Audi A1 já tem data marcada para começar

Modelo compacto da fabricante alemã deve começar a ser produzido a partir de 2010
  1. Home
  2. Bolso
  3. Audi A1 já tem data marcada para começar
Rodrigo Samy
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- A Audi anunciou que a fábrica da marca em Bruxelas, na Bélgica, receberá um investimento de aproximadamente € 100 milhões, equivalente a R$ 254 milhões, para renovar o seu processo fabril. Este é o primeiro estagio de investimento para ajustar a planta à produção do novo carro compacto da marca, o modelo A1, que antecipamos com a apresentação do conceito Metroproject, no Salão de Tóquio do ano passado. A idéia é que o veículo esteja pronto no início de 2010.

A fábrica da Audi em Bruxelas carregou um fardo semelhante ao do da Ford de São Bernardo do Campo, em São Paulo. Em 2006, a planta, que era da Volkswagen, gerou uma indigestão social nos 5.400 trabalhadores, que estavam ameaçados de ir para a rua.

Depois de inúmeras negociações, a solução encontrada pelo Grupo VW foi passar a gestão da fábrica à Audi. Conforme o acordo, a subsidiária se comprometeria a conservar 2.200 postos de trabalho e produzir até 2009 84 mil veículos, sendo a metade do montante de Audi A3 e o restante de VW Polo.

O contrato também diz que o próximo passo será a produção de modelos Audi A1 no lugar dos Volkswagen Polo. Mas, como o futuro Polo usará a mesma base do A1, a plataforma PQ25, talvez não seja necessária a transferência da produção do carro da Volkswagen para outro lugar.

Audi A1

Como já adiantamos, em 2007 a fabricante alemã apresentou no Salão de Tóquio, Japão, o Metroproject quattro, carro-conceito que deve dar origem ao compacto Audi A1. O modelo será um contra-ataque ao crescimento da compatriota BMW no segmento dos compactos premium, com o Mini, e tem 3,91 m de comprimento, 1,75 m de largura e 2,46 m de entreeixos. A plataforma será a mesma do novo Skoda Fábia, do Seat Ibiza e do futuro VW Polo.

O Metroproject apresentado em Tóquio tem motor 1,4-litro TFSI, com turbocompressor, de 150 cv e 24,4 kgm de torque. A transmissão é acionada pelo câmbio DSG, já adotado em veículos da Audi e da VW.

Audi A2

Não é a primeira vez que a Audi tenta enfrentar a febre dos compactos europeus. O modelo A2 não emplacou. Ele foi um modelo compacto de vida curta, produzido pela Audi entre 1999 e 2005, e um dos primeiros modelos compactos de série no mundo a utilizar amplamente alumínio com o objetivo de reduzir peso e, conseqüentemente, aprimorar a economia de combustível. Ele chegou a ser mostrado no Salão do Automóvel de São Paulo, mas não veio para o Brasil.

Gosta de carros compactos?

Então veja aqui no WebMotors as melhores ofertas:

Citroën C3

Chevrolet Corsa

Ford Fiesta

Leia também:

SEGREDO! - Citroën C4 5-portas

SEGREDO! – Toyota Yaris

SEGREDO! – Peugeot 206 Sedan será lançado em breve

SEGREDO! – VW Eos começa a chegar ao Brasil

SEGREDO! – VW Robust, a picape média da marca alemã

SEGREDO! – Veja o Ford Ka europeu, baseado no Fiat 500

SEGREDO! – BMW Z4 terá capota rígida retrátil

SEGREDO! – Lotus Eagle estreará no Salão de Londres

SEGREDO! – Novo Mercedes-Benz Classe E é flagrado

SEGREDO! – VW Robust, a picape média da marca alemã

SEGREDO! – Veja o Ford Ka europeu, baseado no Fiat 500

SEGREDO! – BMW Z4 terá capota rígida retrátil

SEGREDO! – Lotus Eagle estreará no Salão de Londres

SEGREDO! – Novo Mercedes-Benz Classe E é flagrado

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors