Volvo V70 XC Cross Country

Força, requinte, conforto


  1. Home
  2. Testes
  3. Volvo V70 XC Cross Country
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

















ITENS TESTADOS 




























































  GOSTOU?
faça
uma proposta de 0 Km
compare
todas as versões
escolha
um modelo usado



 









Antes de mais nada, é bom que se destaque: trata-se
de um Volvo. Visual moderno, perfil classudo, interior
confortável e requintado, high-tech e seguro,
muito seguro. Como qualquer outro Volvo. Mas este é
um Volvo com personalidade própria. Ele tem,
ainda por cima, tração nas quatro rodas.


O Volvo V70 XC Cross Country é a segunda geração
de uma station de luxo, com todos os recursos tecnológicos
modernos, motor Volvo de 2.4 litros, turbo de baixa
pressão, 200 cavalos de potência, torque
de 285 Nm a baixíssimas rotações
e, charme dos charmes, tração 4x4.


Com essas características, o carro tem cara
e jeito de perua, mas desenvoltura de utilitário
esportivo. O motor, em primeiro lugar, que disponibiliza
ao mesmo tempo potência de sobra em altas velocidades,
e torque total a partir dos 1.800 rpm, condição
perfeita para conduzir em baixas velocidades, em estradas
muito ruins, torna o modelo uma bala na estrada e algo
assim meio felino nas estradas de terra, sem as pretensões,
é claro, de um genuíno off-road. Em compensação,
custa apenas R$ 177.900,00.

























texto:
Ricardo Panessa

fotos: Diogo Ribeiro e divulgação

























DESIGN



O Volvo Cross Country é um carro com um visual
que irradia confiabilidade. Possui um design ao mesmo
tempo limpo e de aparência robusta. Com a frente
característica dos veículos da nova geração
Volvo, com o capô ressaltando um enorme vinco
em V, de Volvo, e traseira cortada en linha quase reta,
perpendicular ao solo, emoldurada por enormes lanternas,
altas, na terceira coluna, demonstra que o carro foi
desenvolvido para aplicações um pouco
mais exigentes. Tem cara de parrudo. Todavia, possui
também elegância e estilo, uma receita
que faz sucesso em qualquer cenário, urbano ou
rural.



voltar






















DESEMPENHO



O motor Volvo de 2.4 litros, 5 cilindros em linha, 4
válvulas por cilindro, construído em alumínio
e auxiliado por um turbo de baixa pressão, desenvolve
potência de 200 cv, conferindo ao carro excelentes
propriedades para condução, tanto na cidade
como na estrada. Mas exige cuidado, muito cuidado, nas
curvas de alta.


Calçando rodas de aro 16” e pneus mais
borrachudos, 215/65, e com 209 mm de vão livre
do solo, o carro inclina nas curvas na medida da velocidade,
apesar da atuação do sistema TRACS de
controle automático de estabilidade.


Trabalhando na casa dos 6 mil rpm, em harmonia com
uma caixa de câmbio automática de 5 velocidades,
gerenciada eletronicamente e com três opções
para programação de condução,
o V70 XC voa baixo e silenciosamente sobre estradas
com piso bom, reagindo vigorosamente às solicitações
do acelerador. O elevado torque (285 Nm ), produzido
com motor a rotações de apenas 1.800 rpm,
tornam o carro perfeito para ser conduzdo em baixa velocidade,
em estradas ruins, onde o sistema de tração
4x4 integral e as suspensões independentes nas
quatro rodas, com curso um pouco mais longo do que as
de um carro de passeio, fazem uma grande diferença.


voltar






















FLEXIBILIDADE



O sistema de tração AWD da Volvo proporciona
execelentes características de condução,
tanto em asfalto seco e uniforme quanto em estradas
secundárias sinuosas. Rodando durante os testes,
com o carro vazio, por estradas vicinais com longos
trechos de erosões, apresentou desempenho exemplar.
Mas resta a dúvida se, com o veículo pesado,
não vai fazer falta uma marcha reduzida para
enfrentar aquele subidão antes de chegar ao sítio.


Famosas pelo projeto do seu interior, as station da
Volvo colocam também a V70 CX entre os modelos
que oferecem maior espaço para passageiros e
bagagens, através de soluções de
design inteligentes. O novo Volvo Cross Country pode
oferecer tudo que o seu carro-irmão, o Volvo
V70, também oferece, como assento traseiro rebatível
cujo encosto pode ser travado em duas posições
- a primeira para proporcionar maior espaço de
bagagem, a segunda para melhorar o conforto para os
passageiros do banco traseiro, sem falar do porta-sacolas
de compras no compartimento de bagagem, o cesto de lixo
no assento traseiro, o assento extra integrado para
crianças, entre outros atraentes diferenciais.


Além disso, o modelo Cross Country apresenta
como característica um item pioneiro em todo
o mundo: o assento traseiro de três módulos
402040. Isso permite rebater o encosto do assento
central separadamente, para deixar espaço para
itens de bagagem mais longos.


voltar






















CONFORTO



A grande altura sobre o solo ( 209 mm ) e a tração
4x4 AWD (permanente) permitem ao novo Volvo Cross Country
passar sobre obstáculos intransponíveis
para um veículo comum. Tendo em vista que o veículo
é construído sobre uma plataforma de carro,
com um avançado eixo traseiro multilink, tanto
o conforto ao dirigir quanto o nível de ruído,
rodando sobre qualquer tipo de estrada, se comparam
muito bem com os oferecidos pelas melhores stations
do mercado.


voltar






















ECONOMIA
DE COMBUSTÍVEL




O Volvo Cross Country é basicamente um carro.
Robusto porém leve, oferece consumo de combustível
razoavelmente competitivo, se comparado a outros veículos
de potências semelhantes.


Em condições de condução
mista, terra e asfalto, o modelo consumiu um litro de
gasolina para cada 7,5 quilômetros rodados, sendo
conduzido sem preocupações com economia.
Se conduzido moderadamente, é capaz de rodar,
em média, cerca de 9,2 km por litro.


Não convém conferir, mas o Volvo V70
XC Cross Country é capaz de atingir velocidade
máxima por volta dos 200 km/horários.


voltar







Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors