Homens são melhores motoristas, diz estudo

Números foram divulgados hoje pela Driving Standards Agency
  1. Home
  2. Cultura WM1
  3. Homens são melhores motoristas, diz estudo
Adriana Bernardino
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A polêmica existe desde que a primeira mulher ousou pilotar um automóvel. Afinal, quem é melhor motorista: homens ou mulheres? Elas conquistaram o mercado – representam hoje aproximadamente metade das vendas de automóvel no país –, mas não convenceram o sexo oposto de que essa igualdade se entende também para a habilidade ao volante.

Se depender dos números divulgados hoje pela agência inglesa Driving Standards Agency DAS e publicados no site de notícia Wales Online, a fama delas vai continuar. Pesquisa realizada no país com candidatos à carteira de motorista revelou que os homens representam 53,8% dos aprovados no exame contra 47,4% das mulheres.

De abril de 2008 a março deste ano, foram pesquisados 28 postos de exame no País de Gales, um total de 75.921 testes: 36.852 feitos por homens e 39.339, por mulheres. Enquanto os homens conquistaram 19.841 aprovações, apenas 18.651 mulheres puderam deixar o carro da autoescola, embora elas fossem 2.487 a mais que o sexo oposto fazendo o teste. Somente na cidade de Pwllheli as mulheres tiveram resultado melhor do que dos homens: 50,5%.

Na cidade de Lampeter, a diferença entre os sexos ficou mais acentuada: o número de homens aprovados foi 13,3% maior. A menor diferença foi em Bala: apenas 3%. O pior resultado delas, entretanto, foi em Rhyl, onde 63,6% não passaram no exame.

O político Chirs Frank, membro do partido Plaid Cymus, que solicitou a pesquisa, diz que ficou tão surpreso com o resultado que pediu uma explicação para a chefe-executiva da DAS, Rosemary Thew. Para ele, as mulheres podem estar sendo tratadas de maneira diferente pelos examinadores. “Fiquei pensando se a razão para esse resultado não se deve ao fato de a grande maioria dos examinadores no País de Gales ser homens".

Em resposta a Franks, Thew alegou que “a maneira de conduzir o carro é o único critério em que um candidato é avaliado no teste”.

Já Neil Greig, diretor do Institute of Advanced Motorists, não mostrou surpresa com o resultado da pesquisa. “A taxa de homens aprovados sempre foi superior”. Para Greig, embora homens tenham melhores resultados nos testes, as mulheres tendem a dirigir com mais segurança. “Acreditamos que os rapazes são mais preparados para o teste. Talvez isso aconteça porque eles sofrem mais pressão por parte dos colegas para passar logo na primeira vez”, disse.


_________________________________
Leia também:

Dirigir e ouvir o jogo pode dar zebra

Vovó de 95 anos perde a carteira por excesso de velocidade

Site americano registra indignação de motoristas no trânsito

6 livros para sacar do porta-luvas

Irmãos cara-de-pau: polícia não consegue multar gêmeos idênticos

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors