Michelin desenvolve pneus que não precisam de ar

Nova tecnologia foi apresentada no Salão Internacional de Paris
  1. Home
  2. Bolso
  3. Michelin desenvolve pneus que não precisam de ar
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- A Michelin apresenta na edição deste ano do Salão Internacional de Paris – que vai até o dia 10 de outubro – três novas linhas de pneus: Airless, Tweel e Active Wheel. Em todas elas a novidade fica por conta do aspecto estrutural, uma vez que consistem em soluções não-pneumáticas, ou seja, não possuem ar.

Segundo o fabricante, o Michelin Airless é um pneu que não necessita ser inflado, não fura e dispensa manutenção, pois possui estrutura radial colada a uma banda de rodagem feita de borracha. Em caso de desgaste, a banda de rodagem, concebida para ter a mesma vida útil do veículo, deverá apenas ser recapada.

Já o Michelin Tweel – nome criado a partir da contração das palavras “Tire” pneu e “Wheel” roda – constitui-se de uma banda de rodagem feita de borracha, unida ao eixo por meio de raios flexíveis. Trata-se de um conjunto único de roda e pneu que também não necessita de ar.

A terceira novidade da marca é o Michelin Active Wheel, sistema de roda que inclui motor de tração e suspensão ativa. O novo pneu oferece ao motorista a opção de acionar duas ou quatro rodas motrizes. Desenvolvido para equipar carros elétricos que funcionam com bateria ou pilha de combustível, o Michelin Active Wheel elimina itens como caixa de marchas, embreagem, cardam, barra estabilizadora e árvore de transmissão.

Desenvolvidas nos centros de pesquisa do grupo, as novas tecnologias devem chegar ao mercado em um prazo de 15 anos, de acordo com a Michelin.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors