Sentra Advance: veja razões para ter ou repensar

Versão de entrada do modelo da Nissan está entre os sedãs médios mais baratos do mercado brasileiro. Vale a pena?

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Evandro Enoshita
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Com preço inicial de R$ 149.990, o Nissan Sentra Advance está entre os sedãs médios mais baratos do mercado brasileiro. Empata com o (quase esquecido) Chevrolet Cruze LT, e custa apenas R$ 1.000 a mais que o best-seller Toyota Corolla GLi.

Em sua oitava geração, o Sentra voltou ao mercado brasileiro unindo uma carroceria de belas linhas com um pacote de qualidades que fazem dele uma opção interessante para quem busca um carro bem equipado e confortável.

O WM1 rodou com o sedã médio da Nissan e traz três motivos para comprar e três para fugir para um modelo concorrente. Confira a seguir.

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Nissan Sentra Advance 0184
Importado do México, o Nissan Sentra ficou bem mais bonito nesta oitava geração
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Nissan Sentra Advance

Pontos positivos

1 - Itens de conforto

Mesmo perdendo itens como o teto solar e o som premium Bose das versões mais caras, o Sentra Advance oferece um bom pacote de equipamentos de conforto. Na comparação com o concorrente Corolla GLi, oferece a mais o banco do motorista com aquecimento e ajustes elétricos, ar-condicionado automático de duas zonas e chave presencial.

A relação de equipamentos inclui ainda itens como o faróis de LED com acionamento automático, central multimídia, frenagem autônoma, rodas de 17 polegadas, seis airbags, câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.

Nissan Sentra Advance 9972
A cabine ampla garante um bom espaço na cabine e um porta-malas de 466 litros
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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2 - Cabine ampla

Com medidas externas e internas bem semelhantes ao concorrente da Toyota, o Nissan Sentra também oferece uma cabine bem ampla (e larga) para um sedã médio. Ou seja: dá para levar tranquilamente quatro adultos com bastante conforto.

São 4,65 m de comprimento, 1,82 m de largura, 1,46 m de altura e 2,71 m de entre-eixos. Já o porta-malas tem capacidade de 466 litros. Não é nenhum campeão em capacidade. Mas é mais do que suficiente para uma viagem em família.

3 - Conforto em rodagem

Das reações do conjunto mecânico ao acerto de suspensão, passando pelo bom acabamento interno, o Nissan Sentra é feito para agradar quem valoriza o conforto em rodagem.

O câmbio CVT tem reações suaves na maior parte do tempo, o que contribui para o silêncio na cabine. Combinado ao sistema de direção elétrico (com acerto bem leve) e a suspensão macia, você sai inteiro do carro mesmo depois de uma viagem mais longa.

Nissan Sentra Advance 9990
O motor 2.0 aspirado dá conta do recado, mas fica em desvantagem frente aos concorrentes
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Pontos negativos

1 - Desempenho

O Sentra tem um conjunto mecânico bem conservador. Nesses tempos de motores flex e turbo, ou, pelo menos, com injeção direta, o médio da Nissan tem um propulsor 2.0 aspirado, com injeção multiponto e que só bebe gasolina. Desenvolve 151 cv de potência e 20 kgf.m de torque. Já o consumo é de 11 km/l (cidade) e 13,9 km/l (estrada).

Neste caso, ponto para o Corolla GLi. O 2.0 do Toyota também tem aspiração natural. Mas flex e com injeção direta, desenvolve 175 cv de potência e 21,3 kgf.m de torque. Além dos números de desempenho superiores, também consome menos. Com gasolina, registra médias de 12,3 km/l (cidade) e 14,9 km/l (estrada).

Nissan Sentra Advance 9899
A central multimídia é um dos pontos que poderia ser melhorado no sedã da Nissan
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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2 - Pacote tecnológico

Apesar da boa lista de itens de conforto, o Sentra Advance comete alguns pecados no seu pacote tecnológico e de sistemas de condução. Um deles é o fato de a central multimídia, com tela de oito polegadas e interface datada, não permitir o pareamento sem fio com smartphones.

Outra ausência é a do controlador adaptativo de velocidade de cruzeiro. Item que está presente no concorrente direto Corolla GLi e também no sedã compacto (mas na mesma faixa de preços) Virtus Exclusive.

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Comparado com Corolla e Cruze, o Sentra ficou com o seguro mais caro na simulação
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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3 - Preço do seguro

Usando o Auto Compara, simulei o seguro de um Sentra Advance para o meu perfil de usuário (homem, 36 anos, casado e sem motoristas jovens na mesma casa). O modelo da Nissan foi o que se saiu pior nesse quesito. A melhor proposta, da seguradora Tokio Marine, foi de R$ 8.305,52.

Nas mesmas coordenadas, o seguro de um Corolla GLi sairia por R$ 6.596,29 pela Zurich. Já para um Cruze LT ficaria em R$ 6.326,85, também pela Zurich. É claro que o valor do seguro vai variar de acordo com uma série de fatores. Mas já dá para acender uma luz de alerta.

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