Mitsubishi 3000 GT VR4: O supercarro japonês

Modelo trazia motor V6, biturbo e 320 cv, além do torque de 43,5 kgfm

  1. Home
  2. Cultura WM1
  3. Mitsubishi 3000 GT VR4: O supercarro japonês
Renato Bellote
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon


“A Ferrari japonesa”. Com esse slogan muita gente ficou conhecendo o superesportivo da Mitsubishi logo após sua apresentação no Tokyo Motor Show de 1989. O estilo era igualmente agressivo, mas o peso-pesado nipônico vinha carregado de tecnologia.

Duas características merecem atenção especial. A primeira diz respeito ao eixo traseiro direcional, que se movimenta alguns graus quando o esportivo passa dos 120 km/h. A segunda é sobre o Aero Active, sistema que muda o ângulo do aerofólio e do spolier dianteiro, privilegiando – ainda mais – a aerodinâmica.

Encontrar um deles em bom estado é tarefa difícil. E, ainda por cima, com tudo funcionando, um verdadeiro achado. É só o que posso dizer sobre esse exemplar extremamente bem-conservado e com todos os cavalos bem dispostos.

Falando em cavalaria sob o capô ele traz o motor V6, biturbo, com 3 litros e 320 cv, além do torque de 43,5 kgfm. Muita força e potência excepcional. Na época rivalizava de igual pra igual com os europeus, leia-se BMW M3, Ferrari F355 e Porsche 911 Turbo. 

Impressões ao volante

A primeira impressão diz respeito à ergonomia. Posso dizer que me lembrou um modelo que já mostrei aqui, o Porsche 968. Com tudo em ordem, hora de girar a chave e ouvir o ronco encorpado do escapamento esportivo.

O 3000 GT sofre alguma inércia inicial, típica dos turbinados da década de 90, mas logo está com o motor cheio e o ponteiro do conta-giros colado na faixa vermelha. Seus números são atuais, com 0 a 100 km/h em 5,7 segundos e velocidade máxima de 256 km/h.

A transmissão de seis marchas manual da Getrag é perfeita e o trabalho da suspensão igualmente elogiável. Em breve teremos mais bólidos japoneses por aqui, contando a história desses ícones que mudaram o conceito de esportividade do ocidente. Até lá!

 

 

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors