Produção cai 13,6% no 1º semestre de 2009 e vendas aumentam 3%

Pelo quarto mês consecutivo os preços das peças, serviços, impostos e seguros tiveram queda
  1. Home
  2. Bolso
  3. Produção cai 13,6% no 1º semestre de 2009 e vendas aumentam 3%
Auto Informe
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- A produção de veículos automotores caiu 13,6% este ano, apesar das boas vendas de carros e comerciais leves no mercado interno. O Brasil conseguiu superar os problemas da crise made in USA, com crescimento de 3% nas vendas, mas os seus principais compradores externos estão em dificuldades econômicas, o que fez reduzir drasticamente as exportações. A queda nas vendas de caminhões também contribuiu para a redução da produção este ano.

Foram produzidos nos seis primeiros meses do ano 1,46 milhão de unidades, incluídos nesse número carros, comerciais leves, ônibus, caminhões e máquinas agrícolas tanto veículos montadoras como desmontados, destinados a exportação, 200 mil a menos do que no mesmo período do ano passado.

A produção de caminhões caiu ainda mais: 32,4%. Foram fabricados 53,3 mil unidades, 26 mil a menos que no primeiro semestre de 2008, quando saíram das linhas de montagem 79,3 mil.

A produção de carros e comerciais leves teve uma queda menor, 12,4%, fechando o semestre com 1,393 milhão de unidades.

Pela primeira vez este ano os fabricantes fizeram uma previsão de crescimento de vendas. Até o mês passado a Anfavea traçava um quadro negativo do setor, com expectativa de queda de 3,9% nas vendas este ano. A partir deste mês a expectativa é de crescimento: os fabricantes esperam aumentar em 6,4% as vendas internas em 2009, atingindo três milhões.

As exportações fecharam o semestre com queda em dólares de 51,1% em relação ao ano passado, mas os fabricantes acham que uma parte dessa perda pode ser recuperada até o fim do ano, pois acreditam fechar 2009 com queda de 43%.

Gosta de carros de bom preço?

Então veja aqui no WebMotors a oferta dos modelos mais baratos do Brasil:

Fiat Mille

Ford Fiesta

VW Gol 1.0

Fiat Palio 1.0

Chevrolet Celta 1.0

Leia também:

Lá fora – Veja quanto custam carros brasileiros no México

Tata Nano tem 203 mil reservas confirmadas na Índia

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors