Vectra GT-X é uma mistura de conforto com esportividade

Um cão que ladra, mas que não morde. É mais ou menos assim a história do hatch da General Motors


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Rodrigo Samy
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- Imagine uma prova de arrancada em que estão emparelhados os seguintes modelos da Chevrolet: Corsa 1.8 SS, Astra 2.0 SS e o Vectra 2.0 GT-X. Antes da largada em quem você apostaria?

Pois é, o grande vencedor desta corrida do 0 a 100 km/h foi o Astra. Ele fez a aceleração em 9,8 s. O segundo colocado do ranking foi o Corsa SS com a marca de 10,4 s. O recém-chegado para o mundo da esportividade ficou atrás, cerca de 3 s a mais do que os concorrentes média de 12,8 s.

O grande vilão do Vectra GT-X foi o seu câmbio automático. Para provas de arrancadas ele não é o ideal. Porém, para o dia-a-dia ele é o mais aceito. Vamos supor que a versão testada fosse a GT-X com câmbio manual. A derrota seria a mesma, mas com uma diferença de tempo menor, 10,8 s.

Os números desta corrida fictícia são baseados nos divulgados pela GM. Na apuração dos dados todos os combatentes estavam abastecidos com gasolina.

Apesar desta pequena crise de identidade o Vectra GT-X tem bons atrativos para conquistar o consumidor tradicional. Por fora, o carro tem itens que remetem ao requinte e sem deixar a esportividade de lado. As rodas são de alumínio de aro 17” com pintura cinza imitando gliter, o aerofólio tem luz de freio auxiliar embutida e a antena é do tipo barbatana. Ainda na parte traseira, o GT-X traz friso cromado com letras em alto relevo e as lanternas contam com máscara escura.

No interior, o conforto fica por conta dos bancos em couro sendo o do motorista com regulagem de altura, volante com comando integrado para rádio, GPS, piloto automático e sensor de chuva. Os comandos são de fácil acesso e práticos. Há pouca frescura e quase tudo é bem usual. Um ponto negativo no item conforto é o leve barulho no porta-malas, algo proveniente das rodas de liga leve com pneus de perfil baixo.

O Vectra GT-X está equipado com motor 2.0 Flexpower, de 128 cv de potência máxima quando abastecido com álcool e 121 cv quando ele bebe gasolina. O torque varia de 19,6 kgm a 18,3 kgm dependendo do tipo da alimentação. Apesar de perder para os seus irmãos menores, o motor do Vectra não é tão beberrão. Com a GM ele faz 10,3 km/l na cidade e com o WebMotors ele fez 8,5 km/l quando abastecido a gasolina. Quando o assunto é álcool, a média cai quase pela metade: 7,5 km/l conforme a Chevrolet e 6,6 km/l pelas medições do WebMotors.

Os combatentes diretos do GT-X R$ 73,59 mil são: Fiat Stilo Dualogic R$ 63,49 mil, Volkswagen Golf R$ 59,99 e Ford Focus R$ 69,62 mil. O Vectra é o mais caro dos concorrentes preços cotados em São Paulo, capital.

Resumo da ópera:

O Vectra GT-X é um automóvel que mantém o mesmo status conquistado desde a sua primeira linhagem no país. Os pontos fortes dele são conforto e equipamentos de série. O pecado mortal do carro é o motor de 128 cv para um carro de 1.283 kg. Outro detalhe que pode pesar perante a concorrência é a ausência de um teto-solar.

Vale lembrar que este modelo utiliza a plataforma encurtada do Chevrolet Zafira. A geração que é fabricada na Europa está à frente da que é comercializada no Brasil. No velho continente o mesmo carro chama-se Opel Astra. Lá ele é o sucessor do Chevrolet Astra fabricado aqui. Outra nota importante é que o Astra fabricado aqui segue na liderança isolada dos hatch médios. Você teria coragem de tirar um atacante que faz gols em todos os jogos?

FICHA TÉCNICA – Vectra GT-X





MOTOR Transversal, 4 cilindros em linha, de 1.998 cm³
POTÊNCIA 128 cv a 5.200 rpm com álcool e 121 cv a 5.200 rpm com gasolina
TORQUE19,6 kgm a 2.400 rpm com álcool e 18,3 kgm a 2.600 rpm com gasolina
ALIMENTAÇÃO Injeção Eletrônica
CÂMBIO Automático de 4 velocidades
TRAÇÃO Dianteira
DIREÇÃO Assistida, por pinhão e cremalheira
RODAS Dianteiras e traseiras em aro 17”, de liga-leve
PNEUS Dianteiros e traseiros 215/45R17
COMPRIMENTO 4,28 m
ALTURA 1,46 m
LARGURA 2,01 m
ENTREEIXOS 2,61 m
PORTA-MALAS 445 l
PESO em ordem de marcha 1.283 kg
TANQUE52 l
SUSPENSÃO Dianteira: Independente, McPherson, com molas helicoidais com compensação de carga lateral e amortecedores telescópicos hidráulicos a gás. Traseira - Semi-independente, viga de torção soldada com 2 braços fundidos de controle, molas tipo barril com diâmetro variável e progressiva, amortecedores telescópicos hidráulicos a gás
FREIOS Discos com ABS
PREÇO R$ 73,59 mil
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