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Guia de Compra – Volkswagen SpaceFox

O que era belo, está ainda mais bonito... e caro!
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- A Volkswagem sempre se destacou no segmento de peruas. Foi assim com a Variant na década de 70 e com a Parati Volkswagen Parati, nos anos 80. Foi em cima de uma grande responsabilidade em resgatar o prestígio da Volkswagen no segmento, que a SpaceFox foi lançada em março de 2006. Inteiramente projetada por designers brasileiros, o modelo agradou por ser bem resolvido, não demonstrando ser apenas um Fox com teto alongado, um porta-malas maior e adição de colunas laterais. Sob o comando de Luiz Veiga, o departamento de design da Volks conseguiu fazer um ótimo trabalho na extensão das laterais e na inclinação da parte traseira do teto. O trabalho também não deixou de fora a preocupação com detalhes como a forma do vidro traseiro, que se harmoniza com as grandes lanternas — inspiradas nas da perua Passat —, que, como os faróis, foram recentemente foram alterados com a reestilização do modelo. Em razão das linhas do teto e maçanetas serem paralelas, a SpaceFox parece mais baixa do que realmente é.

Internamente, o espaço é igual ao do Fox, onde quatro pessoas adultas ficam bem acomodadas. O porta-malas é generoso, e sem dúvida, um dos destaques da perua. Com o banco na posição normal, ele comporta 430 litros; já com o banco avançado, a capacidade cresce para 527 litros. Se estiver com o assento rebatido, o espaço é de impressionantes 951 litros.

Uma boa ergonomia é garantida pelos bancos; os dianteiros oferecem também a regulagem de altura, e o traseiro, conta com regulagem para poder ser posicionado mais à frente, caso os passageiros assim o desejem.

O ponto que mais dividia opiniões na primeira versão do modelo, ficava por conta do painel. Ele tinha dimensões reduzidas e seu design era simples demais, não condizendo com o restante do carro. No modelo 2011, isso mudou. O novo painel se mostra bem mais elaborado, contando com um conta-giros bem maior, e o principal, com um desenho refinado e muito mais legível que o antecessor.

A mecânica permanece a mesma desde o lançamento, que lá em 2006, já contava com a motorização bicombustível. O motor é 1.6, o EA 111, que apesar de não ser referência em potência, dá conta do serviço sem problemas. Gerando 103 cavalos de potência e 14,5 kgfm de torque, ele é capaz de levar o carro a aproximadamente 175 km/h reais, marca razoável para categoria que ele faz parte. A média de consumo também é razoável. Quando abastecido com gasolina, ele fica em torno dos 9 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada.

Nos modelos 2011, o air-bag é de série nas únicas duas versões SpaceFox e SpaceFox Sportline, assim como o câmbio I-Motion. Os preços são salgados, a partir de R$ 49.390.

Pontos positivos: O design da primeira versão da SpaceFox se mantém atual e atraente, seu acabamento é razoável. Seu motor, apesar de ser 1.6, oferece boas respostas, é econômico e resistente. Seu espaço interior é amplo, principalmente no que diz respeito ao porta-malas. Apesar de ser uma perua, o carro se mostra estável em curvas e fácil de ser guiado.

Pontos negativos: O painel da SpaceFox até 2010, de fato, não agrada a todos, além de ter conta-giros muito pequeno, fazendo com que as informações fiquem amontoadas umas nas outras, dificultando sua leitura. Seus freios se mostram em algumas situações, subdimensionados, exigindo uma boa dose de força no pedal de freio. O sistema bicombustível funciona bem quando o motor está quente, já que nas partidas em dias frios, é preciso girar algumas voltas a mais do motor de arranque para que ele pegue de fato. 

O que você precisa saber para comprar sua SpaceFox usada


Segundo o mecânico Fabio Filtrin, da Filtrin Serviços Automotivos , "Até 2009, as buchas da suspensão dianteira se revelaram um tanto frágeis, problema que foi solucionado com a utilização da bucha do Cross Fox, que por sua vez é mais robusta", segundo ele "Nas primeiras unidades, o rolamento do cambio costumava apresentar desgaste prematuro, geralmente após 30.000 km, identificado através de ruído, entretanto, tenho substituído esse componente por uma nova, o que tem sanado o problema. Ao que parece, com elas o problema foi sanado". Filtrin — com 26 anos de experiência na área — revela ainda que já chegou às suas mãos, alguns carros apresentando problemas no imobilizador, manifestado através da luz espia no paines, e reparo com uma simples reinicialização do sistema em um concessionário ou oficina especializada".

Recall 


O SpaceFox já foi convocado para os seguintes recalls:
08/2006 - Verificar e, se preciso, trocar a galeria de combustível. A empresa detectou que o dispositivo onde ficam montadosos bicos injetores dos motores 1.6 e 1.4, pode apresentar fissura. A ação teve como objetivo verificar a possibilidade de ocorrência de vazamento de combustível na peça, que envolve lotes do componente produzido entre janeiro e março de 2006.
Chassis - 6A 300 145 a 7a 306 340

06/2008 - SpaceFox equipados com mecanismo de rebatimento do banco traseiro. Serão instalados componentes adicionais no mecanismo, fixadas novas etiquetas de orientação e de alerta e fornecidos complementos informativos à literatura de bordo suplemento ao Manual do Proprietário, e folheto ilustrativo da operação. Foi constatada a possibilidade de ferimento das mãos na operação de movimentação do banco traseiro.
Chassis - 6A 000001 a 8A 052878

11/2008 - SpaceFox equipados com faróis de neblina de série dos veículos produzidos entre 2006 e 2009. Verificação e, se necessário, agendamento da substituição da lanterna traseira esquerda. Foi constatada a possibilidade de equívocos na montagem da lanterna traseira esquerda dos veículos equipados com faróis de neblina de série, nas quais a lente da luz de neblina é branca em vez de vermelha.
Chassis - 6A000001 a 9A324240

Para informações adicionais, consulte a Central de Relacionamento com Clientes da marca pelo telefone: 0800 019 5775

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