Pilha a combustível será realidade em 2015

A cada ano, a indústria consegue reduzir mais os custos e melhorar o desempenho da tecnologia
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- Carros movidos a pilha a combustível fuel-cell estarão no mercado mundial entre 2014 e 2015. Quem garante é a Ballard, a maior empresa empenhada em tornar a tecnologia uma realidade, do ponto de vista mercadológico.

A companhia tem motivos para estar entusiasmada com o progresso dos estudos sobre o assunto. Nos últimos três anos, o custo por kilowatt da pilha a combustível caiu de US$ 120 para US$ 73. A meta da indústria é chegar a US$ 30 por kilowatt até 2010. Com isso, a Ballard acredita que já será possível provar a viabilidade comercial desse tipo de motor.

Outro ponto considerado importante pela empresa para poder comprovar o benefício da tecnologia é a durabilidade. Segundo os estudos publicados pela companhia em 2005, os carros movidos a pilha a combustível têm capacidade de rodar por mais de duas mil horas. Isto equivale a 100 mil quilômetros, em condições normais de condução. A estimativa da Ballard é fazer os carros conseguirem andar por cinco mil horas, até 2010.

Além de ser bom para o meio ambiente, por liberar apenas água, e não monóxido de carbono, como os motores convencionais, os propulsores movidos a célula de combustível também podem contribuir para a melhoria no desenho dos carros. Isso porque a tecnologia reduz nos veículos o espaço destinado ao combustível, dando liberdade à indústria para criar estilos inovadores. Atualmente uma pilha armazena 1.470 wattsnet por litro, número que deve aumentar para 2.500 daqui a quatro anos, segundo perspectivas da empresa.

Para entrar no mercado, os carros movidos a pilha a combustível têm de estar aptos a andar em qualquer lugar do mundo, inclusive em locais com temperatura abaixo de zero. E este é outro desafio da indústria, que precisa melhorar a forma de lidar com a água produzida por esse tipo de motor. Atualmente o veículo com essa tecnologia leva 90 segundos para dar a partida em ambiente a uma temperatura de 25 graus negativos, com 50% da capacidade do motor. Para 2010, a meta da empresa é dar a partida em 30 segundos, em temperatura de 30 graus negativos.

O que já existe

Hoje mais de 130 veículos equipados com a tecnologia da Ballard estão nas ruas, distribuídos em pequenas frotas. Muitos deles já rodaram 3,3 milhões de quilômetros desde o início de 2004 e transportaram mais de 4,5 milhões de pessoas.

No Brasil já existem alguns projetos-piloto. O mais concreto deles visa colocar alguns ônibus com pilha a combustível nas ruas de São Paulo. A iniciativa tem apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento United Nation’s Development Program – UNDP, com o Fundo Global para o Meio Ambiente Global Environment Facility – GEF.

A China também pode ser um mercado-chave para a pilha. Atualmente os ônibus Mercedes-Benz Citaro, com tecnologia da Ballard, estão circulando nas ruas de Beijing. Algumas semanas atrás, a empresa anunciou a assinatura de um acordo com a Shanghai Fuel Cell Vehicle Powertrain. Juntas, as duas companhias vão desenvolver veículos e realizar programas de testes no país em 2006 e 2007.

Em outros tipos de aplicação, que não a automobilística, já existem produtos utilizando pilha a combustível. Os consumidores japoneses usam a tecnologia em geradores de energia caseiros. Isso ainda é financiado pelo governo, mas a meta é conseguir tirar esse subsídio até 2012. Equipamentos como alguns tipos de empilhadeiras também estão equipados com as pilhas. Eles são usados por grandes corporações, como Wal-Mart e Bridgestone.

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