Hennessey Venom F5: 466,71 km/h

Superesportivo terá motor 7.0 V8 biturbo de 1.419 cv de potência máxima
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Marcelo Monegato
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Um dia após revelar a intenção de desenvolver mais um ‘foguete sobre rodas’, a Hennessey divulgou oficialmente mais informações sobre o Venom F5, modelo que deverá atingir a incrível velocidade máxima de 466,71 km/h – recorde para veículos de produção.

O Venom F5 será uma evolução pontual do Venom GT. O motor, por exemplo, será o mesmo 7.0 V8 biturbo que gerava 1.262 cv, mas retrabalhado para produzir aproximadamente 1.419 cv de potência máxima. Para retirar mais 157 cv deste bloco, a Hennessey ampliará as dimensões dos turbos, aplicará melhorias ao intercooler e ao sistema de injeção de combustível.

Outra melhoria significativa estará na caixa de câmbio. Sai da transmissão manual em ‘H’ e entra uma caixa automatizada com embreagem simples. De acordo com a preparadora de alta performance sediada no Texas, nos Estados Unidos, tal mudança ajudará o Venom F5 atingir números de desempenho mais expressivos. Controles de tração e estabilidade também serão reprogramados para gerar maior eficiência.

Os engenheiros também trabalharão na aerodinâmica do ‘bólido’. A intenção é aplicar artifícios que reduzam a resistência do ar. O coeficiente aerodinâmico do Venom GT é de 0,44. Para o Venom F5, a projeção é atingir o patamar de 0,40.

O peso também será revisto. De acordo com informações da própria Hennessey, o superesportivo deverá terá menos de 1.300 quilos. Para se enquadrar nesta nova ‘ditadura do peso’, inúmeras peças foram refeitas a partir de materiais mais leves – maioria adotou fibra de carbono.

Com estas modificações, o Hennessey Venom F5 – além de atingir os 466,71 km/h de velocidade final – deverá atingir índices espantosos de aceleração. O Venom GT, por exemplo, demorava 13,6 segundos para ir de 0 a 300 km/h, e 14,5 segundos para ‘beliscar’ os 322 km/h.

A apresentação oficial do Hennessey Venom F5 ocorrerá em 2015, no entanto as primeiras das 30 unidades serão entregues aos milionários compradores a partir de 2016. A ideia é encerrar a fabricação do Venom GT primeiro – foram feitos 16 exemplares de um total de 29. E somente a título de curiosidade, um GT custa US$ 1,2 milhão (cerca de R$ 2,7 milhões). E, obviamente, o F5 será ‘um pouco’ mais caro.

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