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Bajaj se consolida na sexta posição no mercado

Marca ultrapassou as 3 mil unidades emplacadas em outubro e foi a sexta no ranking pelo segundo mês consecutivo

por Roberto Dutra

No mercado brasileiro de motocicletas realmente nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia. Foi-se o tempo em que o ranking das marcas que mais vendem motos no país era composto principalmente pelas quatro grandes japonesas - Honda, yamaha, Kawasaki e Suzuki - e mais Dafra e BMW, entre outras. O cenário tem mudado nos últimos dois anos, e o fechamento dos números de outubro consolidam essa nova era.
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Já dissemos aqui como a Royal Enfield se consolidou no mercado brasileiro. Vinha em sexto lugar no ranking há meses, e em outubro superou, pela primeira vez, a marca das 3 mil unidades vendidas no país. Agora, nova mudança, que vem de outra indiana - a Bajaj. Que, aliás, já mencionamos aqui como forte candidata a ser uma nova potência em vendas de motos no Brasil nos próximos anos.

Pois bem: a Bajaj também superou a marca das 3 mil unidades vendidas em um único mês - outubro último. E, com isso, passou novamente a Royal Enfield e se consolidou na sexta posição.
Foram 3.084 unidades emplacadas. Pouca coisa acima da concorrente, que registrou 3.056 unidades licenciadas. No acumulado do ano a Royal Enfield continua na frente - 25.307 unidades vendidas, contra 22.809 unidades da Bajaj. Mas tudo indica que esse cenário mudará com o passar do tempo.

Bajaj aposta em modelos fundamentalmente urbanos

As explicações para isso são simples: enquanto a Royal Enfield tem modelos mais de nicho, a Bajaj comercializa motos fundamentalmente urbanas, capazes de atrair um leque mais amplo de consumidores.
Além disso a marca tem investido com força no crescimento progressivo de sua rede de concessionários, no lançamento de novos modelos - a mais recente foi a Dominar NS400Z, que conhecemos e avaliamos aqui - e, também, em preços competitivos.

Fábrica em Manaus (AM) a todo vapor

O bom desempenho da Bajaj foi impulsionado também pela produção recorde em sua fábrica de Manaus (AM), que alcançou 3.600 motocicletas fabricadas em outubro. Esse volume correspondeu a um crescimento de 46% em relação à média mensal de 2025, que era de 2.464 unidades.
Desde o início das operações comerciais no Brasil, a Bajaj já acumula 37.869 unidades emplacadas no Brasil. E firmou-se como uma das marcas que mais crescem no segmento de duas rodas. Desde o início da produção nacional, em junho de 2024, já foram fabricadas 34.785 motocicletas em território brasileiro.
"Em um mercado tão concorrido e complexo como o brasileiro, alcançar estes números em menos de três anos de operação é uma conquista extraordinária", comemora Waldyr Ferreira, Managing Director da Bajaj do Brasil. "Continuaremos ampliando o portfólio e a presença regional, sempre com preços competitivos”, acrescenta o executivo.

Crescimento global

Os resultados positivos da Bajaj não se limitaram ao Brasil. Globalmente, a marca também registrou um recorde histórico de vendas em outubro, com mais de 200 mil unidades exportadas para diversos mercados. No total, a marca indiana comercializou 518.182 motocicletas e triciclos no mês — superando o recorde anterior, de outubro de 2020, quando foram vendidas 512 mil unidades.

Desempenho por modelo

No Brasil, a Dominar 400 continua sendo o modelo mais vendido pela Bajaj, com 9.191 unidades emplacadas entre janeiro e outubro - crescimento de 77,5% em relação ao mesmo período de 2024. Apenas em outubro, 880 unidades foram registradas.
Em seguida aparece a Dominar NS160, com 4.070 unidades e crescimento de 360% sobre o ano anterior — o maior percentual entre todos os modelos.

A Dominar 200 também mantém forte ritmo de vendas, com 3.691 emplacamentos e alta de 220% frente a 2024.
Já a Dominar 250, lançada em agosto de 2024, soma 3.140 unidades em 2025, sendo 388 em outubro - um avanço de 27% em relação ao mesmo mês do ano passado.
Por fim, a Pulsar N150, apresentada em maio deste ano, já acumula 2.196 unidades vendidas desde sua chegada às concessionárias, enquanto a Dominar NS400Z, lançada mais recentemente, no início de outubro, já contabiliza 326 emplacamentos no primeiro mês de vendas.

No Brasil, Bajaj é subsidiária

Enquanto em outros países da América do Sul a Bajaj opera por meio de importadores e distribuidores, no Brasil a marca estreou com uma subsidiária própria, em dezembro de 2022.
Em junho de 2024, iniciou as operações de sua fábrica brasileira, em Manaus (AM). A planta, que é a primeira unidade produtiva da Bajaj fora da Índia, foi inaugurada com capacidade para 20 mil motos. E recebeu aporte adicional em 2025 para expandir a estrutura e passar a produzir até 48 mil motocicletas por ano.

A unidade opera em regime Completely Knock Down (CKD). Ou seja, as motos vêm da Índia completamente desmontadas e lá são feitos os processos de preparação de kit, montagem de motor, montagem completa das motos, controle de qualidade, embalagem e expedição.
Atualmente, todos os seis modelos Bajaj vendidos no mercado brasileiro são montados na nova fábrica: Pulsar N150, Dominar NS160, Dominar NS200, Dominar 250, Dominar 400 e Dominar NS400Z.

Rede de concessionárias cresce progressivamente

Em 2024, a marca triplicou a sua rede de concessionárias (em comparação com 2023). E continuou em ritmo de expansão em 2025. Hoje são 57 endereços, localizados em Campinas (SP), com duas lojas; Guarulhos (SP); Jundiaí (SP); Osasco (SP); Piracicaba (SP); Ribeirão Preto (SP); Santo André (SP); Santos (SP); São Bernardo do Campo (SP); São Paulo (SP), onde a marca tem 6 lojas; São José do Rio Preto (SP); Sorocaba (SP); Belo Horizonte (MG); Juiz de Fora (MG); Rio de Janeiro (RJ), com duas lojas; São João de Meriti (RJ); Niterói (RJ); Serra (ES); Vitória (ES); Campo Grande (MS); Dourados (MS); Goiânia (GO); Brasília (DF); Taguatinga (DF); Curitiba (PR); Londrina (PR); Florianópolis (SC); Itajaí (SC); Joinville (SC); Porto Alegre (RS); Belém (PA); Macapá (AP); Manaus (AM); Marabá (PA); Aracaju (SE); Arapiraca (AL); Caruaru (PE); Feira de Santana (BA); Fortaleza (CE); João Pessoa (PB); Maceió (AL); Mossoró (RN); Natal (RN); Parnamirim (RN); Parnaíba (PI); Petrolina (PE); Recife (PE); Salvador (BA); São Luís (MA) e Teresina (PI).


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