A história do automóvel - A evolução da mobilidade

José Luiz Vieira, ex-colunista do WebMotors, presenteia os fãs de automóveis com obra fundamental
  1. Home
  2. Cultura WM1
  3. A história do automóvel - A evolução da mobilidade
Gustavo Ruffo
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- José Luiz Vieira nos deu o privilégio de ouvi-lo e aprender com ele em diversas ocasiões, inclusive sendo nosso colunista. Nos últimos anos, ele vinha se dedicando a uma forma de dividir seu vasto conhecimento com o maior número de pessoas possível, inclusive com aquelas não muito fãs de computadores. Pois é para todos que este decano do jornalismo especializado brasileiro oferece, a partir de julho deste ano, a obra “A História do Automóvel – A Evolução da Mobilidade”, publicada pela editora Alaúde.

Dividida em três volumes, a obra terá lançamento paulatino: o primeiro volume, com 424 páginas, capa dura e papel couché, chega agora às lojas, com preço de R$ 108, promocionalmente vendido, até um dia antes do início de suas entregas, em 6-07-08, por R$ 91,80. Neste primeiro volume está abrangida a história da mobilidade humana da pré-história até 1908.

Ali será possível ao leitor perceber algo que o autor do livro sempre repete: não há idéias novas, apenas aquelas que, por falta de tecnologia, não podiam se realizar. O primeiro híbrido, por exemplo, foi o Lohner-Porsche de 1899, que também trazia um motor elétrico em cada roda, idéia que, com o advento da eletrônica e das baterias de íons de lítio, vem sendo colocada em testes e, em breve, deve chegar aos carros de produção em série.

O segundo volume, que vai de 1908 a 1950, chega às livrarias em dezembro deste ano. O terceiro e último, que vai de 1950 aos dias atuais, terá de ser aguardado até abril do ano que vem. Uma espera ansiosa, sem dúvida, mas feliz por ver o sonho deste grande jornalista realizado, sonho de que tomamos conhecimento quando o conhecemos, em 1998, mas que certamente já existia bem antes disso.

Sorte a nossa, de todos os apaixonados por veículos, a de ter uma obra tão rica e de uma fonte tão confiável em língua portuguesa. José Luiz Vieira já tem um longo histórico de contribuições ao mundo automotivo, mas essa, certamente, é a maior prova de sua generosidade, algo que é comum a todos os grandes jornalistas especializados brasileiros, como Fernando Calmon, Bob Sharp, José Rezende-Mahar, Boris Feldman, Jason Vogel e tantos outros. Longa vida a todos eles. A José Luiz Vieira, nosso muito obrigado pelo presente!

Gosta de esportivos?

Então veja aqui no WebMotors as melhores ofertas:

Aston Martin

Porsche

Ferrari

Lamborghini

Leia também:

“Memórias sobre Rodas” traz história dos carros de 1960

Maverick, um ícone dos anos 1970

Livro conta a história da DKW, a pequena maravilha

IBAP Democrata

Circuito da Gávea mostra a história do automobilismo brasileiro

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors