Chevrolet Bolt E Jaguar I Pace

Qual carro elétrico vai mais longe?

Comparamos os dados de economia e desempenho dos dois veículos com essa tecnologia de maior autonomia vendidos no Brasil


  1. Home
  2. Comparativos
  3. Qual carro elétrico vai mais longe?
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O mercado do carro elétrico cresce cada vez mais no Brasil e no mundo. Essa parece, de fato, uma tendência da qual não poderemos "escapar". Mas antes que os automóveis que não queimam combustível comecem a dominar as ruas, passaremos por uma etapa intermediária da eletrificação onde nossos atuais veículos começarão a ser "transformados".

Estes, "transformados", têm o costume de ser chamados e são conhecidos como híbridos, carros que unem um ou mais motores elétricos a um conjunto convencional - aqui, entenda que o "convencional" é exatamente o modelo que conhecemos movido por um motor a combustão.

JAC iEV20 dendo recarregado
icon photo
Legenda: JAC iEV20 é o atual carro elétrico mais barato do país e pode ser recarregado em tomada 220V convencional
Crédito: André Deliberato/WM1

Mas não vamos pensar nesse futuro agora. Atualmente, muitas marcas já oferecem os famigerados carros híbridos e algumas até já se aventuram pelo departamento de veículos 100% elétricos - a chinesa JAC Motors, por exemplo, trocou quase toda sua linha por uma gama completa de modelos alimentados por baterias.

Se você é fã dessa tendência, tem grana e pretende investir em um carro elétrico (afinal, ao menos por enquanto, esse tipo de tecnologia custa caro), fique conosco nessa reportagem. Abaixo, vamos elencar quais são os carros totalmente conectados na tomada vendidos no Brasil e comparar os dois automóveis dessa categoria que conseguem ir mais longe com apenas uma recarga.

Arrizo 5e Frente
icon photo
Legenda: Arrizo 5 elétrico consegue ser mais divertido que o Arrizo 5 turboflex, mas custa quase três vezes mais
Crédito: Divulgação

Atualmente são pouco mais de dez modelos totalmente elétricos à venda no Brasil - além de algumas unidades de carros da Tesla que são importados de forma independente. São eles:

    Carro elétrico: o duelo

    Destes citados, os dois mais "econômicos", ou que têm mais autonomia, são Jaguar i-Pace, em primeiro, e Chevrolet Bolt, segundo colocado. Mas qual vai mais longe? Segundo dados oficiais de cada fabricante, o carro da Jaguar alcança até 470 quilômetros com uma carga completa, enquanto o crossover da GM consegue atingir 416 km.

    Nessa comparação, fica óbvio que a escolha mais racional é o modelo norte-americano da Chevrolet, que atualmente custa R$ 223.890 - ele também foi, quando somadas as vendas de janeiro a junho, o carro elétrico mais emplacado do país, de acordo com dados da Fenabrave, com pouco mais de 80 unidades.

    O Jaguar custa mais que o dobro (a partir de R$ 487.950, o que também faz dele o elétrico mais caro do Brasil), mas é importante ressaltar que a diferença entre os dois é enorme. O modelo britânico é de uma marca premium, maior, mais requintado e oferece equipamentos que não podem ser encontrados no carro da GM.

     Jaguar i-Pace é o carro elétrico mais caro do Brasil. E também o que vai mais longe com uma carga
    Legenda: Jaguar i-Pace é o carro elétrico mais caro do Brasil. E também o que vai mais longe com uma carga
    Crédito: Divulgação

    Mas qual acelera mais?

    Já falamos aqui no WM1 que um dos prazeres do veículo puramente elétrico é o torque instantâneo proporcionado pelo motor sem rotações. E, nesse quesito, o i-Pace também esbanja força quando comparado ao Bolt, pois seu propulsor entrega 400 cv e 70,9 kgf.m de torque - o câmbio é automático e, segundo a empresa, funciona apenas com uma marcha à frente, neutro e uma à ré.

    Já o Chevrolet Bolt usa um conjunto que oferece 203 cv e 36,7 kgf.m de torque - números que também são praticamente a "metade" do que os do Jaguar, mesmo que as autonomias sejam relativamente próximas - e a caixa de transmissão também é automática, com uma marcha. Metade do preço, podemos dizer que também é a metade da diversão.

    Isso posto, vamos comparar os números de desempenho. O Bolt acelera de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e consegue chegar à velocidade máxima de 146 km/h; o Jaguar precisa de 4,8 s para chegar a 100 km/h quando sai da inércia e pode alcançar 200 km/h. Nesse aspecto, mais um ponto positivo para o carro da Jaguar.

    A conclusão é que este duelo não tem vencedor. Por mais que comparação seja de dois carros elétricos, Bolt e i-Pace têm propostas completamente distintas: o primeiro é um crossover mais pacato e familiar, enquanto o segundo é um legítimo SUV premium com desempenho mais esportivo.

    Independentemente de qual seja seu orçamento, são dois modelos que oferecem ótimo nível de equipamentos e tecnologia embarcada.

    icon photo
    Legenda: Bolt não é o carro elétrico mais barato, mas é o mais vendido entre eles e o segundo melhor em autonomia
    Crédito: Divulgação
    Comentários