Nem os utilitários esporte escapam da onda verde

Veja os principais veículos 4x4 ecológicos apresentados no evento que termina neste final de semana
  1. Home
  2. Bolso
  3. Nem os utilitários esporte escapam da onda verde
Fernando Calmon
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- O tema ambiental continuou dominante e se aprofundou no recente Salão Internacional do Automóvel da América do Norte, mais conhecido como Salão de Detroit, que se encerra neste domingo, dia 27. O maior mercado do mundo diminuiu pouco mais de 2% em 2007, mas continua privilegiando os utilitários esporte SUV e as picapes pesadas que, juntos, representam 45% das vendas totais. O fato novo é o crescimento acelerado dos crossovers em geral cruza características de utilitários e station wagons, mais leves e econômicos. Foi o segmento que mais se expandiu no ano passado: em torno de 20%.

Um dilema assola as Três Grandes — GM, Ford e Chrysler: SUVs e picapes são modelos lucrativos, as marcas americanas têm especialização em desenvolvê-los, mas devem diminuir o consumo de combustível. Se não por bem, pela força da nova legislação do governo, aprovada pelo Congresso, que vai apertar muito os padrões ao longo dos próximos quatro anos.

Mais de quinze novidades, entre veículos conceituais e de produção no segmento de 4x4, chamaram a atenção dos visitantes. Segue a seleção de alguns deles.

BMW X6

Mostrado como conceito no Salão de Frankfurt, em setembro último, o X6 de produção é praticamente o mesmo. Trata-se de um crossover extremado, misto de cupê de quatro portas, station e SUV. Apesar da boa altura livre do solo e de imensas rodas de até 21 pol de diâmetro, impressiona pela silhueta esportiva e interior de grande requinte.

Pára-lamas bojudos, tração 4x4 permanente e motor V8 de 407 cv indicam ao que veio. A BMW destaca o inédito Controle Dinâmico de Desempenho que gerencia eletronicamente a repartição de tração e torque em cada roda, prometendo prazer de alto nível ao volante.

Ford F-150

A Série F, que inclui quatro picapes de diferentes portes, mantém-se há 28 anos como veículo mais vendido dos EUA e o principal produto da Ford. Apresentado como modelo 2009, tem estilo marcante e rejuvenescido. O chassi ficou mais robusto e leve, enquanto os motores entregam potência superior com economia de combustível.

As dimensões internas e externas cresceram e a versão SuperCrew pretende se diferenciar no mercado. Há oferta ampliada de itens de segurança de série. Novo bloqueio eletrônico do diferencial promete melhorar desempenho fora de estrada.

Dodge RAM

Também carro-chefe do grupo Chrysler, a RAM recebeu reformulação discreta no estilo. Destaque para inéditos compartimentos embutidos nas laterais da caçamba: caixas estanques com tampas e fechadura. Cabem apetrechos diversos e até bola de basquete.

No interior, porta-objetos embutidos no assoalho e acabamento do painel em dois tons. Uma cabine estendida agora faz parte da linha. Pela primeira vez uma picape pesada trocou as tradicionais molas traseiras semi-elípticas por molas helicoidais em um arranjo multlink, o que deve melhorar bastante a dirigibilidade. Em breve, no Brasil.

Honda Pilot

Esse jipão para oito passageiros chega à segunda geração no segundo semestre. Estilo ousado, linhas esculpidas e, na onda do momento, consumo de combustível e emissões menores. O SUV grande da Honda ampliou as dimensões internas para todos os ocupantes.

O controle do motor V6 prevê corte seletivo de dois ou três cilindros para economizar gasolina. Outra preocupação foi compatibilizar a estrutura frontal com a altura do pára-choque, visando menos danos físicos em ocupantes. Veículos mais altos e pesados têm feito estragos crescentes em colisões transversais.

Kia Borrego

Tendo por base o veículo conceitual Mesa, apresentado em Detroit/2006, o Borrego é o primeiro SUV de porte médio da Kia para os padrões dos EUA e também o primeiro com motor V8, de 300 cv, acoplado a um câmbio automático de seis velocidades. Chassi monobloco, suspensão independente nas quatro rodas, cortinas infláveis de teto, airbag para joelho e sensores de capotamento indicam a ênfase da Kia à segurança.

Sem deixar de lado comodidades como ajuste elétrico de pedais e sistema de navegação de última geração, o Borrego estréia nos EUA em meados deste ano.

Saturn Vue Green Line

Essa divisão menos conhecida da General Motors destacou ser o Vue Green Line o primeiro carro de tração dianteira a utilizar a tecnologia híbrida dual-mode, desenvolvida pela GM originalmente para o esquema motor dianteiro-tração traseira. Graças a isso, este Saturn torna-se o SUV de motor V6 mais econômico do mundo, capaz de melhorar o consumo médio cidade-estrada em pelo menos 50% e alcançar autonomia de até 800 km com apenas um tanque de gasolina, assegura o fabricante.

A previsão é que esteja à venda no final do ano. A empresa espera que, em 2010, outra versão com tomada elétrica para recarregar as novas baterias de íon de lítio transforme-se no primeiro veículo “plugável” disponível ao público nos EUA. Outras fabricantes também já anunciaram que estão nessa corrida.

Mercedes-Benz GLK Freeside

Versão compacta do SUV massudo da marca alemã, o GL, foi exposto em Detroit como conceito, mas estará à venda ainda este ano. É o menor da família Mercedes-Benz de cinco SUVs. A fábrica trabalhou em controle de suspensão para assegurar capacidade fora-de-estrada, sem descuidar de dirigibilidade, solidez construtiva, baixo nível de ruído e vibração, além de elevado grau de segurança passiva.

O estilo do Freeside de certa forma é discutível, sem muito tempo para profundas alterações. Algumas publicações especializadas americanas não gostaram.

Land Rover LRX

A fábrica inglesa, que passará às mãos da indiana Tata, acredita que o desenho em forma de cunha desse LRX conceitual influenciará os novos modelos da marca. Em especial na gama de produtos menores e mais leves, como o Freelander. A proposta é investir em materiais de baixo impacto ambiental e subir o nível de qualidade percebida pelo cliente.

Tudo isso sem macular a imagem de resistência desde a criação da marca em 1948. Uma das características do carro, de duas portas laterais, é a área envidraçada e o teto em policarbonato, no lugar de vidros.

Jeep Renegade

Veículo conceitual, inserido na onda de respeito ao ambiente dominante no salão, tem dois lugares, grade com sete fendas, sem teto, rodas semicobertas: tudo como o Jeep clássico. Só que o Renegade possui um motor elétrico em cada eixo e conjunto de baterias de íon de lítio sob o assoalho. A autonomia é de apenas 60 km, mas pode ser aumentada para 600 km graças a um pequeno motor-gerador a diesel.

Painéis de carroceria são moldados na cor do veículo evita uso de solventes e almofadas dos assentos usam espuma derivada de soja.

Saab 9-4X

Trata-se do primeiro SUV compacto da marca sueca, do grupo GM, que surgiu em Detroit ainda como carro conceitual, mas parece pronto para entrar em produção. Provavelmente será fabricado na nova planta mexicana, de onde também seguirão para os EUA o Captiva e o Aveo. Há planos ainda de venda na Europa.

O Saab 9-4X BioPower utilizará um dos melhores motores turboflex da atualidade, um quatro-cilindros de 2 litros e 245 cv. Apresenta desenho simpático, frente ousada, linha de cintura bem alta e janelas pequenas como num cupê-cabriolet. Tração integral com diferencial central e bloqueio traseiro prometem que não fará feio em trilhas de média e alta dificuldade.

Hummer HX

Este é o menor dos Hummer exibido até hoje, de espírito jovial graças ao teto removível em diferentes módulos. Extensões de pára-lamas e as duas portas também podem ser facilmente retiradas. Entreeixos curto e tração permanente nas quatro rodas, com dois diferenciais bloqueáveis, para garantir desempenho forte em uso fora-de-estrada marcam esse modelo de salão, sem previsão de entrar em linha.

O interior mostra inspiração aeronáutica e o quadro de instrumentos é reconfigurável de acordo com o uso em estrada ou fora-de-estrada. O motor V6 de 3,6 litros e 304 cv, bloco e cabeçote em alumínio, como não poderia deixar de ser, é flex álcool-gasolina. Recebido com entusiasmo em Detroit, é fruto do trabalho de um jovem trio de projetistas da GM. Gosta de utilitários esportivos?

Então veja aqui no WebMotors as melhores ofertas:

Toyota RAV

Suzuki Grand Vitara

Kia Sportage

Land Rover Free Lander

Honda CR-V

Leia mais sobre notícias sobre competição:

SEGREDO! Vectra ganha motor Ecotec

SEGREDO! Vectra Caravan chega no ano que vem

SEGREDO! – Nova geração do Corsa aposentará o Astra

SEGREDO! – Leitor encontra o novo Corolla

Verve Notchback revela o futuro sedã pequeno da Ford

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors