Destaque (2)

Sedãs esportivos: Jetta GLi x Corolla GR-S

A Volkswagen acaba de apresentar a linha 2022 do seu modelo, que briga com carros como a versão topo de linha da Toyota


  1. Home
  2. Comparativos
  3. Sedãs esportivos: Jetta GLi x Corolla GR-S
Nicole Santana
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

É certo que dos últimos anos para cá, o segmento de sedãs tem perdido posição entre os carros mais vendidos. A categoria, que entrega bom conforto interno, e ainda possui atributos como bom volume de porta-malas perde espaço para novos utilitários esportivos.

No entanto, mesmo com queda no número de vendas, o mercado automotivo brasileiro ainda conta com bons representantes para a categoria. Talvez o principal deles seja o  consagrado Toyota Corolla.

Além dele, outros veículos também fazem sucesso por aqui, como é o caso do Volkswagen Jetta que acaba de ser renovado, e é vendido apenas na versão GLi.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Diante disso, essa a reportagem faz um comparativo entre os dois sedãs para ajudar a decidir qual deles levar para casa. Durante a análise, serão comparados preço, motorização e desempenho, espaço e capacidades, lista de equipamentos e itens de segurança.

Jetta
Volkswagen acaba de apresentar o novo Jetta GLi
Crédito: Divulgação
toggle button

Volkswagen Jetta GLi x Toyota Corolla GR-S

É importante destacar que, como o Jetta foi lançado em única versão e com proposta esportiva, o comparativo será feito com a configuração mais semelhante do Toyota Corolla, a GR-S, ou seja, a versão mais completa das variantes a combustão.

Volkswagen Jetta GLi é R$ 41,6 mil mais caro que o Toyota Corolla GR-S

O Volkswagen Jetta GLi estará disponível a partir de maio. Importado do México, o carro recebeu atualizações no design, conjunto de equipamentos e mecânica. Todo esse pacote tem preço público sugerido de R$ 216.990.

Já o Toyota Corolla também em versão esportiva, a GR-S, pode ser comprado por R$ 175.350, uma diferença de preço de R$ 41.640 a favor do carro da marca japonesa.

Mais caro, porém, mais potente

Ambos os veículos contam com um motor 2.0 litros, porém os dados de potência e torque são bem diferentes.

O sedã alemão é impulsionado pelo motor 350 TSI de cilindros 2.0 litros, com turbocompressor e injeção de escape. Com nova operação, o propulsor EA888 produz agora 231 cv de potência e 35,7 kgf.m de torque, já a 1.500 rpm, sempre com gasolina.

O propulsor atua em conjunto com a nova transmissão automática de dupla DSG de sete marchas. Isso leva o Jetta de 0 a 100 km/h em apenas 6,7 segundos e a velocidade máxima de 249 km/h.

Já o sedã japonês tem embaixo do capô o motor 2.0 litros Dual VVT-iE, flex. Com etanol, o Corolla GR-S gera 177 cv de potência - e 169 cv quando abastecido com gasolina. Ou seja, 54 cv a menos no comparativo com o Jetta. O torque é de 21,4 kgf.m, independente do combustível - portanto também inferior ao concorrente.

O sedã da Toyota conta com uma transmissão Direct Shift, tipo CVT com modo sequencial de dez velocidades. O propulsor faz o Corolla Cross GR-S atingir velocidade máxima de 205 km/h, e o arranque de 0 a 100 km/h é feito em 9,2 segundos.

 Toyota Corolla também tem versão esportiva, a GR-S
Corolla Gr S Horizontal comparativo Volkswagen Jetta Toyota Corolla
Legenda: Toyota Corolla também tem versão esportiva, a GR-S
Crédito: Divulgação
toggle button

Toyota Corolla ganha no entre-eixos e Volkswagen Jetta, no porta-malas

Jetta GLi tem um comprimento total de 4,74 metros, o entre-eixos é de 2,68 metros e a capacidade volumétrica do porta-malas é de 510 litros.

Já o Toyota Corolla GR-S tem um tamanho total de 4,63 metros, entre-eixos um pouco maior, de 2,7 metros, porém, um porta-malas 40 litros menor, de 470 litros.

Novo Jetta GLi recebeu o VW Play

No conjunto de equipamentos, o Jetta GLi conta com um sistema de iluminação ambiente que pode ser configurado entre dez cores diferentes.

Além disso, o modelo tem volante multifuncional com controles “touch” para a central multimídia e painel de instrumentos. O carro também conta com aletas atrás do volante para troca de marchas e condução mais esportiva.

A partir da atualização, o modelo recebeu o painel VW Play, central multimídia de 10,1” com conectividade sem fio para Apple CarPlay e Android Auto. Além disso, o sistema conta com diversos aplicativos disponíveis para download, modo valet e conexão Wi-Fi via smartphone.

O painel de controle é o Active Info Display, com 10,25”. O sedã ainda tem uma variedade de recursos de conforto, como sensor de chuva, espelhos laterais, espelho retrovisor fotocrômico, sensor de retrovisor automático, carregador para smartphone USB-C, ar-condicionado digital Climatronic de duas zonas e acesso sem chave KESSY com partida por botão.

Interior do Jetta GLi
Jetta GLi recebeu o VW Play na linha apresentada recentemente
Crédito: Divulgação
toggle button

Por fim, o carro da Volkswagen conta com rodas de 18”, teto solar panorâmico, faróis Full Led e bancos revestidos em couro.

Já o Toyota Corolla GR-S apresenta computador de bordo com visor multifunção e tela TFT de 4,2” digital, Start Button/Push Start, manopla para troca de marchas e modo de seleção de condução Sport.

O sedã da marca japonesa também conta com carregador por indução para celular, volante multifuncional com acabamento em couro e sistema de áudio conectado na central multimídia com tela sensível ao toque, que pode ser de 8”, 9” ou 10”, rádio AM/FM, função MP3, entrada USB,  câmera de ré e ar-condicionado digital.

Na configuração GR-S, as rodas são de 17”, os faróis são em Led e os bancos possuem acabamento em couro sintético.

Ambos têm boa oferta no quesito segurança

Baseado na plataforma modular MQB da Volkswagen, o Jetta tem seis airbags de série (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), controle adaptável de velocidade e distância (ACC) com função Stop&Go, frenagem autônoma de emergência (AEB), sistema de frenagem pós-colisão, detector de fadiga e ISOFIX com top-tether para fixação de cadeirinhas.

Já no quesito segurança, o Corolla tem o pacote Toyota Safety Sense com assistente de pré-colisão (PCS) com alerta sonoro e visual e, se necessário, frenagem automática, sistema de alerta de mudança de faixa (LDA), controle de velocidade de cruzeiro adaptativo (ACC) e farol alto automático (AHB).

Além disso, o carro da Toyota tem sete airbags (dois de cortina, um de joelho para motorista, dois frontais e dois laterais para motorista e passageiro), barra de proteção no interior das quatro portas, controle eletrônico de estabilidade veicular (VSC), controle eletrônico de tração (TRC), assistente de subida em rampa (HAC) e sistema de alarme volumétrico e perimétrico. Acendimento automático de faróis e lanternas em LED e luzes diurnas (DRL) nas lanternas dianteiras.

cabine Toyota Corolla GR-S comparativo Volkswagen Jetta Toyota Corolla
Corolla GR-S tem o sistema de segurança Toyota Safety Sense
Crédito: Divulgação
toggle button

Conclusão

São dois bons modelos para quem quer espaço para a família,  e equipamentos de pontas tanto para o conforto quanto para segurança, e ainda de quebra leva esportividade. O sedã da Toyota leva vantagem no preço, mas o carro da Volkswagen fica bem à frente no que se refere a desempenho. O Toyota Corolla GR-S leva ligeira superioridade no espaço interno, o que proporciona um tanto mais de conforto para os ocupantes. Já o Volkswagen GLi tem um porta-malas maior, mais fácil para acomodar as bagagens para as viagens.

Comentários