IVG revela estado da frota paulistana

Dados servem como parâmetro dos problemas mais comuns de um carro
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Redação WM1
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- Motores com vazamento de óleo são o problema mais comum identificado nas duas edições, até agora, da IVG Inspeção Veicular Gratuita, uma iniciativa do site WebMotors em parceria com o jornal Oficina Brasil, com a Prefeitura de São Paulo e com a CET – Companhia de Engenharia de Tráfego. De todos os carros que passaram pela inspeção, cerca de 31% deles tinham algum problema de vazamento.

A IVG tem o objetivo de despertar a atenção dos motoristas da maior cidade do Brasil para a importância da manutenção preventiva nos veículos. Não só por uma questão de segurança dos ocupantes deste automóveis, que podem ser afetados por freios que não funcionam, faróis mal regulados, pneus carecas e suspensões defeituosas, envolvendo-se em acidentes, mas também para evitar que a quebra de veículos mal conservados afete o trânsito já complicado da capital paulista.

As duas primeiras edições, realizadas em dezembro e janeiro, tiveram por temas o sistema de iluminação e o sistema elétrico em geral, respectivamente. A próxima etapa da IVG será na semana que vem, do dia 12 ao dia 17 de fevereiro, com o tema “Análise de Gases”.

Além dos problemas no motor, o segundo defeito mais freqüente ficou a cargo dos limpadores de pára-brisa, mais do que necessários nesta época de chuvas fortes. Dos carros que estiveram presentes à IVG, os limpadores de 27% estavam danificados ou com funcionamento deficiente e, em 1% dos carros, os limpadores simplesmente não existiam!

Problemas de iluminação também são comuns. Na IVG, 23% dos carros tinham a lâmpada da placa traseira queimada, 12% tinham defeitos na luz de freio, 6% estavam com faróis comprometidos, 4% com as luzes de ré não funcionando corretamente e 2% com problemas nas setas e nas luzes indicadoras de posição com uma ou as duas lâmpadas queimadas, sendo respectivamente os 3º, 4º, 8º, 10º, 11º e 12º problemas mais freqüentes encontrados nos automóveis inspecionados. Vale lembrar que esses defeitos são passíveis de multa e de pontuação na carteira.

Se algum dia você vir um carro sem motorista descendo a ladeira, não se surpreenda: cerca de 8% dos veículos avaliados pela IVG tinham problemas no freio de estacionamento, o 5º problema de manutenção mais registrado pela inspeção. Considerando a quantidade de gente com esse problema, é quase certo que muitas destas pessoas recorressem ao uso do câmbio engatando uma marcha, geralmente a primeira ou a ré para segurar o carro em descidas, uma prática não recomendável pelo risco de danos à transmissão.

Extintor, pneus, nível de fluido de freio e até buzinas também foram inspecionados, mostrando que, respectivamente, 8%, 5%, 0,4% e 6% dos carros avaliados não receberam os devidos cuidados de seus proprietários, apresentando deficiências nestes itens.

Boas notícias

Ao contrário do que poderia parecer, porém, a inspeção trouxe também boas notícias. A totalidade dos carros avaliados estava, por exemplo, com o triângulo de segurança em ordem, assim como os cintos de segurança, o gerenciamento eletrônico dos motores e o estado geral de fixação das rodas.

Pode ser que a avaliação tenha contado apenas com veículos novos ou que sofrem uma manutenção razoavelmente regular, mas não deixa de ser animador perceber que a adoção da injeção eletrônica e o controle eletrônico dos propulsores seja confiável e, mais do que isso, proporcione aos habitantes de São Paulo um ar mais limpo do que o que era gerado pela frota antiga, que contava com o carburador para alimentar seus motores.

Como funciona a IVG?

Na inspeção, que dura pouco mais de quinze minutos, são verificados itens fundamentais como estado das correias, embreagem, freios, iluminação, limpeza do pára-brisa e estado das palhetas.

Desta vez, a ênfase será dada no sistema elétrico do veículo, vital para funcionamento do motor que utiliza carga elétrica no sistema de partida e também em acessórios de segurança e iluminação.

O trabalho é feito por técnicos especializados e tem o apoio das empresas: WebMotors, Banco ABN Amro/Aymoré Financiamentos, Oficina Brasil, Tokio Marine, Dayco, Filtros Fram, Osram, Sabó e Valeo.

No final, o motorista recebe um laudo da inspeção, e pode levar o veículo a uma oficina de sua confiança para efetuar os devidos reparos. Veja abaixo o endereço da terceira fase das inspeções:

IVG – AGENDA DO CARRO
3ª FASE: 12 a 17 de fevereiro
Local: Carrefour Aricanduva - Zona Leste
Avenida Rio das Pedras, 555 - Aricanduva
Horário: das 9h às 17h

Nos meses seguintes serão divulgados os locais e os temas do programa. Veja abaixo as datas:

Março – de 19 a 24

Abril – de 16 a 21

Maio – de 14 a 19

Junho – de 18 a 23

Julho – de 16 a 21

Agosto – de 13 a 18

Setembro – de 17 a 22

Outubro – de 15 a 20

Novembro – de 19 a 24

Outras informações poderão ser conferidas no site www.webmotors.com.br e www.oficinabrasil.com.br.

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