Carros 2 min. de leitura

Espelho retrovisor está com os dias contados

Aos poucos, itens serão substituídos por câmeras de alta definição, que diminuem os pontos cegos dos carros

Fabio Perrotta Junior
Fabio Perrotta Junior

Patrocinado

É verdade que muitos motoristas não estão tão acostumados a usar os retrovisores. Ele, porém, é essencial para um condução segura e correta. Com o auxílio dos espelhos, é possível verificar ao redor do carro e evitar acidentes. Mas eles estão com os dias contados.

3
Chevrolet Onix Plus Premier 2020
Espelho retrovisor convencional está com os dias contados e será substituído, em breve, por câmerasCrédito: Ricardo Rollo/WM1

Com o avanço rápido da tecnologia, nem mesmo os retrovisores escaparão de um upgrade. A Audi, assim como a Mercedes e outras marcas, já trabalham com câmeras de alta definição que são capazes de substituir o espelho retrovisor.

3
Telas OLED de 7 polegadas nas portas exibem imagem das câmeras que substituem os retrovisores no Audi e-tron
Telas OLED de 7 polegadas nas portas exibem imagem das câmeras que substituem os retrovisores no Audi e-tronCrédito: Divulgação

Com maiores nitidez e ângulo de visão, as câmeras prometem facilitar e ajudar ainda mais o motorista a evitar possíveis acidentes ou fechadas em outros carros. As imagens, reproduzidas em tempo real, podem ser exibidas em diversas partes da cabine.

3
Audi E Tron 3
Audi E Tron 3

A Audi usa a parte interna da porta, acima das maçanetas internas dos carros. Ali, o motorista não perde a visão periférica da rua ou estrada e consegue visualizar bem os obstáculos ao lado.

Valor ainda assusta

Como toda nova tecnologia, o valor das câmeras retrovisoras ainda é alto. A Audi oferece esse sistema como opcional no SUV elétrico E-Tron. O sistema custa RS 13 mil, que devem ser acrescidos aos R$ 499.990 do modelo.

Tudo que é precursor e exclusivo costuma custar caro no começo. Mas, pela velocidade da evolução tecnológica, não deve demorar muito tempo para que os carros mais populares também adotem esse sistema.


Tags

Fabio Perrotta Junior

Escrito por Fabio Perrotta Junior

Repórter, WM1

Mais artigos do autor

Notícias relacionadas