Alfa Romeo 2300 comemora 40 anos em grande estilo

Para comemorar a data alguns colecionadores brasileiros fizeram um evento especial, percorrendo mais de 2.300 quilômetros
  1. Home
  2. Cultura WM1
  3. Alfa Romeo 2300 comemora 40 anos em grande estilo
Renato Bellote
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon


O ano de 1974 foi especial para a Alfa Romeo. Nessa época foi lançado o primeiro – e único – modelo da marca fabricado fora da Itália. O 2300 rompeu barreiras e era extremamente avançado em comparação aos concorrentes brasileiros.

 

Itens como freios a disco nas quatro rodas, motor de alumínio e painel completo faziam parte de um pacote refinado e que custava caro. Mas a exclusividade valia a pena. O sedã andava rápido e se tornou uma referência no mercado de luxo.

 

Para comemorar a data alguns colecionadores brasileiros fizeram um evento especial percorrendo mais de 2.300 quilômetros para comemorar a data em grande estilo. O roteiro incluiu Curitiba, Xerém (a primeira fábrica) e depois Betim, na sede da Fiat.

 

O exemplar da matéria dessa semana foi um dos que participou da “alfeata”. Ele é um representante da última série, em 1986, que teve apenas 276 exemplares produzidos. Ele marcou o final de uma era importante, marcada pelo bom acabamento e um toque italiano.

 

Impressões ao volante

O motor de 2,3 litros traz dois carburadores Solex 40, disponibilizando 149 cv e torque de 25 kgfm. A transmissão de cinco marchas – outro diferencial – tem engates precisos e está em ótima posição, mais uma qualidade dos modelos da marca.

 

O cuore sportivo gosta de giro alto e a proximidade dos pedais pede um punta-tacco em cada redução, exigindo perícia do motorista. Os primeiros 100 km/h são atingidos em 13,8 segundos e a velocidade máxima é de 167 km/h. 

 

O 2300 marcou uma fase importante da Alfa Romeo no Brasil. Depois disso tivemos modelos como 164, 166, 155, 156, 145 e 147, sendo importante salientar que a Fiat está devendo a volta ao Brasil, com esportivos como MiTo e Giulietta. Vamos esperar pra ver.  

 

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors