Fábrica de carros pequenos da Toyota será em São Paulo

Desde que inaugurou a linha de produção do Corolla em Indaiatuba, São Paulo, a empresa negava o investimento no segmento de compactos
  1. Home
  2. Bolso
  3. Fábrica de carros pequenos da Toyota será em São Paulo
Rodrigo Samy
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- A Toyota confirmou ao jornal Valor Econômico que a nova fábrica da empresa será no interior de São Paulo. Totalmente destinada à produção de carros compactos, a idéia é que a nova planta produza 200 mil unidades ao ano.

O investimento para a nova estrutura será de US$ 1 bilhão e o anúncio oficial será feito no segundo semestre deste ano. A previsão é que a fábrica comece a funcionar em 2010.

Um dos Estados cotados para as futuras instalações da Toyota foi o Paraná, no município de São José dos Pinhais. Porém, a escolha pelo Estado de São Paulo foi favorecida pela malha viária e maior quantidade de indústrias de autopeças instaladas.

O colunista Fernando Calmon já havia adiantado que a Toyota tinha previsão de construir a fábrica em São Paulo. A dúvida seria entre Sorocaba e Santa Bárbara do Oeste. A idéia da montadora é a produção do Yaris, embora o carro possua características mais sofisticadas na Europa. Tudo indica que uma versão simplificada seria destinada aos países do Mercosul. Outra possibilidade seria a produção de um derivado de um compacto da Daihatsu, subsidiária da Toyota especializada em projetar automóveis de preço menor.

Em janeiro deste ano, o leitor Glauco Chang flagrou em São Paulo um Toyota Yaris Sedan estacionado, com logotipos escondidos e placas azuis, em São Paulo.

O Yaris começou a ser vendido nos Estados Unidos em 2006 e foi apresentado no Salão de Frankfurt em 2005. Na época, chegou-se a cogitar que a Toyota pudesse fabricar este carro no Brasil até 2010, mas nada disso foi confirmado.

Durante muito tempo o Yaris hatch ficou exposto na unidade da Toyota em São Bernardo do Campo, em São Paulo. Na época, 2003, a empresa afirmou que o carro estava lá apenas como demonstração para os fornecedores que iam fechar negócios de fornecimento.

Se você, leitor, tiver mais notícias sobre esse e outros modelos, não hesite em entrar em contato pelo e-mail editorial@webmotors.com.br e nos enviar informações e até imagens, pelas quais não haverá nenhuma outra remuneração que não o gosto de dividir a novidade com os outros leitores. Só podemos aceitar as contribuições oferecidas por seu próprio autor, com origem comprovada. Não se esqueça de autorizar expressamente a publicação das fotos e também de nos contar a história detalhadamente. A comunidade de leitores agradece!


_________________

Correção
O quarto parágrafo foi alterado em 27-06-08. Onde se lia: "O colunista Fernando Calmon já havia adiantado que a Toyota tinha previsão de investir na América Latina", lê-se: "O colunista Fernando Calmon já havia adiantado que a Toyota tinha previsão de construir a fábrica em São Paulo".
_________________


Gosta de compactos?

Então veja aqui no WebMotors as melhores ofertas para esse segmento:

Volkswagen Gol 1.0

Fiat Palio

Fiat Mille

Ford Fiesta

Chevrolet Celta

Leia também:

SEGREDO! - Veja como fica o novo Citroën C3

SEGREDO! – Chevrolet Meriva

SEGREDO! - Dacia Sandero Sedan confirma nova família

SEGREDO! - Chevrolet Captiva

SEGREDO! - Ford Ka Sedan

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors