Roda em Tóquio o X-Trail movido a hidrogênio

  1. Home
  2. Bolso
  3. Roda em Tóquio o X-Trail movido a hidrogênio
Auto Informe
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- O Nissan X-Trail FCV está rodando em Tóquio. O carro usa o revolucionário sistema de pilha a combustível e funciona com hidrogênio como combustível. Seu grande diferencial é que qualquer pessoa pode fazer o teste com o carro, que está numa concessionária na capital japonesa.

A principal vantagem dessa tecnologia é a proteção ao ambiente. O sistema de célula de combustível não emite nenhum grama de poluente. Em vez de gases, o cano de escapamento emite água. E água pura!!! Isso porque ele não trabalha com um motor a combustão, mas sim com um propulsor elétrico alimentado pela tal pilha, que consegue captar a energia gerada pela reação entre o hidrogênio H e o oxigênio O na formação de uma molécula de água H²O.

Esse sistema é apontado como o substituto dos motores atuais, mas ainda esbarra nos custos da pilha, que é cara, e na questão do armazenamento do hidrogênio.

O X-TRAIL FCV atinge a velocidade máxima de 150 km/h e pode rodar 370 quilômetros com a quantidade de combustível armazenada. O próximo protótipo terá autonomia para 500 quilômetros. A Nissan vai usar a avaliação dos consumidores para aprimorar a tecnologia.

Vários ônibus movidos a pilha a combustível já rodam em várias cidades do mundo, inclusive em São Paulo, em testes. Alguns protótipos de carros, como o Mercedes Classe A, também já andam com essa tecnologia, mas, com o X-Trail, o consumidor comum está tendo a oportunidade de testar esse novo sistema.
_______________________________
E-mail: Comente esta matéria

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors