Loremo GT abandona motor a diesel em favor de um a gasolina

Veículo também teve aumento em seu preço estimado e pode ser menos econômico que o previsto
  1. Home
  2. Bolso
  3. Loremo GT abandona motor a diesel em favor de um a gasolina
Gustavo Ruffo
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- O ano de 2009 pode não estar sendo muito agradável para algumas montadoras no exterior, mas, para outras, ele promete ser histórico. É neste ano que devem começar a ser vendidos muitos dos veículos que prometem revolucionar a mobilidade, caso do Fisker Karma. O Loremo é outro exemplo disso. Alemão, ele não foge tanto à tradicional receita do motor a combustão, mas radicaliza na proposta de baixo peso em prol da eficiência energética. Já falamos dele algumas vezes e a empresa acaba de divulgar mais novidades sobre as três versões do carro, a LS, a GT e a EV. A principal é que o modelo GT, de estilo esportivo, deixará o diesel de lado em favor da gasolina.

A decisão, segundo a empresa, se deve ao fato de o motor inicialmente pensado para o GT, um turbodiesel de três cilindros, ser mais pesado, menos potente, mais caro e mais difícil de desenvolver que um equivalente com ciclo Otto. O modelo a diesel teria 36 kW, ou 50 cv. O a gasolina terá 45 kW, ou 62 cv, e 850 cm³, o que indica que ele também terá um turbo para auxiliá-lo. Quem o fabricará será uma empresa alemã, cujo nome ainda não foi revelado.

Os números de desempenho da nova motorização ainda não foram divulgados, assim como os de consumo, que deve ter caído bastante, mas tem de se manter acima dos 42 km/l para que a Loremo possa concorrer ao Automotive X Prize, um prêmio que dará US$ 10 milhões ao carro de produção em série mais limpo do mundo. O GT a diesel era capaz de atingir 200 km/h de velocidade máxima e de ir de 0 a 100 km/h em menos de 10 s. Cotado para custar 15 mil euros R$ 45 mil, ele agora deve ter um preço próximo dos 20 mil euros R$ 60 mil

A versão de entrada, a LS, custaria 11 mil euros R$ 33 mil, mas também teve seu valor aumentado. Custará agora os mesmos 15 mil euros que seriam cobrados pela versão GT. E sem a mesma graça ao dirigir. O carro chega a 160 km/h e leva até 20 s para acelerar de 0 a 100 km/h.

Em compensação, o motorzinho de dois cilindros turbodiesel de 700 cm³, que deve gerar algo em torno de 15 kW 20 cv, é capaz de um consumo de pouco mais de 50 km/l. Parece muito? É menos do que a Loremo prometia no começo, um consumo de 67 km/l. Ainda assim, é o dobro do que o carro brasileiro mais econômico, o Fiat Mille Economy, conseguiria atingir.

A cereja do bolo, de todo modo, é a versão elétrica do Loremo, a EV. Ela terá um motor de 20 kW 27 cv e autonomia de 150 km, com baterias de íons de lítio. A velocidade máxima é de 170 km/h e o carro acelera de 0 a 100 km/h em menos de 15 s. Mais pesado que o modelo LS em 50 kg 600 kg, contra 550 kg, o Loremo EV custará o dobro, ou seja, 30 mil euros R$ 90 mil. Isso lá na Europa.

Em defesa dele, pode-se dizer que o carro comporta quatro pessoas, tem tração traseira e motor central, o que deve torná-lo divertido de dirigir. Resta saber se o mercado europeu vai gostar tanto assim deste carro por estes motivos e por ele ser ecologicamente correto.

Siga a gente no Twitter! Novidades, segredos e muito mais: www.twitter.com/WebMotors

Gosta de sedãs?

Então veja as ofertas do segmento da moda no WebMotors:

Ford Fusion

Ford Focus Sedan

Chevrolet Vectra

Honda Civic

Renault Mégane Sedan

Renault Mégane Sedan

Renault Mégane Sedan

Renault Mégane Sedan

Volkswagen Bora

Leia também:

EDAG Light Car - Open Source aproxima carros de computadores

Fisker mostra em Detroit seu cupê cabriolet elétrico, o Karma S

Protoscar apresentará em Genebra seu conversível elétrico, o Lampo

REVAi, prestes a chegar ao Brasil, ganha baterias de íons de lítio

REVAi começa a ser vendido no Brasil em janeiro de 2009

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors