Comparativo Vw T Cross 250 Tsi Highline X Hyundai Creta 1.6 Tgdi 4914

Creta Ultimate chama T-Cross Highline para a briga

Os SUVs da Hyundai e da Volkswagen deixam claro que existe mais de uma estrada para o sucesso. Qual caminho é o melhor?


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O Brasil só quer saber de SUVs. De cada dez carros de passeio emplacados em janeiro de 2025, seis eram utilitários esportivos. E essa popularidade em alta faz com que carros com perfis diferentes possam brigar pela liderança de um mesmo segmento. Estou me referindo ao Hyundai Creta e ao Volkswagen T-Cross.

Briga antiga, aliás. Desde 2023, os dois modelos brigam no pódio dos SUVs e não foi diferente no primeiro mês do ano. O carro da Hyundai é um modelo maior e mais potente, enquanto o Volkswagen está mais próximo dos utilitários esportivos compactos. 

E nessa disputa aqui no WM1, colocamos o topo de linha Creta Ultimate para brigar com o seu concorrente direto T-Cross Highline. Confira a seguir qual desses dois é o melhor para você.

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Apesar de maior e mais potente o Creta Ultimate custa menos que o T-Cross com todos os opcionais
Crédito: Ricardo Rollo/Webmotors
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Comparativo: Creta Ultimate vs. T-Cross Highline

Visual e dimensões

O Hyundai Creta foi revelado no Brasil no final de 2016 e esse visual aqui, que é tratado como uma terceira geração do SUV pela marca sul-coreana, estreou em outubro do ano passado.

Diferentemente da "geração" anterior, que tinha um estilo bem ame ou odeie, o Creta reestilizado - com novas dianteira e traseira - é menos polêmico e tem visual mais robusto.

Eu, particularmente, gostei mais desse Creta atual que do anterior. Com preço de tabela de R$ 196.990 e sem opcionais, o Creta Ultimate é um dos SUVs compactos mais caros do Brasil. E a Hyundai faz questão de exibir isso, equipando essa versão com rodas de 18 polegadas com visual exclusivo.

Além de ser o mais caro desse comparativo, o Creta também é maior: mede 4,33 m de comprimento, 1,79 m de largura, 1,62 m de altura, e 2,61 m no entre-eixos. Porte mais próximo dos SUVs médios que dos compactos.

O Creta está entre os maiores SUVs compactos do mercado brasileiro
Crédito: Ricardo Rollo/Webmotors
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O Volkswagen T-Cross é um produto mais recente que o Creta. Foi lançado no Brasil em 2019 e também passou por uma reestilização no ano passado, quando ganhou nova frente, com grade maior e faróis full-LED, rodas de 17 polegadas com novo desenho, lanternas com nova assinatura visual, além de um interior atualizado.

O SUV produzido em São José dos Pinhais (PR) agora tem visual em sintonia com o do carro da gringa. Mas, botando o Volkswagen lado a lado com o Hyundai, fica bem evidente que o SUV da marca alemã foi pensado para um público menos aberto às ousadias no design.

Para quem é - um pouco - mais disruptivo, a Volkswagen oferece nessa versão Highline o Pacote Dark. Presente no carro das fotos, inclui teto, rodas e detalhes da carroceria na cor preta. Além dos pneus do tipo Seal Inside, que são resistentes a furos. Um opcional de R$ 2.650.

O T-Cross mede 4,22 m de comprimento, 1,76 m de largura, 1,58 m de altura e 2,65 m de entre-eixos. Mesmo maior que o carro europeu, o SUV brasileiro ainda figura entre os menores utilitários esportivos do nosso mercado.

Em porte, o Volkswagen T-Cross está mais próximo dos compactos que dos médios
Crédito: Ricardo Rollo/Webmotors
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Cabine e espaço interno

O Hyundai Creta estreou na linha 2025 um painel redesenhado e com visual bem mais atual que o anterior. Na porção superior, as duas telas de 10,25 polegadas - uma para o quadro de instrumentos e outra para a multimídia - formam um conjunto harmonioso e digno de um carro de categoria superior.

Aliás, a Hyundai foi bem feliz ao combinar desenho atual e ousado com boa variação de cores e texturas nos plásticos. Apesar dos materiais de acabamento serem tão simples quanto os usados no T-Cross, olhando de longe você tem a impressão de que o Creta dá um banho no SUV da Volkswagen.

Visualmente, o Creta parece uma carro mais caro que o T-Cross
Crédito: Ricardo Rollo/Webmotors
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Já a ergonomia é bastante boa, com boa parte dos comandos bem posicionados. Mas há um excesso de botões aqui na porção central. Algo que atrapalha no processo de se acostumar ao carro.

Apesar da vantagem no comprimento, o Creta praticamente empata com o T-Cross na área disponível para os passageiros. Tem menos espaço para as pernas, mas a cabine é mais alta e as portas traseiras oferecem acesso mais amplo.

E o porta-malas também é maior: são 422 litros de capacidade.

Mesmo com o porta-malas menor, com 373 litros de capacidade, o T-Cross Highline oferece bom espaço para bagagens. Lembrando que é possível chegar a 420 litros alterando a inclinação do assento. O que é uma boa ideia desde que você não precise levar ninguém no banco traseiro.

Na linha 2025, a Volkswagen também mexeu no painel do T-Cross, que  ganhou novas saídas de ventilação e a central multimídia com tela flutuante. Entraram também novos materiais de acabamento no painel e nas portas, além dos bancos com nova costura.

A cabine do SUV da Volkswagen tem uma cara mais tradicional que a do Creta. Além de ficar um nível atrás em qualidade do acabamento.

Mas me agradou mais no quesito posicionamento de comandos, apesar de trocar boa parte dos botões físicos por comandos em tela.

O T-Cross oferece uma ergonomia superior, apesar do painel mais convencional
Crédito: Ricardo Rollo/Webmotors
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Equipamentos

O Creta custa mais caro, mas tem uma lista de equipamentos mais completa que a do T-Cross, com itens como seis airbags, pacote ADAS, monitor de pontos cegos, chave presencial, banco do motorista com ajustes elétricos e ventilação, câmera 360°, assistente de tráfego cruzado na traseira e teto solar panorâmico. 

Já o T- Cross Highline tem desde o pacote básico o controlador adaptativo de velocidade, faróis e lanternas de LED, retrovisor interno eletrocrômico, painel digital configurável e os sensores de estacionamento dianteiros.

A multimídia do Creta tem tela grande e de alta resolução, mas fica devendo o pareamento sem fio
Crédito: Ricardo Rollo/Webmotors
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Como opcional, é possível levar também, além do pacote Dark que eu já citei, os pacotes ADAS - com monitor de pontos cegos, assistente de faixa, câmera multifunção e assistente de estacionamento - e o teto solar panorâmico.

Todos esses pacotes elevam o preço do T-Cross em R$ 13.750. Mas mesmo mais caro que o Creta Ultimate, o Highline completão ainda fica devendo o banco do motorista com ajustes elétricos e ventilação e o ar-condicionado de duas zonas.

A multimídia VW Play é uma das melhores disponíveis no mercado brasileiro
Crédito: Ricardo Rollo/Webmotors
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Mecânica e desempenho

Na versão Ultimate, o Creta tem um motor 1.6 turbo com injeção direta. O que pode ser um problema nessa era de carros flex é que esse propulsor bebe apenas gasolina. Desenvolve 193 cv de potência e é combinado com um câmbio automatizado de sete marchas e dupla embreagem.

Mesmo mais potente que o motor usado no HR-V, esse propulsor 1.6 turbo entrega um consumo um pouco mais baixo no perímetro urbano. Os números oficiais do Inmetro apontam que o Creta registra médias de 11,9 km/l (cidade) e 13,5 km/l (estrada). Com um tanque, roda até 675 quilômetros.

O Creta Ultimate acelera de zero a 100 km/h em 7,8 segundos e atinge 210 km/h de velocidade máxima.

O Creta esbanja potência, mas é até mais econômico que o T-Cross na cidade
Crédito: Ricardo Rollo/Webmotors
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Já o T-Cross Highline está equipado com um motor 1.4 turbo flex, que desenvolve 150 cv de potência e é combinado a um câmbio automático de seis marchas.

Apesar de perder em consumo urbano para o SUV da Hyundai, o T-Cross dá o troco em consumo rodoviário. Com gasolina, as médias são de 11,7 km/l (cidade) e 14 km/l (estrada). O tanque de 49 litros permite ao SUV rodar até 686 quilômetros.

E em desempenho? Apesar da enorme desvantagem de cavalaria, o T-Cross não faz feio e está acima da média da categoria: zero a 100 km/h em 8,6 segundos e velocidade máxima de 202 km/h.

Apesar de menos ágil que o Creta, o T-Cross Highline tem desempenho acima da média
Crédito: Ricardo Rollo/Webmotors
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Como é dirigir o Hyundai Creta Ultimate?

Apesar de maior e mais pesado que o T-Cross, o Creta é um carro mais ágil que o SUV da Volkswagen. Afinal, são consideráveis 43 cv a mais de potência. E isso fica evidente nos números de desempenho, como vocês viram acima.

Mesmo assim, você só vai sentir mesmo essa cavalaria extra no uso rodoviário e com o motor girando acima de 2.000 rpm. No uso urbano, dá para dizer que os dois carros são bem parelhos.

Você vai perceber a cavalaria extra do Creta Ultimate principalmente no uso rodoviário
Crédito: Ricardo Rollo/Webmotors
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Eu gosto bastante do Creta. É um carro com acerto bem confortável, apesar dos pneus de perfil baixo sacrificarem um pouco a maciez do conjunto. A posição de guiar também é bem boa e o banco do motorista oferece uma ampla opção de ajustes.

Mas no quesito usabilidade, o Creta deixou a desejar em alguns pontos: o quadro de instrumentos, por exemplo, poderia ser mais completo. Senti falta também do sensor de chuva e do espelhamento sem fio para smartphones. Algo imperdoável para um carro de quase R$ 200 mil.

O quadro de instrumentos do Creta é digital e vistoso, mas poderia exibir mais informações em uma mesma tela
Crédito: Ricardo Rollo/Webmotors
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Como é dirigir o Volkswagen T-Cross Highline?

Esse T-Cross Highline tem bem menos potência que o Creta. Mas também tem um desempenho acima da média do segmento e entrega muita agilidade.

O mais legal é que o T-Cross não é só um carro rápido em linha reta. É uma delícia de dirigir.

Direção precisa e com peso na medida e uma suspensão firme, mas que garante que o T-Cross se comporte mais como um hatch do que como um SUV.

O T-Cross Highline é um carro gostoso de guiar na cidade e na estrada
Crédito: Ricardo Rollo/Webmotors
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E mesmo sendo bem rápido, o T-Cross tem ótimos números de consumo. Na estrada, aliás, é até mais eficiente que o Creta.

No quesito usabilidade, ponto para o T-Cross. O painel digital, apesar do layout mais convencional, é mais completo. E a multimídia VW Play também oferece mais recursos e o espelhamento sem fio para smartphones.

O painel digital do T-Cross é mais convencional, porém mais completo
Crédito: Ricardo Rollo/Webmotors
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Creta ou T-Cross. Qual vale mais a pena?

O Creta se saiu melhor em três itens: desempenho, porta-malas e no pacote de equipamentos de série. Mas cobra mais caro por tudo isso.

Já o T-Cross, embora seja um carro com preço inicial mais baixo, é menos equipado mesmo em sua configuração mais completa. Por outro lado, é um carro mais gostoso de guiar e custa menos para manter.

O Creta oferece mais que o T-Cross mesmo custando mais caro
Crédito: Ricardo Rollo/Webmotors
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Na simulação que eu fiz no Auto Compara, o seguro do T-Cross ficou mais barato que o do Creta. A cobertura completa para o SUV da Volkswagen ficou em R$ 9.228,20, enquanto o valor para o utilitário esportivo da Hyundai foi de R$ 11.908.

E o SUV da Volkswagen se saiu melhor também no custo das revisões até os 50.000 quilômetros: R$ 2.389,07, ante os R$ 4.628,26 do Creta. Lembrando que a garantia no SUV da Hyundai é de cinco anos, ante os três anos do T-Cross.

Pesando os prós e os contras, eu confesso que eu ficaria com o Creta mesmo. Mesmo gostando bastante do T-Cross.

E você? Qual a sua escolha entre esses best sellers? T-Cross ou Creta?

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