Piloto da Vez

Movimento desenvolve no Brasil conceito inédito de direção segura
  1. Home
  2. Cultura WM1
  3. Piloto da Vez
Adriana Bernardino
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- O número de acidentes de trânsito causados por motoristas alcoolizados parece não ter sido suficiente para gerar uma mudança eficaz de comportamento, principalmente entre os jovens.

Para reverter esse quadro, diversas marcas e órgãos de trânsito, liderados pela Johnnie Walker, iniciaram no Brasil o movimento Piloto da Vez.

Inédita no país, a iniciativa consiste em incentivar o grupo de amigos a escolher alguém da turma para não beber e, depois da balada, levar todos para casa com segurança.

No exterior, a prática de eleger um “designated driver” já é comum e costuma vir antes mesmo da escolha do bar ou da festa.

Segundo dados do Data Developmente Worldwide, um dos maiores institutos de pesquisa do mundo, 90% dos consumidores americanos acreditam que ações como a do Piloto da Vez são uma iniciativa eficaz para reduzir os riscos causados por álcool e direção. Dos entrevistados, 72% disseram já ter sido o Piloto da Vez ou ter pegado carona com um deles.

A idéia de promover no Brasil o conceito de responsabilidade de consumo surgiu da Diageo, empresa de bebidas alcoólicas responsável pela produção e venda do whisky Johnnie Walker, quando houve a possibilidade de patrocinar a equipe McLaren Mercedes de Fórmula 1. “Usaríamos a possibilidade de exposição da marca para divulgar em todo o planeta e, especialmente no Brasil, esse conceito único de responsabilidade de consumo. Antes de sair de casa, escolha um amigo que não vai beber para levar todos para casa com segurança. O conceito foi tão bem aceito que foi exportado para vários outros países”, diz Eduardo Bendzius, diretor de marketing da Diageo no Brasil.


Divulgação e refrigerante grátis


As marcas convidadas a participar do Movimento Piloto da Vez – Volkswagen, as revistas TRIP/ TPM, o portal UOL, órgãos de trânsito CTTU e SET e rádios como Transamérica Recife e Salvador, 103 FM Sorocaba e 94 FM Bauru já colocaram em andamento uma série de iniciativas para tornar o movimento conhecido no país.

Entre elas estão a distribuição de matérias que explicam o conceito Piloto da Vez, adesivos com a frase “Aqui tem um Piloto da Vez” e faixas e banners em pontos estratégicos com os dizeres: “Assuma a liderança. Se beber, não dirija”

Os bares parceiros do movimento irão dar ao consumidor, até o mês de novembro, cinco refrigerantes grátis. Para tanto, basta acessar o site www.pilotodavez.com.br, imprimir um voucher e se declarar o Piloto da Vez da turma confira, abaixo, os estabelecimentos parceiros.

No site do movimento é possível ler também artigo do médico psiquiatra Jairo Bouer foto, que esclarece os motivos pelos quais vale a pena se tornar um Piloto da Vez. “O álcool é um potente alterador do sistema nervoso central. Os efeitos dele têm a ver com a quantidade e a velocidade do consumo de álcool. Num primeiro momento, a pessoa fica mais desinibida, alegre e expansiva, funcionando como um estimulante do sistema nervoso. Mas, rapidamente, com níveis de alcoolemia mais altos, começa-se a perceber uma lentidão de reflexos. Com um nível ainda mais alto, a pessoa começa a ter embaralhamento visual. Ou seja, após o estímulo inicial, o álcool começa a reprimir o sistema nervoso, o que torna uma pessoa incapaz de dirigir com segurança”, explica Bouer.

Outra parceria que ajudará o motorista a ser tornar um Piloto da Vez foi a firmada com o site MapLink. Os internautas de São Paulo e Campinas encontraram gratuitamente no site o melhor trajeto a ser feito na hora de deixar os amigos em casa.


Bares e estabelecimentos parceiros


Em São Paulo

Dona Flor: Rua Canário, 480 – Moema – Tel: 3044-2624

Kia Ora: Rua Dr. Eduardo de Souza Aranha, 377 – Vila Olímpia – Tel: 3846-8300

Na Mata: Rua da Mata, 70 – Itaim Bibi – Tel: 3079 0300

São Bento: Rua Mourato Coelho, 1060 – Vila Madalena – Tel: 3044-2624


Em Campinas

Seo Rosa - R. Dr. Emílio Ribas, 567 – Cambuí - Tel: 3255 1180

Espaço Coronel - R. Sampainho, 336 – Cambuí - Tel: 3252 3737

Andarilho - R. Sampainho, 197 – Cambuí - Tel: 32543721


Em Recife

Musique: R. Tenente João Cícero, 202 A – Boa Viagem – Tel: 81-2102 9191

Over Point: R. da Alfândega, 35 - 4º andar – Recife Antigo - Tel: 81- 3305 5777

Jardins: Av. Domingos Ferreira, 2045 – Boa Viagem - Tel: 81- 3326 8080


Em Salvador

Pra Começar: Av. Manoel Dias da Silva Shopping Nina Boulevard – Amaralina – Tel: 71 3345-6450

Babagula: Av. Otávio Mangabeira, 7689 – Armação - Tel: 71 3461-7777

Baggio: Av. Otávio Mangabeira, 54 – Armação - Tel: 71 33452766

Leia também:

Veja os medicamentos que não combinam com direção

________________________________

Quer receber nossa newsletter e boletins de manutenção de seu carro? Então se cadastre na Agenda do Carro clicando aqui e receba boletins quinzenais com as notícias mais quentes!


_______________________________
E-mail: Comente esta matéria

Envie essa matéria para uma amigoa

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors