Pratique o contentamento

Veja dicas para começar 2011 sem estresse ao volante
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Adriana Bernardino
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Ok, vamos assumir: apesar de todas as dicas que temos dado para viver momentos mais harmoniosos dentro do carro, não sejamos otimistas a ponto de dizer que o trânsito é o melhor lugar do mundo para passar o tempo.

Não o é, como as fileiras de prédios enquadrando toda a extinta natureza ao redor de nossos olhos não o são. A vida moderna, por si mesma, não tem poesia. É preciso recriá-la a fim de que não nos tornemos mais um componente cinza na paisagem urbana.

Por que não mudar de alma também ao volante, descobrir sensações novas em meio ao caos? A ioga, sistema filosófico indiano que utiliza exercícios respiratórios, corporais e mentais em seu método, oferece algumas dicas para isso. Descubra-as agora.

“Ficar no trânsito não é o melhor lugar para as experiências nirvânicas” – diz a francesa Nicole Witek, professora de ioga há 20 anos – “Mas já que estamos no meio do barulho, de centenas de carros, temos de encontrar em nós todos os recursos que tornem esse momento menos mau, já que essa experiência emocional pode ser determinante para nossa saúde futura,” diz Nicole.

Solicitada por organizações em diversos países, uma das especialidades de Nicole é aplicar a ioga com finalidade antiestresse e fortalecimento dos olhos. “Podemos aproveitar esse momento para refletir sobre nossas atitudes emocionais, mentais ou físicas, e nos conhecermos um pouco melhor. Os exercícios que escolhi para esta reportagem são os que faço regularmente no trânsito. Mais ou menos 15 minutos por dia de prática já proporcionam efeitos comprovadamente benéficos”, garante a professora.

Dicas de ioga no trânsito

O contentamento, explica Nicole, é o pré-requisito da ioga. “Para ser feliz é necessário se sentir contente. Mas como ficar contente em um momento tão desagradável quanto o trânsito?” Vamos lá:

Ahimsa – pratique a não-violência

Sabemos que a violência nasce do medo. O que tememos no trânsito? Pense nos seus medos: chegar atrasado? Perder uma grande oportunidade? Sofrer um assalto? Analise de que forma esses sentimentos o tornam violento e, então, tente dissipá-los. Como você, todos estão presos no congestionamento. Nervosismo e tensão o atrapalharão ainda mais nas importantes tarefas do dia.


Santosa – pratique o agradecimento

Lembra-se da época em que havia poucos e caríssimos carros? Da época em que, devido a meios escassos de locomoção, gastava-se muito tempo para ir de um canto a outro? Ah, você é muito jovem para isso. Então dê uma olhada ao redor: quantas pessoas, principalmente as que têm de se locomover amontoadas em transportes públicos, sonham em estar no seu lugar, dirigindo confortavelmente um carro? A independência é uma benção. Tirar carteira de habilitação e ter um carro, então, é um grande momento da vida. Ainda que estejamos paralisados no trânsito, vale exclamar: que bom que tenho um carro e posso ir aonde quero!


Respiração

Outra forma de aproveitar bem o tempo é endireitar a coluna e encaixar a bacia no banco. Assim você terá uma respiração mais livre. Sinta e imagine a pilha de vértebras que sobe da região do sacro até a nuca. Cada respiração permite que haja mais espaço entre elas, que a caixa torácica fique mais ampla e libere espaço para o diafragma.


Visão

O controle da mente passa pelo controle dos olhos. Os exercícios abaixo não só permitem o relaxamento dos músculos da visão como promovem a saúde dos olhos e reforçam a capacidade de concentração mental:

Controle mental – Quando estiver parado, fixe sua atenção sobre uma das luzes pequenas do painel. Olhe para esse pontinho por dois segundos até enxergá-lo precisamente. Quando seus olhos estiverem acomodados nesse local, escolha um outro alvo longe (pode ser o pontinho da placa do carro da frente ou um ponto no topo de uma torre ou antena) para acomodar novamente o olhar. Fixe-o também por dois segundos, não mais que isso. E sempre que estiver parado, hein? Em movimento, esse exercício mais prejudica que ajuda.

Relaxamento mental – Aproveite para relaxar a musculatura ao redor dos olhos. Tente, sem contrair a testa ou o rosto, aumentar o espaço entre as pálpebras (que devem estar leves) e as sobrancelhas. Esse exercício também dura alguns segundos.

Feche os olhos e aperte firmemente as pálpebras (os músculos vão vibrar!). Ao abri-las, pisque 20 vezes, aproximadamente. Faça esse exercício cinco vezes, no mínimo.

Mobilidade do aparelho visual e relaxamento da musculatura ocular – Coloque o dedo indicador a, mais ou menos, 10 centímetros do nariz. Então, gire a cabeça para direita e para esquerda, sempre olhando para o dedo (que não deve sair do lugar). Praticando 10 rotações com os olhos abertos e 10 com os olhos fechados, você ganhará também mobilidade das vértebras cervicais e relaxamento de toda a musculatura do pescoço.

Programação mental – prepare-se para os compromissos do dia – E por que não se preparar para as atividades mais difíceis do dia? Dentro do carro, imagine que está dando tudo certo, que o trânsito se abre como o Mar Vermelho na frente de Moisés. Você atravessa o oceano de dificuldades com serenidade e confiança. Mas cuidado, não basta imaginar: a emoção deve estar presente para que esses minutinhos com você mesmo sejam realmente proveitosos. Manter esse clima durante por um tempinho fará toda a diferença. Você se sentirá bem consigo mesmo e ficará consciente de seu potencial. Vamos tentar?

Nicole Witek ( nicole@respireyoga.com.br ) é membro da Associação Internacional de Professores de Yoga Brasileira, Francesa e Coreana; formada em Hatha Yoga e várias outras modalidades como asthanga.

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