Strada começa 2022 como terminou 2021: no topo

Picape do Grupo Stellantis é o carro mais vendido de janeiro, seguida por Hyundai HB20, em 2º, e Chevrolet Onix, em 3º

  1. Home
  2. Seu bolso
  3. Strada começa 2022 como terminou 2021: no topo
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Fiat Strada não perdeu - e nem foi ameaçada de perder - a medalha de ouro neste primeiro mês de vendas de 2022. Segundo dados da Fenabrave (associação dos concessionários) divulgados em seu relatório mais recente, a picape foi o automóvel (e comercial leve) mais vendido de janeiro, seguida por Hyundai HB20 e Chevrolet Onix, que fecham o pódio geral.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

De acordo com a entidade, no entanto, o volume de vendas caiu 28,3% em relação a janeiro do ano passado - foram 116.601 unidades emplacadas agora contra 162.531 em 2021. Por ser o primeiro mês ainda não existem, obviamente, dados de meses acumulados.

Abaixo, veja quais foram os líderes dos cinco principais segmentos do mercado: hatches, sedãs, SUVs, picapes e esportivos.

Strada quer o ouro de novo

Hatch: Hyundai HB20

O Hyundai HB20 começou o ano com tudo. Por ter ficado à frente do Chevrolet Onix em janeiro, já pode ser considerado líder do segmento no acumulado do ano. No total, foram 5.634 emplacamentos, contra 5.205 do rival da GM, que terminou em segundo, e 3.435 do, veja só, Volkswagen Gol, o terceiro colocado entre todos os hatches.

Mesmo assim, vale lembrar que o Onix, líder do mercado entre 2015 e 2020, começa a retomar seu ritmo - a produção do compacto foi paralisada por alguns meses no ano passado, só foi retomada em agosto e com tudo isso o modelo ainda garantiu um quarto lugar entre os hatches.

Pódio dos hatches em janeiro

  • Hyundai HB20 com 5.634 unidades vendidas
  • Chevrolet Onix com 5.205 unidades vendidas
  • Volkswagen Gol com 3.435 unidades vendidas
  • Hyundai Hb20 Evolution 1.0 1266
    Visual do Hyundai HB20 gerou opiniões controversas, mas o carro é bom e vende bem
    Crédito: Ricardo Rollo/WM1
    toggle button

    Sedã: Chevrolet Onix Plus

    Se entre os hatches a linha compacta da GM ainda não engatou de volta a primeira colocação, na categoria de sedãs, o Chevrolet Onix Plus já retomou a liderança desde o levantamento dos carros mais vendidos de setembro, segundo a Fenabrave. O três-volumes produzido no Rio Grande do Sul fechou o mês de janeiro com 3.431 unidades entregues.

    O modelo superou neste começo de ano o Hyundai HB20S, que terminou na segunda colocação, com 2.391 registros. Este, por sua vez, foi seguido de perto pelo Toyota Corolla, que fecha o pódio de sedãs de janeiro com 2.142 emplacamentos.

    Pódio dos sedãs em janeiro

    • Chevrolet Onix Plus com 3.431 unidades vendidas
    • Hyundai HB20S com 2.391 unidades vendidas
    • Toyota Corolla com 2.142 unidades vendidas
    • Chevrolet Onix Plus Premier 2021
      Onix Plus voltou a ser o sedã mais emplacado do país após voltar a ser produzido e entregue às lojas
      Crédito: Divulgação
      toggle button

      SUV: Jeep Renegade

      Jeep Renegade mostra mais uma vez que pretende continuar sendo o SUV mais vendido do Brasil, como ocorreu em 2019 e 2021 - mesmo um mês antes de passar por uma importante reformulação. Foram 4.999 emplacamentos no mês passado, seguido de perto pelo irmão Jeep Compass, que teve 4.905 unidades emplacadas, e também pelo renovado Hyundai Creta, que teve 4.175 registros, em terceiro.

      Na sequência, em janeiro, vemos o Volkswagen T-Cross, em quarto, com 3.761 licenciamentos, e o novato Fiat Pulse, em quinto, com 3.192 veículos emplacados.

      Pódio dos SUVs em janeiro

      • Jeep Renegade com 4.999 unidades vendidas
      • Jeep Compass com 4.905 unidades vendidas
      • Hyundai Creta com 4.175 unidades vendidas
      • Novo Jeep Renegade 2023
        Renegade 2023 vai ganhar novidades no visual e motor inédito, mas o antigo ainda vende como água
        Crédito: Divulgação
        toggle button

        Picape: Fiat Strada

        No segmento que a FCA (Fiat Chrysler Automóveis), do conglomerado Stellantis, "domina", o começo do ano mostra que 2022 deve seguir como foi 2021: com domínio da Fiat Strada, a picape - e o carro - mais emplacado do Brasil. Em janeiro, foi líder com folga, com 6.716 emplacamentos, mais de 1.000 unidades à frente do Hyundai HB20 e quase o dobro do que o segundo comercial leve da lista.

        A segunda, como era de imaginar, foi a Fiat Toro (3.293 unidades) - e forma, outra vez, a dobradinha com a Strada na categoria, como já ocorreu em 2021 e durante vários meses de 2020. A Toyota Hilux foi a terceira, com 2.912 licenciamentos, seguida por Renault Oroch, com 1.447, e pelo veterano Fiat Fiorino, que teve 1.343 vendas registradas.

        Pódio das picapes em janeiro

        • Fiat Strada com 6.716 unidades vendidas
        • Fiat Toro com 3.293 unidades vendidas
        • Toyota Hilux com 2.912 unidades vendidas
        • Fiat Strada Ranch Cvt 2022 (29)
          Fiat Strada ganhou na linha 2022 a versão topo Ranch e até câmbio automático do tipo CVT
          Crédito: Divulgação
          toggle button

          Esportivo: Ford Mustang

          Reviravolta no segmento de esportivos, dominado de ponta a ponta há dois anos pelo Porsche 911. Em janeiro, o Ford Mustang vendeu mais que todos os concorrentes e registrou 48 unidades. O segundo colocado foi o Taycan, com 21 emplacamentos, e o 911 ficou com a terceira posição, com 16. Lembre-se que falamos de carros que custam pelo menos R$ 500 mil.

          É importante a gente destacar que nessa categoria levamos em consideração somente modelos que são "nascidos" esportivos. Não consideramos, por exemplo, versões esportivas criadas sobre carros que já existem, como BMW M3, Renault Sandero RS ou Audi RS6, entre outros.

          Pódio dos esportivos em janeiro

          • Ford Mustang com 48 unidades vendidas
          • Porsche Taycan com 21 unidades vendidas
          • Porsche 911 com 16 unidades vendidas
          • Ford Mustang Mach 1
            Ford Mustang Mach 1 é a única versão do muscle car, hoje, à venda no Brasil
            Crédito: Divulgação
            toggle button

            Comentários