Líder com folga o segmento de SUVs médios no mercado brasileiro há quase cinco anos, o Jeep Compass mal estreou a linha 2022 e já esgotou, em apenas 48 horas, as mil unidades da série especial de lançamento. Detalhe: todos os carros foram comprados por clientes que já possuem um modelo da Jeep.
Apesar dos consumidores fiéis, este ano o Compass terá um pouco mais de dificuldade para se manter na liderança da categoria, uma vez que rivais de peso começam a chegar para ameaçar a sua hegemonia.
No mês passado, a Toyota lançou o Corolla Cross. A aposta é na fidelidade de seus clientes e na reputação do Corolla sedã no mercado. Já o próximo concorrente é o Volkswagen Taos, que assim como o Compass, também será lançado em maio, mas já foi apresentado no fim de fevereiro, mesmo que sem mostrar todos os detalhes..
Compilamos abaixo o que o Jeep Compass 2022 e o Volkswagen Taos têm de melhor para tentar conquistar os consumidores cada vez mais ávidos pelos SUVs.
O Compass manteve a plataforma compartilhada com o Renegade e a Fiat Toro. O Jeep mede 4,41 metros de comprimento, 1,63 m de altura, 1,81 m de largura e 2,63 m de distância entre-eixos. O porta-malas, por sua vez, acomoda 410 litros de bagagem.
O Taos utiliza uma variante da plataforma modular MQB, que serve de base à maioria dos modelos atuais do Grupo Volkswagen. São 4,61 m de comprimento por 1,62 m de altura, 1,84 m de largura e, para finalizar, 2,68 m de entre-eixos. O porta-malas tem 498 litros.
O modelo da Volkswagen tem, portanto, mais espaço interno, já que o entre-eixos é cinco centímetros maior que o do concorrente, e capacidade superior para bagagem - 88 litros a mais.
Principal novidade do Compass 2022, o inédito motor GSE 1.3 turbo flex gera até 185 cv de potência e 27,5 kgf.m de torque, combinado ao câmbio automático de seis marchas e tração dianteira. Esse propulsor substitui o 2.0 aspirado de 166 cv e 20 kgf.m.
Além da motorização flex, o Compass também oferece o 2.0 turbodiesel, atrelado à caixa automática de nove velocidades e tração 4x4. Esse motor será atualizado para entregar mais potência e torque que os atuais 170 cv e 35,7 kgf.m, respectivamente. Rumores afirmam que a unidade terá cerca de 200 cv.
Já o Taos será comercializado apenas com motorização turbo flex, câmbio automático de seis marchas e tração dianteira. O competente 1.4 TSI (também compartilhado com diversos carros da Volkswagen) fornece 150 cv de potência e 25,5 kgf.m de torque.
O modelo da Jeep, portanto, além de oferecer duas motorizações, na versão flex entrega maior potência e torque. Jeep e Volkswagen, no entanto, ainda não divulgaram os dados de consumo e desempenho dos SUVs.
Nenhum dos dois SUVs teve os pacotes de equipamentos de todas as versões revelados. No caso da série especial do Compass - baseada na versão Longitude e que celebra os 80 Anos da Jeep - o modelo traz, além do interior atualizado com novo volante e materiais mais sofisticados, uma central multimídia com tela flutuante de 10,1 polegadas, carregador de celular por indução, ar-condicionado de duas zonas, assistente autônomo de estacionamento, chave presencial, freio de estacionamento eletrônico, faróis full LED, rodas de liga leve de 18 polegadas, entre outros.
As versões mais completas do Compass ainda terão tecnologias de auxílio à condução, como sensor de ponto cego, assistência de manutenção em faixa e controle de cruzeiro adaptativo. Outra novidade que será incorporada nas versões mais caras do Jeep é o painel totalmente digital de 12 polegadas.
O Taos Highline (a única versão mostrada até agora) conta com praticamente todos os mesmos itens do Compass 80 Anos, mas com alguns diferenciais. No caso dos faróis full LED, o conjunto óptico do Volkswagen é dotado da tecnologia que ajusta a altura e a intensidade do facho luminoso automaticamente. Um detalhe curioso é o friso de LED que atravessa a grade frontal e conecta os faróis.
O painel de instrumentos digital Virtual Cockpit de 10 polegadas tem funções integradas com a central multimídia VW Play de mesmo diâmetro. Como no Compass, o equipamento também é compatível com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay.
O Taos Highline é dotado de controle de cruzeiro adaptativo, com função que freia e acelera o veículo em congestionamentos, frenagem autônoma emergencial com detecção de pedestres, sensor de tráfego traseiro, sensor de ponto cego e detector de fadiga do motorista.
Os preços de ambos também não foram divulgados, com exceção do Compass 80 Anos 2022: R$ 162.990. O Jeep deverá partir de cerca de R$ 140 mil e chegar na faixa dos R$ 240 mil, no caso da variante topo de linha com motorização turbodiesel.
Já a tabela do Taos é estimada de R$ 140 mil a R$ 190 mil, de acordo com a versão.