Utilitário da Volkswagen completa 60 anos de existência

A primeira Kombi era equipada com um motor de quatro cilindros, refrigerado a ar, de 1,1-litro a gasolina
  1. Home
  2. Cultura WM1
  3. Utilitário da Volkswagen completa 60 anos de existência
Rodrigo Samy
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- A Volkswagen Kombi comemora, em março, os 60 anos do início da sua produção. Assim como no Brasil, a utilitária fez muito sucesso na Europa. A principal diferença é que lá a van ganhou cinco gerações. Ao todo, foram comercializadas 10 milhões de Kombi no planeta.

Por aqui, a Kombi continua vendendo bem, por volta de 2 mil unidades ao mês e ocupando a lista das vans mais vendidas no Brasil. A Fiat Ducato, segunda colocada, por exemplo, vende em torno de 600 unidades ao mês.

A primeira Kombi, aquela produzida em 1950, era equipada com um motor de quatro cilindros, refrigerado a ar, de 1,1-litros a gasolina. Colocado no eixo traseiro, o conjunto oferecia 25 cv de potência máxima e conseguia atingir a velocidade máxima de 97 km/h.

O WebMotors andou na Volkswagen Kombi arrefecida a água em 2005. Na época, a van deixava o motor a ar de lado e passava a usar o motor arrefecido a água. A troca de motores é considerado um marco na história do modelo.

No Brasil, a Kombi começou a ser produzida e comercializada em 1957. E depois de longos anos de vitória, surgiram alguns boatos sobre a morte da van da Volkswagen... Será? Não! Veja o que diz o colunista do WebMotors, Joel Leite, sobre o desenvolvimento de um sistema de ABS para a Volkswagen Kombi.

Já, outro colunista do WebMotors, Fernando Calmon, homenageou a Kombi com o título de um filme: Dura de Matar 5.0. Ela não morrerá.

_________________

Twitter
_________________


Gosta de vans?

Então veja aqui em nossos estoques a melhor oferta para você:

Volkswagen Kombi

Kia Besta

Fiat Ducato

Citroën Jumper

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors