Limosine presidencial: os grandes carros de luxo da marca Lincoln

O Brasil inteiro comemorou o Dia Nacional do Fusca. Acompanhe os principais detalhes de cada evento
  1. Home
  2. Cultura WM1
  3. Limosine presidencial: os grandes carros de luxo da marca Lincoln
Marcos Camargo
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Os clássicos mais vistos do mundo são sem dúvida as limosines, que impressionam pelo tamanho e pelo luxo que representam. Nos Estados Unidos as fabricantes Lincon e Cadillac travam uma verdadeira batalha para ganhar o título de carro oficial.

A história conta que o título mudou de mão em mão, ao longo da história, de acordo com a preferência do presidente norte americano. Johson preferia as limosines Ford e tinha uma que ele mesmo dirigia, na Casa Branca. Já Einsenhower gostava da linha Chevrolet, e encomendou um Cadillac Eldorado em 1953.

A Lincoln, divisão de luxo Ford foi uma das principais fornecedoras de limosines para os presidentes dos Estados Unidos e cada modelo tem curiosidades interessantes, por isso selecionamos as três grandes séries destes nobres automóveis, para os leitores do portal WebMotors:

Lincoln Sunshine Special 1939

Divisão de luxo da marca Ford, a Lincoln lançou o modelo Sunshine Special, baseado na plataforma do igualmente luxuoso modelo K. A série chegou ao mercado em 1931 com seu imponente motor V8 6,3 litros que depois foi substituído pelo V12 6,8 litros alimentado pelo carburador Stromberg de alta compressão . O carrão não tinha nada de inovador além do desenho da grade, das rodas de aço prensado e também do pára-brisa bipartido. Para se tornar o carro oficial, foi transformado em conversível. Este modelo serviu ao presidente Franklin Roosevelt no auge da II Guerra Mundial e está exposto no Museu da Ford em Detroit, Michigan.

Lincoln Cosmopolitan 1950

Lançado no final de 1948, o modelo Cosmopolitan era a tradução do que havia de mais moderno na época, com grandes avanços aerodinâmicos. O modelo foi o primeiro com pára-lamas incorporados à carroceria. Para andar com desenvoltura, recebeu o motor V8 5,5 litros com 152 cavalos, com câmbio automático de três velocidades “emprestado” da General Motors.

O carro que serviu ao presidente Harry Truman e Dwight Eisenhower recebeu adaptações para se tornar conversível. O Cosmopolitan tinha uma alça de reforço, como uma cesta de piquenique, w na parte superior que abrigava uma bolha acrílica, chamada Plaxiglas, blindada e translúcida, para que o presidente fosse visto pelas multidões. Os presidentes Kennedy e Johnson também usaram poucas vezes este modelo, em eventos especiais, até 1965.

Lincoln Continental 1961

Esta limosine é também um dos carros mais famosos da história, pois em seus bancos o presidente John Kennedy foi assassinado em Dallas, em 1963.

O Lincoln Continental era um modelo típico dos anos 1960 sem os ornamentos exagerados da década anterior, e poucos cromados. O carro foi customizado pela empresa Hess e Eisenhart, de Cincinnati, Ohio e também transformado em conversível.

A pedido do presidente, a bolha blindada, fabricada em Plexiglas, foi colocada no teto do veículo, porém como o carro foi alongado pela encarroçadora, o sistema de ar condicionado era ineficiente para refrigerar uma área tão grande, o que gerava desconforto. Por isso, o serviço secreto americano dispensou a bolha em eventos realizados em cidades consideradas seguras.

Após o assassinato do presidente John Kennedy, o seu sucessor Lyndon Johnson mandou o carro de volta para a fábrica, e encomendou diversas mudanças. O carro ganhou novo teto rígido e voltou a sua forma original de sedan. Também ganhou sistema de comunicação por rádio e telefone, um aparelho de ar condicionado mais potente, vidro à prova de balas e uma nova pintura. O modelo foi reformado novamente em 1967, serviu também a Richard Nixon, e ficou em operação até 1977. Depois de aposentado após 16 anos, o Lincoln 1961 também virou acervo do Museu Henry Ford.

Outros carros foram construídos entre 1969 e 1967, para uso esporádico e todos eram modelo Continental, com a mesma configuração do modelo 1961.

Lincoln Continental 1977

O modelo Continental do final da década de 1970 era símbolo de status em todos os sentidos. A marca Lincoln incorporou o sobrenome limosine para todos os modelos top de linha, que traziam carroceria alongada e acabamento interior de alto luxo com tecidos importados. A linha Continental ou Grand Marquis, da Mercury, eram uma verdadeira febre entre empresários e celebridades.

Em 1977 chegou a nova limosine do então presidente Jimmy Carter. Porém o carro era uma decepção para os fãs da marca, com suas exageradas janelas e outras alterações estéticas que deixavam o modelos mais simples em relação ao Continental original de fábrica. O carro tinha a mesma altura dos modelos funerários e a comparação era inevitável.
Ainda assim era um primor em termos de segurança, com uma série de sistemas de alarme, telefone de emergência, duplo sistema de ar condicionado, blindagem nos vidros, barras de proteção nas portas e um potente motor 7,5 litros V8.

Em 1979 foi feita uma nova encomenda, tamanha era a reprovação do público em relação a limosine “funerária”. Este Continental serviu os presidentes Gerald Ford, Jimmy Carter and Ronald Reagan, que sofreu uma tentativa de assassinato em 1981.

Fim da linha para a Lincoln

Nos anos 1980, a Cadillac voltou a ganhar espaço entre os fabricantes de automóveis oficiais, e sua rival Lincoln perdia espaço. Em 1983, o título de fornecedora oficial passou finalmente para a divisão de luxo da General Motors. Ainda assim, em 1989 o presidente Ronald Reagan encomendou um modelo Continental para a presidência. O carro serviu também ao presidente George Bush, o pai, até 1992. De 1993 até hoje, todas as limosines dos presidentes são fabricadas pela Cadillac, inclusive a atual, que tem dianteira do modelo DTS, e que serve ao presidente Barack Obama.

Siga a gente no Twitter! Novidades, segredos e muito mais: www.twitter.com/WebMotors

Gosta de clássicos e de esportivos?

Então veja aqui no WebMotors as melhores ofertas para esses carros míticos:

Austin

Alfa Romeo

Americar réplicas

Bentley

Bianco

Chamonix réplica

DKW-Vemag

Dodge

FerrariLeia também:

Preparadora russa Cardi transforma Porsche Cayenne em um Volga

Bugatti Type 57S Atalante esquecido na garagem vai a leilão

Irmãos Huet cumprem promessa e apresentam o HB Special

Único Miura Roadster do mundo será vendido na Suíça

Cadillac dos Caça-Fantasmas é colocado à venda no eBay

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors