Na onda da nova legislação, Iveco atualiza Daily

Caminhão leve ganha tapa no visual, motor mais potente e novo câmbio
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Rodrigo Ribeiro
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(Indaiatuba – SP) Pode parecer estranho uma apresentação de um caminhão aqui no WebMotors, mas as crescentes restrições para veículos pesados nas grandes cidades estão aproximando cada vez mais este segmento do de automóveis. Este nicho, aliás, é o foco do Iveco Daily, que acaba de ganhar nova grade do radiador, novo painel, motor mais potente e câmbio de seis marchas. O utilitário pode ser configurado em 140 versões diferentes, com destaque para as variantes leves de chassi curto (que podem ser guiadas por motoristas com CNH de categoria “B”) e o novo Daily Truck de sete toneladas.

Nem carro, nem caminhão

Para apresentar a nova linha Ecoline 2013 do Daily, a Iveco ofereceu um test-drive com diversas variações do modelo no autódromo da Fazenda Capuava, no interior paulista. Assim como ocorreu no lançamento da RAM 2.500, o local inusitado foi escolhido para permitir a condução de versões maiores do modelo restritas às categorias “C” e “D” do Código de Trânsito Brasileiro.

A precaução se justifica mais pelo porte dos Daily maiores, pois na hora de guiá-los eles são mais similares à carros do que caminhões. Com o motorista posicionado atrás do eixo dianteiro, o Daily é fácil de dirigir, com destaque para a nova alavanca de câmbio acoplada ao painel. Recurso pouco usado em veículos no Brasil, ele aumenta o conforto do condutor e aumenta o espaço na cabine para os outros dois passageiros – característica valorizada pelo consumidor desse modelo.

Apesar de todos os modelos estarem vazios, foi possível perceber que tanto as versões de 147 cv quanto as de 170 cv tinham força de sobra para empurrar versões que podiam ter peso bruto total de até sete toneladas. A proposta de cada versão explica a diferença no comportamento de cada Daily, com as versões urbanas tendo relações mais curtas de marcha (para enfrentar subidas íngremes nas grandes cidades) e os intermunicipais e rodoviários com câmbio alongado, melhorando o consumo e o conforto acústico em grandes viagens.

A modularidade dos freios é similar ao de um automóvel, mas não transmitem muita segurança no primeiro contato de um novato. Contudo, eles se mostraram mais do que suficientes para o Daily, apesar do ABS ser somente um opcional. A estranheza só surge ao guiar o mais pesado dos modelos, equipado com freio a ar.

Considerado pela Iveco como “o criador do segmento de caminhão leve”, o Daily tem como meta vender 9.500 unidades em 2012. Para isso a marca aposta na diversificação, que inclui até opção para o transporte de passageiros, já implementada de fábrica.

Test-drive feito a convite da Iveco

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