Freio e personalização: cuidados

De que adianta uma caranga irada se ela te deixar na mão?
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Juliano Barbosa
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Fala, galera! Mais uma semana de muito trabalho por aqui. Temos uma semana para finalizar um projeto, após concluídos os detalhes e mudanças estruturais, chega o momento de revisar o nosso item principal: a segurança.

Nossa maior preocupação com as pessoas que fazem personalização por aí é em relação à segurança. Sei que fica até chato ficar repetindo isso em todas as matérias, mas muita gente só se preocupa com as mudanças visuais do carro e se esquece de que alguns cuidados devem ser respeitados.

Agora me diz: de que adianta uma caranga irada se você pode sair pelas ruas e ela te deixar na mão? Ou, pior ainda, pode causar um acidente pelo mau desempenho de algum item de segurança? Portanto, o jeito é dar atenção especial a cada parte do carro, principalmente à mecânica. Na Dimension Customs, temos uma equipe especializada em mecânica, supervisionada pelo meu irmão, Daniel Barbosa.

A nossa atenção redobra quando algumas mudanças estruturais interferem no peso do carro, como no alargamento dos para-choques veja matéria “Frente Alargada” . Neste caso é realmente imprescindível alterar algumas especificações técnicas para que seu carro lhe dê segurança.

Um dos itens que você mais deve observar é o disco de freio. Imagine aumentar o peso de seu carro, o desempenho e se esquecer do freio? O carro original tem as regulagens de acordo com as características de fábrica e quaisquer alterações necessitam de mudanças em pontos cruciais.

O carro mais pesado exigirá mais do freio e conseqüentemente do disco de freio, que se desgastará. Aliás, mesmo se você nem pensa em fazer uma personalização não descuide dos discos de freio, pois eles desgastam com o tempo e precisam ser trocados.

Como mexemos muito com personalização, procuramos um produto que atenda nossas necessidades. O ideal é pesquisar para encontrar um que tenha qualidade e principalmente que favoreça o resfriamento do sistema de freio, só assim o disco realmente terá eficiência numa freada brusca.

Outro detalhe importante quando você for comprar um disco de freio é perguntar ao profissional qual tem os melhores sulcos. O que é sulco? São eles que controlam o desgaste para ele atingir a espessura recomendada pelas normas técnicas.

Bem, não basta só falar das mudanças visuais não é? Algumas vezes temos obrigação de mostrar que nada é tão simples, tudo requer cuidado com detalhes e principalmente com a segurança, não dá pra sair por aí fazendo sem ter o auxílio de um profissional.

Então mãos na massa e comece a reunir todos os segredos que contamos aqui e transforme seu carro numa caranga de dar inveja em qualquer um por aí! Mande suas sugestões para nosso email: duvidas@dimensioncustoms.com.br

Valeu e até a próxima!

Juliano Barbosa é especialista em customização automotiva e um dos líderes da Dimension Customs, produtora dos carros do quadro Lata Velha, do Caldeirão do Huck.

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