Reduzir emissão de poluentes é o maior desafio da indústria

  1. Home
  2. Bolso
  3. Reduzir emissão de poluentes é o maior desafio da indústria
Auto Informe
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- A grande preocupação das montadoras de veículos, nos próximos anos, deve ser com a diminuição do nível de emissões de poluentes na atmosfera. A análise é de Ferdinand Dudenhoeffer, professor da Universidade de Gelsenkirchen, na Alemanha, e sócio do instituto de pesquisas B&D Forecast.

O estudioso, conhecido como o “guru da indústria automobilística”, esteve presente hoje 28 pela manhã no SIMEA Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva. Para ele, as empresas do setor têm uma grande responsabilidade na busca de frear o aquecimento global.
Na Europa, os recentes investimentos no desenvolvimento de novas tecnologias têm dado resultados. Segundo a Agência internacional de Energia, em 1990 cerca de 190 gramas de CO2 eram liberados na atmosfera a cada quilômetro rodado por um veículo. Em 2004, esse número já havia diminuído para 161 gramas. A legislação européia colocou como meta que as montadoras devem diminuir esse nível de emissão para 120 g/km, até 2012.

Escassez de combustível

A indústria automobilística está passando por uma crise de falta de petróleo. A cada dia ela busca desenvolver novas alternativas ao uso da gasolina, relacionadas, principalmente, aos combustíveis “limpos”, como o biodiesel e o etanol.

“Consumimos sem pensarmos no futuro e agora estamos com poucas reservas”, afirmou Ferdinand. No entanto, como o preço do barril de petróleo tem aumentado nos últimos anos, há muitos investimentos na procura por esse recurso.

“Quando os valores começaram a subir, várias alternativas foram encontradas”, disse o professor. A conclusão dele é que o problema das empresas não é indisponibilidade do combustível, mas sim seu preço. “Ainda há muito para se explorar e, ao menos pelos próximos 100 ou 150 anos, ainda teremos petróleo.”
O SIMEA reúne engenheiros do Brasil e do exterior, que discutem sobre o futuro da indústria automobilística. O simpósio começou hoje, com debates sobre motorização, combustíveis e emissões. O evento vai até amanhã, na Fecomércio, em São Paulo.

________________________________

Quer receber nossa newsletter e boletins de manutenção de seu carro? Então se cadastre na Agenda do Carro clicando aqui e receba boletins quinzenais com as notícias mais quentes!


_______________________________
E-mail: Comente esta matéria

Envie essa matéria para uma amigoa

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors