2022 Volkswagen Tiguan R 01 (1)

Volkswagen Tiguan: essa é a versão que gostaríamos

Aceleramos a versão mais insana do SUV que retornará para o Brasil em outubro - mas, infelizmente, não nessa opção


  1. Home
  2. Testes
  3. Volkswagen Tiguan: essa é a versão que gostaríamos
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Volkswagen confirmou nesta segunda-feira (11) a volta do Tiguan ao mercado brasileiro. O modelo chegará importado do México, assim como antes, e apenas na configuração para sete ocupantes. Motorização, equipamentos e, claro, preço, ainda são mantidos sob sigilo. A única certeza é que o SUV chega em outubro para concorrer com Toyota SW4, Jeep Commander, Caoa Chery Tiggo 8 e Chevrolet Trailblazer.

Claro que a Volkswagen já sabe todas as especificações do Tiguan que será vendido no Brasil, mas aqui a gente traz uma configuração que todo consumidor brasileiro gostaria de ver. Estamos falando do Tiguan R, a opção mais insana do SUV, e que nossos parceiros da Carsales, maior ecossistema de compra e venda de veículo da Austrália, tiveram o prazer de acelerar. Por isso, não estranhem o volante do lado direito.

Confira a avaliação completa desse SUV que, definitivamente, arranca suspiros das mamães e dos papais que gostam de pisar fundo no acelerador.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
2022 Volkswagen Tiguan R 03
Volkswagen Tiguan R é equipado com motor 2.0 turbo de quatro cilindros que desenvolve 320 cv
Crédito: Carsales
toggle button
2022 Volkswagen Tiguan R 04
Esportividade do Volkswagen Tiguan R está em todos os detalhes, como as quatro saídas de escape
Crédito: Carsales
toggle button

Volkswagen Tiguan R

Muito parecido com o Golf R que cospe fogo, e o novo T-Roc R, o Volkswagen Tiguan R é uma história de desejos, não de necessidades. Ainda mais questionável no aspecto de um SUV de tamanho médio, o resumo de desempenho parece pretensioso e desnecessário. E ainda assim, eu aprovo completamente. O Volkswagen Tiguan R combina dois ingredientes que os compradores australianos anseiam – praticidade de SUV com pedigree de desempenho. Quanto mais você pensa sobre isso, mais sentido faz.

Estrada e pista

O fato de a Volkswagen Austrália ter escolhido uma pista de corrida como local para lançar o Volkswagen Tiguan R inaugural é uma prova da capacidade dinâmica deste SUV despretensioso.

Mas agora tivemos a oportunidade de conviver com o primeiro Tiguan com classificação R, colocando-o em seu ambiente mais acostumado – os subúrbios – para ver se ele ainda se destaca.

Com preço a partir de US$ 68.990 (aproximadamente R$ 220 mil, em conversão direta e sem impostos), o Volkswagen Tiguan R ocupa o primeiro lugar na linha de SUVs médios de cinco lugares da marca alemã, e traz emoções e uma relação custo-benefício inigualáveis neste segmento.

2022 Volkswagen Tiguan R 02
Tiguan R é oferecido com opção de 5 lugares, o que agrega agilidade ao SUV
Crédito: Carsales
toggle button

É movido por um motor turbo a gasolina de quatro cilindros 2.0 que produz 320 cv de potência e 40,8 kgf.m de torque. Enviando potência às quatro rodas através de uma transmissão automática de dupla embreagem e sete velocidades, o Tiguan R chega ao 100 km/h a em apenas 5,1 segundos. Suficiente.

Andando sobre rodas de liga leve Estoril de 21 polegadas com discos perfurados de 18 polegadas presos por pinças de freio azuis estampadas com o logotipo R na frente (17 polegadas na traseira), é fácil distinguir este Tiguan de desempenho equilibrado de seus irmãos mais domesticados.

Outros recursos específicos R padrão incluem emblemas R na frente, lateral e traseira do veículo (não há emblema Tiguan), saídas de escape quádruplas, capas de espelho prateadas foscas, embaladeiras R iluminadas e luzes de poça projetadas com o logotipo R.

Por dentro, o Tiguan R segue o design sofisticado e contido que conhecemos e esperamos da Volkswagen. A entrada sem chave e o botão de inicialização criam uma vibração descomplicada, enquanto grandes telas digitais e integração perfeita são um sinal de qualidade artesanal.

É uma cabine tátil com pontos de toque suaves por toda parte. Parece premium, com uma vantagem de desempenho graças, em parte, à costura azul contrastante e aos detalhes com aparência de carbono.

Além do que você tem no Volkswagen Tiguan R-Line, o Tiguan R possui estofamento em couro Nappa (com logotipo R azul), bancos dianteiros com ajuste elétrico de 12 posições com aquecimento, memória e função de massagem e costura azul contrastante nos tapetes, alavanca de câmbio e apoio de braço.

O volante esportivo multifuncional aquecido também apresenta costura azul e logotipo R.

A pintura externa metálica ou com efeito perolado é uma opção gratuita, com nosso veículo de teste com acabamento no impressionante Lapiz Blue.

Um teto solar panorâmico de vidro (US$ 2.000 – R$ 6.350, em conversão direta) e um sistema de som Harman Kardon premium (US$ 1.000 – aproximadamente R$ 3.175, em conversão direta) são oferecidos como opcionais.

2022 Volkswagen Tiguan R 11
Volkswagen Tiguan R tem acabamento premium, com volante e bancos revestidos de couro
Crédito: Carsale
toggle button

O Tiguan R é apoiado por uma garantia de cinco anos, sem limite de quilometragem, e o serviço com preço fixo prevê que você pague US$ 1.650 (R$ 5.238,42) e US$ 3.100 (R$ 9.841,88) nos primeiros três e cinco anos, respectivamente.

Pensando na carga familiar, o Volkswagen Tiguan R possui uma generosa capacidade de carga de 615 litros a 1.655 litros.

Tecnologia inteligente em abundância

Com o desempenho vem uma grande responsabilidade e o padrão de segurança e tecnologia de assistência ao motorista do Volkswagen Tiguan R é uma boa opção.

Padrão é o conjunto de segurança IQ.Drive da Volkswagen que possui controle de cruzeiro adaptativo com função Stop & Go, assistência para manutenção de faixa e aviso de saída de faixa, assistência lateral e assistência para mudança de faixa com alerta de tráfego cruzado traseiro, assistência de emergência e proteção proativa dos ocupantes.

Há também detecção de fadiga do motorista, assistência ao estacionamento paralelo e perpendicular com sensores dianteiros e traseiros e câmera de 360 graus, além de frenagem autônoma de emergência (AEB) com detecção de pedestres.

Volkswagen Tiguan R: conexão com Android Auto e Apple CarPlay acontece sem a necessidade de cabo
Crédito: Carsales
toggle button

A tela sensível ao toque de 9,2 polegadas do Tiguan R abriga Apple CarPlay e Android Auto sem fio, AM/FM, rádio digital e navegação por satélite.

O ar-condicionado de três zonas mantém todos os ocupantes satisfeitos, assim como o acesso rápido a esses controles por meio de botões de um toque abaixo da tela central.

O painel de instrumentos digital personalizável de 10,25 polegadas é totalmente moderno e mantém todas as informações importantes à frente e no centro, enquanto um head-up display mantém os olhos na estrada.

Portas USB-C e tomadas de 12 V são abundantes, junto com 30 cores para a iluminação ambiente interna.

Volkswagen Tiguan R tem bancos dianteiros com ajustes elétricos
toggle button
Espaço traseiro do Volkswagen Tiguan R é muito bom para crianças e adultos
Crédito: Carsales
toggle button

Desempenho incrível

O motor turbo a gasolina de quatro cilindros e 2,0 litros que alimenta o Volkswagen Tiguan R oferece verdadeiro prazer de dirigir e dinamismo – duas coisas que nem sempre foram naturalmente associadas a um SUV de tamanho médio.

Bem, não, a menos que você esteja pagando consideravelmente mais. Pense no Mercedes-AMG GLB 35 ou no Audi SQ5. E ainda assim aqui estamos, no Tiguan R.

O Volkswagen Tiguan R possui credenciais de desempenho que raramente serão totalmente exploradas – especialmente quando você pensa nas funções de família que muitas vezes definem o SUV de médio porte.

Mas o fato de poder recorrer a tais níveis de habilidade mecânica é reconfortante. Considere longas viagens rodoviárias transportando cinco ocupantes e uma capacidade de carga, negociando as muitas curvas fechadas da Great Ocean Road de Victoria, por exemplo... O Tiguan R (e motorista) estará em seu elemento.

Volkswagen Tiguan R tem motor com mais de 40 kgf.m de torque, ideal para boas acelerações
Crédito: Carsales
toggle button

Oferecido exclusivamente com uma transmissão automática de dupla embreagem de sete velocidades, o Tiguan R sofre um atraso momentâneo ao parar. Mas aumente as rotações e os aumentos de resposta e as mudanças de marcha serão imediatos, quer você esteja deixando o carro mudar de marcha sozinho ou adotando uma abordagem DIY por meio dos paddle shifts manuais - é divertido.

O passeio é firme, como você pode esperar, e a cabine é um pouco barulhenta, o que você não esperava. Não está exatamente nos níveis de refinamento de cabine refinada e fechada dos rivais de prestígio mencionados acima.

A aderência é suprema. O Tiguan R com tração integral apresenta vetorização de torque R Performance, que não só permite a distribuição de torque entre os eixos dianteiro e traseiro, mas também entre as rodas traseiras, permitindo que até 100% da potência seja enviada para a roda traseira pressurizada (externa). para curvas mais precisas sob potência.

Parece que preparar o caminho para melhores curvas é uma vibração de especificação R, no entanto, este testador manteve as coisas calmas em estradas públicas, evitando o tipo de curvas pelas quais meu colega de vendas de carros, Ali Lawrence, vive.

Volkswagen Tiguan R gtem câmbio automático de dupla embreagem e 7 marchas
toggle button

O Tiguan R também pode rebocar, com capacidade de reboque com freio de 2.200 kg.

Os modos de condução Comfort, Sport, Race e Individual proporcionam uma mudança marcante na sensação ao volante e na resposta do motor, tornando-se mais envolventes e envolventes à medida que você sobe na classificação.

O feedback através do volante é visivelmente diferente nos modos Sport e Race, preparando-o para uma condução de estilo entusiasta… nas estradas do dia a dia.

O melhor dos dois mundos

Na verdade, quanto mais tempo você passa ao volante do Volkswagen Tiguan R, mais sentido ele faz. Por que não colocar um emblema de desempenho e tudo o que se segue no seu popular SUV de tamanho médio?

O único detrator potencial real do Tiguan R é o passeio firme que vem com uma configuração de chassi esportivo – mesmo no modo Comfort – e rodas de liga leve de 21 polegadas com pneus run-flat de baixo perfil (255/35).

Deixando isso de lado, o Tiguan R traz conforto e comodidade de sobra.

Volkswagen Tiguan R tem quatro modos de condução; tração é sempre integral
toggle button

A frente da cabine é totalmente sofisticada e o layout é prático. Há lugar para tudo e a ergonomia é boa.

No entanto, este condutor nunca conseguiu obter a posição de condução perfeita; algo sobre o alcance do volante e o ajuste geral do assento me deixaram em dúvida.

Para o resto da família, ocupantes da segunda fila, o Tiguan R também oferece bons níveis de conforto, espaço e comodidade.

Há muito espaço para três ocupantes e seus equipamentos, enquanto os recursos padrão incluem bolsos nas costas dos bancos ideais para o seu telefone, armazenamento interno, saídas de ar dedicadas e controle de temperatura, tomadas USB-C e 12V e um apoio de braço com dois porta-copos.

Existem posições ISOFIX nos bancos traseiros externos e três pontos de fixação para cadeiras de criança Top Tether. O banco traseiro rebatível flexível com divisão 40/20/40 também acrescenta versatilidade extra ao espaço de carga.

Volkswagen Tiguan R tem painel de instrumentos com tela configurável de 10,25 polegadas
Crédito: Carsales
toggle button

Acertar a marca

É difícil imaginar que os compradores não se sintam atraídos pelo novo Volkswagen Tiguan R.

Versátil, relativamente acessível e com desempenho em sua essência, o Tiguan R atende à maioria dos requisitos que sabemos que os compradores australianos estão perseguindo.

Definitivamente ganha o selo de aprovação deste escritor.

Vídeo relacionado

 

Comentários