A CNH para os portadores de necessidades físicas especiais

Veja quais os procedimentos para sair dirigindo sem complicações com as leis de trânsito
  1. Home
  2. Cultura WM1
  3. A CNH para os portadores de necessidades físicas especiais
Rodrigo Samy
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

– O WebMotors está fazendo uma série de matérias sobre automóveis e portadores de necessidades especiais. A idéia surgiu depois das solicitações de internautas interessados no assunto. A primeira reportagem foi a respeito da inauguração da concessionária Grand Special, uma loja de carros exclusiva para o público específico.Nesta segunda reportagem o WebMotors pretende esclarecer todas as dúvidas para um usuário e portador de necessidades especiais retirar a sua CNH Carteira Nacional de Habilitação.

Antes de escolher o carro, a primeira coisa que o motorista deve fazer é procurar um médico credenciado pelo Detran para que ele elabore um laudo. O documento indicará o que o condutor precisa para andar sobre quatro rodas, o grau da deficiência e a incapacidade do portador em conduzir veículos “normais”. O laudo também determinará quais são os mecanismos necessários e as adaptações no automóvel para o motorista rodar tranquilamente.

Depois que essa primeira etapa é encerrada, o usuário deve procurar uma auto-escola especializada que tenha um automóvel com as adaptações apontadas pelo laudo. Assim como ocorre com todos os aspirantes a motorista, o portador de necessidades especiais terá aulas teóricas e práticas.

Quando estiver afiado no volante o motorista segue ao Detran para fazer a prova final. Assim que for aprovado, ele fica apto a ingressar no mundo motorizado. A CNH não demora mais do que um mês para chegar e ela vem com as adaptações indicadas para o novo condutor. Uma ressalva é que o portador de necessidades especiais não pode utilizar o automóvel para prestar serviço. Ou seja, está fora da lei encontrar um taxista ou um entregador com um veículo adaptado.

Mauro Melo é o gerente da Clínica Nacional de Habilitação, um lugar que oferece toda a infra-estrutura para portadores de necessidades especiais retirarem a CNH. Ao todo são cinco médicos especializados no assunto que ficam de plantão para esclarecer as dúvidas e efetuar os laudos.

De acordo com Melo, “é válido lembrar que todas as pessoas que têm limitações nos movimentos podem retirar a CNH específica”. Outro detalhe apontado por ele é que existem casos de transferência de uma habilitação “normal” para uma com necessidades de adaptações.

José Roberto Cardoso, gerente comercial da Grand Special, afirma que há no mercado atualmente mais opções para o usuário. “Aqui na concessionária oferecemos um série de serviços, inclusive um integrado à auto-escola Javarotti, onde os automóveis são adaptados para os mais diversos tipos de necessidades físicas e os instrutores são altamente treinados e capacitados para orientar e auxiliar.”

Outra empresa que trabalha atrelada ao mercado voltado para veículos adaptados é a Cavenaghi. Segundo o gerente comercial da empresa, Raul Oliveira Neto, “as adaptações podem ser ‘infinitas’, desde que atendam às necessidades exigidas. Todo componente que elaboramos tem de passar por uma aprovação do Detran e do Inmetro”.

Passo a passo da CNH

1. Procurar uma clínica com médicos credenciados ao Detran
2. Pedir ao médico que faça um laudo para fazer a CNH
3. Procurar uma auto-escola que utilize a adaptação necessária no veículo de acordo com o laudo médico
4. Ser aprovado nos exames teóricos e práticos

Serviços
Concessionária Grand Special – 11 3841-2000
Clínica Nacional de Habilitação – 11 5572-1950
Cavenaghi – 11 3719-3739

Precisa de um carro adaptado?

Então veja aqui no WebMotors as melhores ofertas neste segmento por marcas:

Audi

Chevrolet

Citroën

Fiat

Ford

Honda

Mercedes-Benz

Renault

Toyota

Volkswagen

Leia também:

Fiat Stilo 2008 conta com câmbio Dualogic para vender

Chevrolet Meriva Easytronic traz conforto com desempenho

Ford EcoSport XLT automático

Honda Fit 2007

Veja o que a indústria automotiva prepara para o futuro

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors