Guia de compra - VW Fusca

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Alexandre Ramos
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- O Fusca tem uma das mais antigas e complexas histórias da nossa indústria. Lançado no Brasil oficialmente em 1959, com motor 1200 de 36 cv e sistema elétrico de seis volts, já há muito vinha sendo importado da Alemanha. Inicialmente era montado aqui e, gradativamente, passou a ser nacionalizado, até se tornar um dos maiores fenômenos de venda nesse país. Foram 3.321.251 unidades vendidas entre 1959 e 1986, quando a produção foi interrompida pela primeira vez, e entre 1993 e 1996, quando foi finalizada definitivamente.

É muito difícil enumerar todas as mudanças que o modelo sofreu em toda a sua história, mas o fato é que houve algumas marcantes, como a introdução do câmbio com primeira marcha sincronizada 1961, introdução do motor de 1,3 litro e do sistema elétrico de 12 volts 1967, a mudança de pára-lamas e pára-choques, além de novo interior 1970, o Fuscão 1500 1970, a mudança de furação de rodas e a introdução da saída de ventilação nas laterais traseiras 1973, o primeiro Fusca com motor 1.600, o "Bizorrão" 1.600 S, 1974, a mudança de posição do tanque e das maçanetas externas da porta 1978, o Fafá, com suas lanternas traseiras maiores 1979, o novo painel de instrumentos de plástico e com velocímetro retangular 1982, a série especial I Love Fusca 1984 e o fim da produção, com modelos numerados individualmente 1986.

Após uma imensa comoção nacional pelo anúncio do fim da produção, na qual o Fusca foi homenageado até mesmo pelas concorrentes, em 1993 ele volta – a pedido do então presidente Itamar Franco – para ser produzido até 1996, com pneus radiais, uma saída lateral de escape, ausência de frisos cromados nas laterais, bancos de Gol e motor 1.600 carburado a álcool ou gasolina.

Comprando um Fusca usado

O Fusca tem alguns pontos que devem ser observados independentemente de seu ano, como a folga na polia traseira, vazamentos no motor junto aos cabeçotes, vazamento de compressão do motor pelos cabeçotes, estado da junção da carroceria com o chassi na dianteira, a qual conta com o apoio de uma peça denominada "chapéu de Napoleão" devido ao formato e que frequentemente apodrece, estado da parte dianteira sob o estepe, estado da carroceria sob o tanque de combustível, estado das colunas das portas junto ao assoalho, folga na caixa de direção direção muito dura indica que a caixa está apertada demais, ou "estrangulada", o que faz com que não volte sozinha à posição central após curvas, apenas para citar os principais. Hoje o Fusca é cada vez mais ser tratado como relíquia e a tendência é que modelos originais valham cada vez mais. De qualquer forma, um Speed com carroceria antiga e motorização moderna também tem seu público certo. Boa sorte!

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