Estudantes brasileiros desenvolvem carro que faz 480 km/l

Protótipo foi desenvolvido em Minas Gerais e apresentado em evento na França
  1. Home
  2. Bolso
  3. Estudantes brasileiros desenvolvem carro que faz 480 km/l
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

-
Um grupo de estudantes da Universidade Fcaptional de Itajubá Unifei e da Universidade Estadual de Minas Gerais UEMG construiu um carro que é o sonho de todo motorista: o veículo é capaz de percorrer 480 quilômetros com um litro de gasolina.

O invento participou em maio da 18ª Eco-Marathon, na França, um evento que reúne carros-conceito desenvolvidos em todo o mundo, tendo em conta, principalmente, o desempenho. Os vencedores foram os franceses, que apresentaram um protótipo capaz de percorrer 3.492 quilômetros com um litro de combustível.

O protótipo foi construído com recursos de empresas locais e apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia MCT e do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq, e levou nove meses para ficar pronto.

A programação visual ficou a cargo dos alunos de design, e o desenvolvimento da mecânica e da eletroeletrônica foi feito pelos alunos de engenharia da Unifei. O modelo é equipado com computador de bordo que monitora o consumo de combustível, motor especial Honda e carenagem em fibra de vidro.

O próximo passo da equipe será buscar na Embraer a fibra de carbono usada em aviões e helicópteros para deixar o carro mais leve e resistente para a maratona de 2003.

Um dos objetivos do campeonato é mostrar às montadoras que é possível desenvolver carros que aliem potência com qualidade.

As informações foram fornecidas pela Agência Brasil.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors