Green Pai Driving ajuda a economizar combustível

Luso-indiano inventa mecanismo que poupa o bolso e o ambiente
  1. Home
  2. Bolso
  3. Green Pai Driving ajuda a economizar combustível
Adriana Bernardino
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O indiano naturalizado português Rajesh Pai, 43, ganhou medalha de prata no último Salão Internacional de Invenções, Técnicas e Novos Produtos de Genebra, ocorrido de 1 a 5 de abril deste ano, por criar um mecanismo que economiza combustível. A invenção consiste em uma faixa de luz verde que acende no velocímetro para informar ao motorista a faixa de velocidade que consome menos.

A Fiat já usa mecanismo parecido nos painéis do Mille Economy e Palio Economy. Batizado de Econômetro, o sistema ajuda o motorista a economizar até 10% de combustível, mas que não está relacionado à velocidade do veículo.

O invento do luso-indiano atua de forma diferente. Ele mostra ao motorista a faixa de velocidade que é mais eficiente em termos energéticos. Nos exemplos no site do inventor, a velocidade se situa entre 80 km/h e 100 km/h, o que pode variar de um automóvel para outro. Em outras palavras, o invento também estimularia os motoristas a dirigir em velocidades mais baixas, que consomem menos combustível.

Rajesh pediu registro da patente no Instituto Nacional de Propriedade Industrial. A invenção já tem nome: Green Pai Driving GPD. Segundo o luso-indiano, os objetivos do GPD são reduzir custos, emissão de gases tóxicos na atmosfera e conservar o petróleo. “Três fabricantes de automóveis estão interessadas no sistema”, revelou o inventor.

De acordo com Rajesh, a invenção pode gerar uma economia de até 6% por quilômetro rodado em relação aos veículos que não têm o GPD. “Enquanto o ponteiro estiver dentro da faixa verde, o motorista estará sendo econômico e ecologicamente correto. Se ultrapassar, sentirá o peso no bolso e no ambiente”, alertou.

Colaborou Gustavo Henrique Ruffo.

_____________________________
Siga a gente no Twitter! Novidades, segredos e muito mais: www.twitter.com/WebMotors

__________________________

Confira reportagens e dicas para ser um motorista legal com o seu planeta

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors