Com preço a partir de R$ 123.100, o novo City Touring custa R$ 7.900 a menos que o Civic EX 2.0 (R$ 131 mil), sedã de porte médio que pertence a uma categoria superior. Essa diferença de preços, no entanto, pode ser suficiente para convencer clientes do Civic a optarem pela versão mais completa do novato.
Como já confrontamos recentemente o novo Honda City Touring com rivais de seu segmento, mostraremos a seguir se o modelo tem cacife para ocupar o lugar do consagrado Civic no Brasil.
Gosta da Honda? Veja as ofertas anunciadas na Webmotors!
Dimensões
Comercializado no Brasil desde 2009 apenas na carroceria sedã, o Honda City chega à sua terceira geração no país. A partir de março do ano que vem, o modelo terá também uma variante hatchback que substituirá o Fit.
Além do visual atualizado, o novo Honda City sedã ficou maior que o antecessor. Com 4,55 metros de comprimento, o sedã é 9,4 centímetros mais comprido e 5,3 cm mais largo que o modelo antigo. A distância entre-eixos de 2,60 m, no entanto, foi mantida. Apesar do ganho de alguns centímetros na carroceria, o porta-malas teve a capacidade reduzida de 536 litros para 519 litros.
Veja ofertas de Honda City novos e usados na Webmotors!
Já o Civic teve a sua produção encerrada em Sumaré (SP) em novembro, segundo rumores da imprensa especializada. Por enquanto, a Honda ainda mostra em seu site as versões EX 2.0 (R$ 131 mil), EXL 2.0 (R$ 137.600) e Touring 1.5 turbo (R$ 162.200). As variantes LX 2.0 e Sport 2.0, no entanto, constam como indisponíveis.
O sedã médio, por sua vez, mede 4,64 metros de comprimento, 1,43 m de altura, 1,80 m de largura e bons 2,70 m de entre-eixos. O seu porta-malas de 525 litros é 6 litros mais espaçoso que o do City.
Motorizações
Diferente da expectativa dos consumidores e da crítica especializada, o novo Honda City não estreou por aqui uma motorização turbo. Todas as suas versões compartilham um inédito 1.5 flex aspirado de quatro cilindros, dotado de injeção direta de combustível e duplo comando de válvulas com variação nas válvulas de admissão. O novo propulsor entrega 126 cv de potência e 15,5 kgf.m de torque, combinado ao câmbio automático CVT com simulação de sete marchas.O Civic EX leva sob o capô o conhecido 2.0 flex aspirado de quatro cilindros com comando simples e também com abertura variável das válvulas de admissão. Essa unidade gera 150/155 cv e 19,3/19,5 kgf.m (gasolina/etanol), também associada a uma caixa automática de variação contínua (CVT) que simula sete velocidades.
Desempenho
De acordo com os dados de fábrica, o novo Honda City Touring pesa 1.170 kg, acelera de 0 a 100 km/h em 11,3 segundos e chega aos 175 km/h de velocidade máxima.
Já o Civic EX 2.0 de 1.290 kg precisa de 10,9 segundos para ir da imobilidade aos 100 km/h. A velocidade final é de 195 km/h.
Confira as ofertas de Honda Civic 0 km, seminovos e usados na Webmotors!
Consumo
Segundo as medições do Inmetro, o novo Honda City tem consumo urbano de 13 km/l com gasolina e de 9,2 km/l com etanol. Na estrada, o modelo faz 15,2 km/l (gasolina) e 13 km/l (etanol)O Civic EX 2.0 tem médias de 10,5 km/l na cidade e 13 km/l na estrada quando abastecido com gasolina. Com etanol no tanque, o sedã médio faz 7,2 km/l e 8,9 km/l, respectivamente, segundo a entidade.
Equipamentos de série de Honda City e Civic
Na parte de segurança, tanto o City Touring quanto o Civic EX são equipados com seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina); controles de estabilidade e tração; assistente de partida em rampa; Isofix; câmera de ré.
Porém, apenas o City Touring traz o pacote de assistências Honda Sensing, que adiciona frenagem autônoma de emergência, leitor de saída de faixa com centralização e correção no volante, controle de cruzeiro adaptativo, ajuste automático do farol alto e o LaneWatch, recurso que aciona a câmera instalada no retrovisor do lado direito e mostra na multimídia a imagem do ponto cego do veículo.
Ambos contam com bancos revestidos de couro; faróis de neblina; acendimento automático dos faróis (no City Touring são full-LED); chave presencial; ar-condicionado automático digital e central multimídia compatível com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay (8” no City e 7” no Civic). As rodas de liga leve são de 16” no City Touring, enquanto o conjunto do Civic EX é de aro 17”.
Conclusão: Honda City x Honda Civic
Mais barato e mais equipado, o City Touring é uma compra mais racional – ainda mais por ser novidade. O Civic EX, por sua vez, ainda é um carro de categoria superior, com construção mais refinada (as suspensões são independentes nas quatro rodas, por exemplo), possui maior espaço interno e ainda conta com um motor mais potente.
A escolha vai depender muito do perfil do comprador. Quem procura por um veículo com mais recursos de segurança e mais recente no mercado, vai de City Touring. Já quem aprecia um carro com dirigibilidade exemplar e o status de um sedã médio, vale a pena procurar pelo Civic - é uma boa pedir desconto no preço, uma vez que o modelo deixou de ser fabricado no país e a vinda da nova geração ainda não foi confirmada.
Comentários