Carros 3 min. de leitura

Um bairro com ruas com nome de carros? Ele existe!

Localizado em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, região receberia um autódromo internacional nos anos 1950

Fabio Perrotta Junior
Fabio Perrotta Junior

Patrocinado

Fuscão, Chevette, Rural, Corcel, entre outros. Esses foram os nomes escolhidos para batizar algumas ruas do bairro Autódromo, localizado em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro. E tem mais: no local, lá pelos anos 1950, houve um projeto para a construção de um circuito de competição de verdade.

6
Autódromo Nova Iguaçu
Um bairro com ruas com nomes de carros seria perfeito para a construção de um autódromoCrédito: Reprodução/Google

Tudo começa em 1953. As corridas de automóveis estavam cada vez mais populares e ganhavam público e adeptos no Rio. A partir daí, começaram os planos para construir uma pista no estado. O primeiro projeto foi em Deodoro, bairro da Zona Oeste carioca. Logo depois, veio o projeto em Adrianópolis, Nova Iguaçu.

6
Autodromo De Adrianopolis
O mato já tomou conta do traçado do circuito de Adrianópolis

O plano era construir o Autódromo, um clube de campo para os associados e a Vila Automóvel Clube para ser loteada, vendida e, desta forma, financiar as obras do autódromo da Baixada. As obras, contudo, nunca foram finalizadas e o circuito nunca recebeu pavimentação, tendo seu traçado de terra sendo utilizado até meados de 1980.

Bairro dos gearheads

Se o autódromo não saiu do papel, o bairro está lá até hoje. E utiliza nomes de carros para batizar algumas ruas da localidade. A região fica próxima ao antigo autódromo e, sem dúvidas, seria um point e tanto caso a pista estivesse em funcionamento.

6
Autódromo Nova Iguaçu
Um bairro com ruas com nomes de carros seria perfeito para a construção de um autódromoCrédito: Reprodução/Google

Avenida Fuscão, Avenida Ferrari, Rua Chevette, Rua Camaro, Rua Corcel, Rua Kombi, Rua Brasília, Rua Galaxie, Rua Opala, Rua Rural e Rua Belina são alguns dos logradouros.

Em meio a tantas polêmicas para a construção ou não do novo autódromo do Rio de Janeiro, a pista em Nova Iguaçu poderia ser uma boa alternativa, já que ficaria próximo à cidade do Rio e com fácil acesso pela Rodovia Presidente Dutra, principal ligação com São Paulo.

Veja algumas reproduções de reportagens sobre o Autódromo de Adrianópolis em jornais e revistas da época, reproduzidos no site Bandeira Quadriculada.

6
Autódromo de Nova Iguaçu - Reprodução da revista Carros à Vista no site Bandeira Quadriculada
Autódromo de Nova Iguaçu – Reprodução da revista Carros à Vista no site Bandeira QuadriculadaCrédito: Reprodução/Carros à Vista;/bandeiraquadriculada.com.br

 

6
Trecho de reportagem do jornal A Luta Democratica sobre o Autódromo de Nova Iguaçu RJ
Trecho de reportagem do jornal A Luta Democratica sobre o Autódromo de Nova Iguaçu RJCrédito: Reprodução/A Luta Demorática/bandeiraquadriculada.com.br

 

6
Reportagem de 1957 do Jornal Dos Sports sobre o Autódromo de Nova Iguaçu RJ
Reportagem de 1957 do Jornal Dos Sports sobre o Autódromo de Nova Iguaçu RJCrédito: Reprodução/Jornal dos Sports/bandeiraquadriculada.com.br

Tags

Fabio Perrotta Junior

Escrito por Fabio Perrotta Junior

Repórter, WM1

Mais artigos do autor

Notícias relacionadas