Comprou um veículo? Pague sem correr riscos

Nunca faça depósito ou transferência antecipado na conta do vendedor. Confira cuidados relativos à transação

  1. Home
  2. Bolso
  3. Comprou um veículo? Pague sem correr riscos
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Você encontrou o carro, moto ou utilitário que deseja comprar pesquisando na Webmotors. Depois de acertar o preço e as condições do negócio com o proprietário, loja ou concessionária, chegou a hora de fazer o pagamento e levar o veículo para a sua garagem.

Para não correr riscos, o ideal é pagar o dinheiro combinado, especialmente no caso de compra à vista, apenas no momento de receber o veículo e o CRV (Certificado de Registro do Veículo) preenchido e com firma autenticada para efetuar a transferência de propriedade. Nunca faça depósito ou transferência antecipadamente para a conta de quem está vendendo.

icon photo
Legenda: Financiamento de carro
Crédito: iStock

Marque um encontro com o vendedor em um cartório no qual ele tenha firma reconhecida. No próprio local, ou em uma agência bancária próxima, você pode transferir a quantia combinada por aplicativo de celular ou pelo telefone, na presença do vendedor, que pode conferir na hora se o dinheiro já entrou na conta dele. Vale destacar que transações entre contas do mesmo banco ou transferências via TED entre bancos diferentes são concluídas em instantes.

Feito e confirmado o pagamento, receba do vendedor o CRV, o documento de compra e venda, já preenchido e com a firma reconhecida - com ele, você vai efetuar no Detran a transferência do documento para o seu nome.

icon photo
Legenda: Financiamento de veículo
Crédito: iStock

Saiba que essa é uma responsabilidade sua, o novo proprietário, e você tem o prazo de 30 dias para cumpri-la a partir da data da negociação, sob pena de ser penalizado por infração grave, com cinco pontos na CNH e multa de R$ 195,23.

Já o comunicado de venda é uma atribuição do vendedor, também no prazo de 30 dias, estando igualmente sujeito a multa, além de ser responsabilizado juntamente com o comprador por infrações cometidas e passíveis das penalidades impostas.Não se esqueça: todos os documentos que envolvem a transação, recibos e comprovantes, devem ser guardados.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors