Como declarar carros no Imposto de Renda 2023
1 - Como deve ser feita a declaração de carros no IR?
Não somente os carros, mas veículos em geral, como motos e caminhões, devem ser declarados na aba “Bens e Direitos” com o código “21 – Veículo automotor terrestre: caminhão, automóvel, moto, etc”. Será necessário o preenchimento do campo com o número do Renavam do veículo.Em seguida, no campo “Discriminação”, preencha com os dados do veículo (placa, modelo, ano de fabricação), informações do vendedor (nome, CPF ou CNPJ), data da compra e qual foi a forma de pagamento na negociação. Em casos de veículos usados, você pode encontrar esses dados na cópia do documento de transferência.
Nos campos "Situação em 31/12/2018 (R$)" e "Situação em 31/12/2019 (R$)" vão indicar o quanto foi pago pelo veículo em cada ano. Por exemplo, se você comprou em 2019, o primeiro campo deve ficar em branco. Ou, se você dividiu o pagamento em longas parcelas, informe o valor total pago em cada ano.
Veja também
- Financiar o carro ou comprar a vista?
- Veja dicas de como financiar um carro
- Veja 5 erros frequentes ao financiar um veículo
2 - Qual valor deve ser declarado?
O valor pago na negociação ou o valor venal da Tabela Fipe, qual dos dois considerar para declarar no Imposto de Renda? Essa é a dúvida de milhares de motoristas e, para sanar sua dúvida, deve entrar na declaração o valor pago na negociação.Você só deverá modificar o valor na declaração do carro caso tenha adicionado equipamentos que tenham valorizado o preço do seu modelo. Nessas situações, atualize ao declarar o IR.
3 - Como declarar carros em casos de financiamento?
Outra dúvida comum é em relação ao valor a declarar em casos de financiamento do veículo: colocar o valor total ou apenas o que foi pago no ano? Simples: deve ser declarado apenas o que foi pago no ano anterior.Ou seja, se você fez o financiamento em 2019 e está fazendo a declaração do ano, coloque o valor da entrada (se houver) e a soma de todas as parcelas pagas até o último dia de dezembro. No ano seguinte você deverá declarar somente as parcelas pagas ao longo do ano e assim sucessivamente.
Na hora de preencher os dados em casos de carros de financiamento, basta informar no campo "Discriminação" essa informação e colocar quais são as condições do negócio.
Comentários