Toro Endurance X Oroch Outsider

Toro Endurance x Oroch Outsider: qual vale a pena?

Comparamos a versão de entrada da picape Fiat, modelo mais vendido do segmento, com a topo de gama do veículo da Renault


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Hoje temos um comparativo interessante: por cerca de R$ 140 mil, você prefere levar para casa uma Fiat Toro de entrada, a Endurance, ou a versão mais cara da Renault Oroch, a Outsider, que foi recém-atualizada? Na prática, Toro Endurance x Oroch Outsider em um duelo de picapes intermediárias.

Vale lembrar que as duas usam motor 1.3 turboflex e têm propostas parecidas, de funcionar para o trabalho e também entregar bom nível de lazer para famílias no dia a dia. A Fiat Toro Endurance sai por R$ 137.098, enquanto Renault Oroch Outsider pode ser sua por R$ 137.100. E aí?

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Toro Endurance x Oroch Outsider: briga no design

A Toro é maior. Ela tem porte mais próximo ao de uma picape média, com desenho bem futurista, que fez e faz muito sucesso no Brasil desde o lançamento da picape, em 2016. A Oroch, por sua vez, é mais racional. Tem a frente do SUV Duster, do qual deriva, e na versão Outsider ainda tem faróis auxiliares que são úteis em trechos bem escuros e ainda prolongam seu tamanho.

Mas vamos concordar que ela tem o porte bem mais próximo ao de uma picape pequena, como a Strada, do que ao de uma picape média.

Vistas de lado, a diferença de tamanho é ainda mais evidente. A Toro é 4 cm mais alta que a Oroch, mas essa sensação é ainda maior por conta do desenho mais parrudo do modelo da Stellantis, ainda que nessa versão Endurance a diferença não seja tão percebida.

Vale lembrar que em termos de ângulos para uso no off-road, ambas se equiparam. A Toro tem 24,8 graus no ângulo de ataque, 27,7 graus no de saída – dá para ver que ela é bem mais empinada – e 24,8 cm de distância livre do solo até o assoalho. A Oroch, por sua vez, tem 27,5 graus de ataque, 22,4 graus na saída e 21,2 cm de vão livre.

 Toro Endurance X Oroch Outsider: qual das duas picapes é mais negócio? Descubra!
Toro Endurance X Oroch Outsider
Legenda: Toro Endurance X Oroch Outsider: qual das duas picapes é mais negócio? Descubra!
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Já na parte de trás a diferença é ainda mais evidente entre um desenho mais futurista e emocional criado do zero, como o da Toro, e outro mais racional, nascido do Duster, um projeto que já existia. A Toro tem lanternas menores e mais altas, enquanto a Oroch tem peças maiores, verticalizadas, embora nas duas as luzes sejam de LED.

Só que a picape da FCA tem um diferencial: as portas da caçamba se abrem com um "armário" e consequentemente são mais leves... O que prova que a Renault não se preocupou com isso, nem na fase de criação e muito menos na remodelação que fez na Oroch, recentemente.

Equipamentos

Nos dois casos a proposta é conquistar clientes que sonham em ter um utilitário e gostam da versatilidade de uma picape. No caso da Toro Endurance, a proposta é mais voltada para o trabalho, enquanto na Oroch Outsider o apelo é cativar justamente o comprador mais orientado ao lazer.

Só que diferença de valor não existe. Por R$ 137 mil você leva para casa a Toro mais básica ou a Oroch mais completa. Mas não é por conta dessa diferenciação de versões que elas deixam de se equivaler em equipamentos.

A Oroch vem com carregador de celular sem fio e central multimídia flutuante com tela de oito polegadas, duas coisas que a Toro não oferece. As duas, no entanto, oferecem espelhamento sem fio para Android Auto e Apple Car Play. Mas é só. A Toro responde com painel 100% digital, já que a versão topo da Oroch traz um painel convencional, com computador de bordo simples ao centro.

Do lado de fora, as rodas da Toro são de aço aro 16 e cobertas por calotas - que por detalhes não se passam como rodas de liga. Na Oroch as rodas também são 16 polegadas e de liga leve, inclusive diamantadas e decoradas em dois tons.

Mas e na parte de segurança? Nesse sentido, elas têm tecnologias similares. Ambas vêm equipadas com controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, frenagem de emergência e freios ABS com EBD. A diferença está no número de airbags: a Oroch Outsider só tem dois, enquanto a Toro traz seis (duas bolsas frontais, duas laterais e duas de cortina).

Hora de acelerar

A Toro abre o comparativo com seu motor 1.3 turboflex, que entrega 185 cv e 27,5 kgfm de torque. De acordo com a Fiat, com câmbio automático de seis marchas, ela consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 10,6 segundos e atingir 202 km/h de velocidade final.

A Oroch responde com um 1.3 turboflex feito em parceria com a Mercedes-Benz, que gera 170 cv e os mesmos 27,5 kgfm da rival da fabricante italiana. Segundo a Renault, com esse conjunto e o câmbio CVT ela pode fazer de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos e chegar a 189 km/h de máxima.

A diferença na arrancada pode ser explicada por conta do peso: a Oroch pesa 1.432 kg e é mais de 200 kg mais leve que a Toro, que tem 1.650 kg. A diferença de peso também se reflete um pouco no consumo. Os números da dupla são similares, mas a Oroch se destaca na cidade. Confira:

Tabela: Consumo da Fiat Toro 1.3T Endurance

Consumo Renault Oroch 1.3T Outsider

Etanol
7,4 km/l na cidade e 7,8 km/l na estrada
Gasolina
10,5 km/l na cidade e 11 km/l na estrada

Espaço interno

Outra coisa que não podemos deixar de falar é sobre o espaço para passageiros, afinal falamos de dois carros de quase R$ 140 mil que têm proposta bem familiar. E nesse sentido a Toro leva ampla vantagem, justamente por ser praticamente 23 cm maior em tamanho que o modelo da Renault.

Com 4,95 m de comprimento e 2,99 m de entre-eixos, a picape da Fiat recebe bem três adultos no banco traseiro, ainda que o espaço seja mais confortável para duas pessoas. Mas não há mimos, como saída de ar exclusiva ou entrada USB para carregamento de aparelhos eletrônicos.

A Oroch mede 4,72 m e com isso oferece "apenas" 2,83 m de entre-eixos – e aqui o "apenas" é entre aspas porque esse espaço é muito maior que o de vários sedãs e SUVs médios, mas menor que o da rival do comparativo. Portanto nesse sentido, a Toro é mais negócio.

Conclusão

A conclusão, apesar de óbvia, precisa ser dada com cautela: a Toro é a que vale mais a pena por ser mais espaçosa, ter mais capacidade de carga e ser mais bem equipada, principalmente em termos de segurança, mas isso não faz da Oroch uma péssima escolha, até porque sua central multimídia é maior e ela ainda tem carregador de celular sem fio.

Na prática, são duas ótimas picapes que têm praticamente a mesma idade de projeto, porém com uma disparidade de construção muito grande, situação que deixou evidente que tecnologia é algo extremamente importante em nosso mercado: por ser muito mais nova, a Toro mostra soluções que talvez só a próxima geração da Oroch possa corrigir.

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