Carros com controle de estabilidade mais baratos

Item de segurança já é obrigatório em projetos novos de veículos. Separamos os mais em conta com o equipamento

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Renan Rodrigues
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Na última semana, o WM1 mostrou que o controle de estabilidade completou 25 anos de história. Vale lembrar também que, desde janeiro, todos os projetos novos devem contar com o item de segurança. Já em 2022, qualquer carro 0 km deverá ser vendido com o dispositivo.

De olho na importância do equipamento para a segurança dos motoristas e passageiros, separamos uma lista com os cinco automóveis mais em conta que têm o ESC - ou ESP, a sigla como é popularmente conhecido. Confira os carros com controle de estabilidade mais baratos.

Hyundai HB20 - R$ 48.990

Hb20s Evolution 1.0 Mt
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Legenda: Item é opcional desde a versão mais barata do Hyundai HB20
Crédito: Divulgação

Não é um item de série no caso do HB20. Na verdade é oferecido como opcional por R$ 1.000. O preço de tabela é de R$ 47.990 a partir da versão Sense - de qualquer forma, é um dos carros com controle de estabilidade mais baratos do mercado.

O modelo em questão tem, ainda, direção elétrica, ar-condicionado, controles de áudio no volante, vidros dianteiros elétricos, calotas de 14 polegadas, bancos traseiros com cintos de três pontos, três apoios de cabeça e Isofix, e banco do motorista com ajuste de altura. O motor é o 1.0 de 80 cv associado ao câmbio manual de seis marchas.

Fiat Uno - R$ 50.890

Fiat Uno Way
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Legenda: Fiat oferece o equipamento a partir da versão Drive como opcional

Preparado para receber o item desde que foi reestilizado, em 2017, o Uno tem o ESP como opcional no pacote Comfort Plus (R$ 2.900), que pode ser adicionado desde a Drive, que custa R$ 47.990. O pacote inclui assistente de partida em subida e outros itens de conforto, como abertura interna do porta-malas.

De série na versão, direção elétrica, ar-condicionado e trio elétrico. O motor é o 1.0 Firefly de até 77 cv e o câmbio é manual de cinco marchas.

Chevrolet Onix - R$ 53.050

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Legenda: Todas as versões do Onix já saem de fábrica com o controle de estabilidade
Crédito: Divulgação

Desde o modelo mais básico, a linha traz o ESP de série, juntamente com outros itens que ganharam destaque no lançamento do novo sedã Onix Plus (e replicados no hatch), como os seis airbags, assistente à partida em rampas e Isofix.

Ajuste de altura dos faróis, monitoramento de pressão dos pneus, ar, vidros nas quatro portas e travas elétricos e som com duas entradas USB também fazem parte do Onix desde o mais barato. O motor 1.0 três-cilindros rende 82 cv e usa caixa manual de seis marchas.

Toyota Etios - R$ 53.190

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Legenda: Toyota Etios não tem rádio de série, mas está entre os carros com controle de estabilidade mais baratos
Crédito: Divulgação

O hatch acompanhou o sedã na adoção de controles eletrônicos de estabilidade, de tração e em aclives ainda na linha 2019. A versão mais básica usa o motor 1.3 16V de 98 cv e a transmissão manual de seis marchas.

O nível de equipamentos é similar aos demais, com ar-condicionado, direção elétrica, trio e Isofix. Como a maioria, não tem liga leve nas rodas ou central multimídia.

Volkswagen Polo 1.0 MPI - R$ 54.790

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Legenda: Volkswagen Polo devia o equipamento no lançamento, mas corrigiu isso na linha 2020
Crédito: Volkswagen Polo 1.6 MSI

Desde o ano passado, toda a linha do Polo tem ESP, assistente de partida em rampas e controle de tração. O motor é o 1.0 aspirado de três cilindros e de 84 cv. Também é vendido com quatro airbags, ar, direção elétrica, travas e vidros elétricos e chave com telecomando. O som é simples, com USB e Bluetooth e tem rodas de aço.

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