 1200.

Toda eletrônica da Tiger 1200 é acessada pelo painel TFT cheio de recursos e possibilidades de ajuste
Crédito: Chris Castanho/Triumph
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O painel TFT da Tiger 1200 oferece uma ampla variedade de ajustes, Mas sua navegação exige algum tempo de familiarização. A quantidade de ajustes disponíveis é impressionante.

A conectividade via Bluetooth com o aplicativo My Triumph permite ter navegação ponto a ponto no painel, enquanto a conexão com a câmera GoPro possibilita o controle do gadget  pelos botões do punho esquerdo. Esses recursos adicionam praticidade à experiência de pilotagem.

Um ponto forte das Tiger 1200 é o conforto dos bancos. Dá para rodar muito sem cansar
Crédito: Chris Castanho/Triumph
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Conclusão

A moto ganhou boas atualizações na linha 2024, tem variações para conquistar diferentes perfis de motociclistas e está realmente bem atraente. O prazer na pilotagem é alto a cada aceleração e curva feitas, e a moto transmite sensação de segurança com tanta eletrônica. O conjunto de suspensões e os freios poderosos somam para deixar qualquer ser humano feliz ao andar em uma dessas Tiger 1200.

Acredito que a Triumph está no caminho certo para aumentar suas vendas nesse segmento altamente competitivo.

A minha favorita foi a Tiger 1200 Rally Pro. Roda aro 21 na frente e curso mais longo na suspensão dianteira a tornam perfeita para o fora de estrada
Crédito: Chris Castanho/Triumph
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Ficha técnica - Triumph Tiger 1200 2024

Preços:

  • Tiger 1200 Rally Black Edition: R$ 88.990
  • Tiger 1200 GT Pro: A partir de R$ 93.990
  • Tiger 1200 GT Explorer: A partir de R$ 115.490
  • Tiger 1200 Rally Pro: A partir de R$ 107.990
  • Tiger 1200 Rally Explorer: A partir de R$ 122.490
  • Motor: tricilíndrico, a gasolina, duplo comando, 12 válvulas, refrigeração líquida, 1.160 cm³, potência de 150 cv a 9.000 rpm e torque de 13,2 kgf.m a 7.000 rpm

    Transmissão: câmbio sequencial de seis marchas com quickshifter. Embreagem deslizante e assistida. Secundária por cardã

    Suspensões: dianteira com tubos telescópicos invertidos Showa e traseira monoamortecida. Ajustes eletrônicos na dianteira e na traseira, e curso de suspensão nas duas rodas de 20 cm nas versões GT e de 22 cm nas versões Rally

    Freios: Brembo Stylema com dois discos de 32 cm e pinça radial na dianteira, disco de 28,2 cm na traseira, com ABS nas duas rodas

    Pneus: Nas versões Rally, Metzeler Karoo Street sem câmara, nas medidas 90/90 R21 na frente e 150/70 R18 atrás. Rodas raiadas. Nas versões GT, Metzeler Tourance Next sem câmara, nas medidas 120/70 R19 na frente e 150/70 R18 atrás. Rodas de liga leve

    Dimensões e peso: 1,56 m de entre-eixos, 98 cm de largura, altura do banco ajustável manualmente em 85 cm ou 87 cm, ou em 83 cm eletronicamente nas versões GT. Nas versões Rally, o banco é ajustável manualmente em 87,5 cm ou 89,5 cm, ou em 85,5 cm eletronicamente.

    Peso em ordem de marcha: na GT Pro, 246 quilos; na Rally Pro e na Rally Black, 250 quilos; na GT Explorer, 256 quilos; e na Rally Explorer, 262 quilos.

    Tanque: 20 litros nas versões GT e 30 litros nas versões Explorer

    Intervalo de revisões: 16 mil quilômetros ou 12 meses

    Garantia: três anos

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